- Por Deus Pedro, se aquiete homem! Está parecendo um rapaz que nunca esteve com uma mulher antes! - Caxias fala ao me ver dar a quinta volta pela mesa do meu gabinete na câmara.
Apenas me permito a lançar pra ele um olhar.
- Você está nervoso atoa! As vezes essa Luísa é uma mulher incrível e você pode estar ganhando da vida meu amigo, o maior dos presentes.
- Você também? Já não basta minha irmã com essa história que tenha que me casar!
- E eu nunca lhe disse, mas sempre concordei com Francisca nesse assunto! - Caxias fala - Meu amigo você é um homem novo! Ninguém merece o castigo de passar por uma velhice solitária! - ele continua - Isabel e Leopoldina irão crescer, se casar e ir embora, você vai querer virar uma múmia naquela Quinta? O sarcofago que tem lá já está ocupado!
- Muito engraçado General! - falo bravo.
- Ela já está vindo, não está? Se permita! A receba de mente e coração abertos Pedro! Não sabemos o caminho que temos, mas Luísa pode ser o seu e João foi apenas o barqueiro.
Balanço a cabeça e me limito a nada responder.
- Falando na chegada dela, como as princesas reagiram a isso? A chegada dela e a essa possibilidade de uma mãe?
- Não reagiram! Elas ainda não sabem! Ninguém na Quinta sabe! - falo coçando minha barba - Irei comunicar a eles ainda, mas me limitarei apenas em dizer que é uma amiga de Chicá que virá de visita da Franca.
- Uma amiga? De Chicá?
- Sim, uma amiga! Porque meus planos com ela são únicos e exclusivos de faze-la desistir desse casamento!
- E se não conseguir? E se tiver que realmente se casar com ela?
- A esperança meu caro Caxias, é a última que morre! - falo
- E o pior cego meu amigo, é aquele que não se permite enxergar! - ele fala com seu sorriso de deboche que me irrita.
.
.
.
.Depois da minha conversa sem muito futuro com Caxias, fui pra Quinta.
Havia recebido uma carta de Chicá cerca de 5 dias atrás, comunicando que estava embarcando com Luísa e uma prima dela. Pela data que foi postada, tudo indicava que estavam pra chegar a qualquer momento.
Por isso da minha agitação e minha necessidade de realmente comunicar aos demais moradores da Quinta que em breve teriamos visitas.
Quando chego em casa a primeira coisa que vejo na sala são minhas filhas com novelos e agulhas em mãos.
- Isso é uma verdadeira perda de tempo! - escuto Dina reclamar
- Não fale assim! Eu consegui fazer a base da touca, olha! - Isabel levanta algo sem forma aparente pra mostrar a irmã.
- Não parece um touca! Parece, um pano sem forma!
- É porque ainda falta fazer o outro lado! - Isabel fala. - E você? Que não conseguiu fazer nada ainda do que tia Teresa ensinou.
- E nem vou fazer! Não sei pra quer aprender isso! - ela fala colocando as coisas ao seu lado. - Não quero costurar, quero viajar!
- Mas você terá que saber costurar Dina, pra fazer roupas pro seu marido, seus filhos! - Teresa fala entrando na sala.
- Deus me livre! Pra isso existem as modistas tia! Fazer roupas pra pessoas que odeiam costurar e com isso trabalharem!
- Você não pode pensar assim Leopoldina!
VOCÊ ESTÁ LENDO
• Ma Fée •
RomanceMa Fée = Minha fada. . E se Luísa fosse da monarquia? E se Pedro fosse viúvo, com duas filhas pequenas e seu povo cobrasse dele um novo casamento? Uma nova mãe pras princesas imperais? E se tivéssemos todas essas possibilidades?