Acho que uma das perguntas mais frequentes que fazem pra mim aqui no Wattpad é: de onde você tira sua inspiração?
Geralmente eu dou a resposta resumida, mas a verdade é que isso poderia ir muito longe.
O fato é que absolutamente tudo o que acontece na minha vida pode ser motivo de inspiração. Desde bater o dedinho na quina da cama até lavar a louça ou ver um passarinho gordo se equilibrando num fio de poste. Sim, as coisas mais nada a ver do mundo podem se desenvolver e ir extremamente longe.
Por exemplo, Antes de Tudo Acabar inteirinho se desenvolveu em cima de uma coisa: eu alargando a orelha com um pedaço de plástico.
Desmortos, em cima de outra coisa: O que aconteceria se um garoto estivesse andando por um cemitério e ouvisse um grito de dentro de uma das tumbas?
Eu Queria ser um Dinossauro foi escrito num dia que estava frustrada no trabalho e desejei ser um dinossauro pra poder destruir o prédio todo.
E aí as coisas vão se misturando e se transformando cada vez mais até dar no que deu.
Nisso entram letras de músicas, principalmente. Que é o que está na top-list das coisas que uso pra me inspirar.
Muitas vezes, quando to totalmente sem ideias do que escrever, eu procuro uma banda nova pra ouvir ou ouço os primeiros EPS e álbuns das minhas bandas favoritas. É como se isso fizesse uma reciclagem na minha cabeça para novas ideias se formarem.
Mas escrever não é apenas inspiração. A verdade é que é uma parte muito, muito pequena do processo todo. É só uma centelhinha.
O que realmente preciso fazer para escrever, é sentar e escrever. Se eu não estiver inspirada? Não importa. Tenho que escrever, afinal, tenho uma meta a cumprir. To de mal humor? Não importa. Preciso escrever nem que seja um parágrafo. Religiosamente, todos os dias.
Claro que as vezes não dá, e eu fico semanas ou meses sem escrever uma única palavra, mas esperar a tal da inspiração não é o que vai fazer a história se mover. Sentar a bunda e escrever vai. Disciplina vai. E acredito que escrever seja exatamente isso: Disciplina.
E é o mesmo com desenho e com trabalho e com o blog. Eu tenho metas e preciso cumpri-las. Eu tenho sonhos então existem coisas que devem ser feitas para alcançá-los. Doa o que doer.
Seu hobby talvez seja skate, ou música, ou colecionar selos, ou jogar videogame. Não importa. A gente precisa sempre se esforçar ao máximo pra conseguir fazer as coisas. A inspiração vai ajudar? Muito, mas esperar por ela pode ser uma perda de tempo. Especialmente em épocas mais estressantes.
Não está conseguindo produzir? Não tem problema, você pode ser produtivo de outras formas. Pense no assunto durante o banho, pesquise sobre aquele assunto que queria usar num texto ou converse com alguém. Ou saia pra tomar sorvete. O ócio e descansar e se distrair com outras coisas pode ser - muitas vezes - exatamente aquilo que você está precisando.
_____
Tem alguma pergunta ou sugestão de assunto pro blog? Avisa ali em baixo ou manda mensagem! =)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Blog!
Non-FictionDicas de escrita, como tirar proveito do Wattpad, novidades sobre Desmortos e Antes de Tudo Acabar e postagens variadas sobre a vida, o universo e tudo mais. To abrindo esse espaço para usar como blog. Um lugar onde a gente pode conversar melhor e...