iconologia
substantivo feminino
1.
estudo dos ícones ('pinturas', 'representações', 'signos') ou do simbolismo artístico.2.
ciência da representação, nas artes, das figuras alegóricas, míticas e emblemáticas, e de seus atributos.******************
Fazia um dia lindo e absurdamente quente. Um calor que fez Sarah acordar, retirando os cobertores que estavam lhe fazendo transpirar. Ela ainda estava se reacostumando com o clima imprevisível de São Paulo.
Levantou levemente irritada. A loira precisava de um café para realmente acordar. O mau humor foi se dissipando aos poucos conforme o café fazia efeito.
Naquela manhã, seus planos eram tomar um banho relaxante, fazer algumas compras e partir para o imóvel que estava mobiliando e organizando. Tomou um banho quente para lhe dar ânimo, vestiu roupas leves, uma camiseta branca, com uma calça jeans preta colada ao corpo, uma bonita sandália preta com um salto baixo e colar e anéis em prata, de brincos pequenos.
Se maquiou com simplicidade, uma sombra peach que exaltava o verde mel de seus olhos, gloss nos lábios carnudos que emolduravam seu lindo sorriso. Era absurda tamanha beleza da mulher.
O corpo musculoso moldado pelo ofício das artes era 1,74m de puro poder. Tinha o tipo de beleza que chama a atenção das pessoas, e a elegância de seus movimentos completava a harmoniosa composição de um anjo caído neste planeta.
Logo deixara o apartamento do irmão levando alguns objetos pessoais.
Mesmo que estivesse gostando de estar na casa de Arthur, ela queria o mais breve possível ajeitar seu atelier para dar continuidade aos seus projetos de pintura.A luz do sol entrava plena no andar térreo de sua nova casa, delimitada com paredes externas de vidro temperado que complementavam o estilo industrial do imóvel, dando maior leveza e personalidade ao ambiente.
Para a sua sorte, antes mesmo de vender o apartamento de luxo de sua família, ela encontrou este imóvel, que tinha também um porão que poderia ser usado como o atelier.
Levou alguns móveis do antigo apartamento de sua família, entre outros objetos que trouxera de Los Angeles.
Sarah ajeitou os móveis na nova casa e saiu para as compras dos materiais de arte que faltavam para reiniciar os trabalhos.
Após uma manhã de compras produtiva, uma súbita ideia lhe tomou ao ver um cartão postal na loja de materiais: uma foto em preto e branco: o Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand estava nas imediações do local onde fez suas compras. Sabia algo sobre o acervo, já havia lido algo na internet sobre algumas pinturas de Pablo Picasso que lá estavam.
Era um andar inteiro dedicado a Picasso no MASP. Sarah se aprofundou muito na obra do pintor quando estudou na Otis School of Art And Design.
Teve a sorte de estar ali numa terça-feira, dia em que o museu não é tão cheio de gente, para poder tranquilamente observar as obras e meditar sobre elas. Um pintura em especial chamava sua atenção: Toalete (Fernande), 1906. - Pablo Picasso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ICONOLOGIA - Sariette
ChickLitSarah Andrade é uma renomada artista plástica. "A arte existe para que a realidade não nos destrua", como alertava Nietzche sobre sua função primordial. Mas Sarah não poderia prever que em certos níveis, a arte poderia fazer sucumbir ao desejo e a...