Quando dizem: "Acho que escrevo mal"

2.7K 258 104
                                    

Oi pessoas! Hoje queria falar um assunto com vocês meio que relacionado com aquele post sobre inspiração. 

De vez em quando alguém aparece aqui e me diz algo parecido com isso: "Comecei a escrever um livro, mas escrevo muito mal". Ou: "Desisti de escrever meu livro pq não sabia como continuar". Ou ainda: "nunca vou conseguir escrever direito".

Queria poder colocar essas pessoas num banquinho, abrir a cabeça delas e colocar lá dentro um dispositivo de "NÃO DESISTIR". 

A maioria das pessoas aqui no Wattpad jura que tenho uns 18 anos de idade, e muitos acham que já nasci escrevendo do jeito que escrevo. Bem, a novidade é que tenho 26 anos e escrevia mal pra caramba alguns anos atrás quando comecei. Mas escrevia realmente mal. E eu não sou perfeita, ainda tenho muito que evoluir.

Mas é assim mesmo que as coisas são. A gente não é bom em nada logo de cara. Sem treino e sem prática, sem pesquisa e estudo. Mas uma coisa que a gente pode ter sem nada disso aí, é vontade. 

As pessoas gostam de dizer sobre como desenho ou a escrita são dons, mas é uma grande mentira. Uma mente mais criativa pode até ser considerada "um dom", mas isso não impede pessoas mais racionais de serem incríveis escritores ou desenhistas.

Cada um de nós nasce de um jeito, com habilidades, dons e características diferentes, que vão nos fazer bons em algumas coisas mais facilmente do que em outras. Mas nada disso adianta quando não se treina.

Então, pra deixar o texto bem simples, vou deixar aqui uma lista das cinco coisas importantes para você que quer melhorar sua habilidade de escrita. São coisas bem clichés MESMO, mas que muita gente insiste em ignorar. Prometo para vocês que praticando, estudando e perseverando, tudo vai acabar bem no final.

1 — Leia, leia e leia mais um pouco. E aqui eu falo não apenas de ler os livros do seu gênero favorito, mas tudo que possa lhe ajudar a aprender. Leia clássicos, livros de fantasia, livros contemporâneos, livros infantis. Cada gênero tem algo pra nos ensinar. Seja como lidar com personagens, como desenvolver um mistério ou criar uma trama interessante ou um romance. Leia prestando atenção nos recursos que o autor utiliza, e se achar interessante, tenha um caderno do seu lado para fazer anotações. (Os parágrafos longos ou curtos? Como são descritas as cenas de ação? Quais palavras ainda não conhecia? O que mais posso aprender com esse autor/autora?) Isso ajuda muito a desenvolver nosso vocabulário e aprender técnicas novas. — E isso é importante. Escrever também envolve técnica, não se trata apenas de jogar as palavras na página.

2 —  Planeje com antecedência. Aqui depende muito de cada pessoa. Alguns gostam de fazer anotações minuciosas sobre tudo, com fichas de personagens, mapa do mundo, datas de aniversário e signos de todos protagonistas. Outros vão apenas fazer uma linha do tempo com acontecimentos. Não importa, desde que você tenha um mínimo de planejamento do que pretende fazer.

Na maioria das vezes (eu, pelo menos) acabo fugindo totalmente do planejamento que havia criado, mas isso não é algo negativo, já que pelo menos eu fiz mudanças tendo em mente os caminhos que preciso tomar para atingir o resultado que eu esperava.

Se você nunca planejou antes, pegue um caderninho e anote o básico: quem são seus personagens? O que eles desejam? Qual o principal ponto de mudança na história? O que fez seus personagens serem como são? 

Caso você esteja escrevendo uma fantasia, sugiro ser bem cuidadoso, pensando em todos os aspectos do seu universo que podem afetar a narrativa.

3 — Escreva contos. Algumas pessoas odeiam essa dica pois já começaram escrevendo uma trilogia e não querem perder tempo com contos. Mas a verdade é que contos vão te ajudar a experimentar e a encontrar sua voz narrativa. Será que você é melhor em primeira ou terceira pessoa? Que recursos pode utilizar além de diálogos para levar uma história adiante? Que tal escrever um conto inteirinho onde tudo que acontece é um personagem observar pássaros e não conversa com ninguém? Escrever contos é um exercício incrível de experimentação. Vai te ajudar a melhor seu repertório de palavras, de recursos narrativos, de ideias. E também é super divertido.

4 — Procure e aceite críticas. Isso aqui é mega importante e também exige um grau de maturidade. A gente tem que saber filtrar o que é crítica do que é xingamento gratuito. E tem que saber filtrar o que será realmente útil para a gente. O melhor de tudo é pedir para alguém que não te conhece para ler seu texto e pedir que lhe aponte erros, defeitos ou vícios de linguagem. Algumas vezes a gente erra coisas bem bobas e não percebe até que alguém lhe aponte aquilo. Lembre-se de que ninguém está querendo te prejudicar ao dizer algo negativo sobre seu texto. Na grande maioria das vezes, é apenas um toque e vale a pena pensarmos sobre aquilo. 

5 — Não desista. Vai ser difícil, vai doer, você vai pensar em desistir várias vezes. Mas não entregue os pontos. Continue tentando. Precisa de um tempo? Ótimo, se dedique a ponto cruz por uns meses. Vá jogar tetris. Fique lendo por um ano inteiro. Mas volte. Com a cabeça fria, com a mente descansada e continue treinando e escrevendo. No fim das coisas, será sua força de vontade que vai te levar a algum lugar. 

Blog!Onde histórias criam vida. Descubra agora