Esse workshop foi pensado na minha experiência com Wattpad, dessa forma, planejei esse "curso" tendo em mente um público iniciante, que começou a escrever a pouco tempo. Quer escrever e não tem certeza de como começar? Confira o video! Abaixo, um resumo do tema.
Também queria lembrar que escrita não é uma receita de bolo. cada um tem suas próprias técnicas e hábitos, e vão se aperfeiçoando com a experiencia e passar do tempo, portanto, a série será sobre dicas gerais que podem ajudar os iniciantes.
O primeiro video é uma introdução ao assunto e vamos falar sobre o comecinho da escrita:
O início:
- Os processos que se inciam antes de colocar as ideias no papel (ou computador).
Antes da gente começar a escrever um romance ou novela: que é uma história com 50 mil palavras, é útil ter um pouquinho de preparação prévia. Essa preparação não é algo que você fará apenas antes de escrever seu primeiro livro, mas são hábitos que todo autor deve adquirir para crescer e aprender cada vez mais. Se você já está na metade do seu livro e ainda não pratica, é com começar.
O mais importante de tudo é ler muito. E de tudo. E não apenas ler, mas encarar a leitura como um estudo. Como seus autores favoritos constroem frases? Como eles criam dramas? Quais características daquelas obras fazem você gostar tanto dos personagens? A leitura frequente também aumenta nosso vocabulário, e o vocabulário de um autor é sua ferramenta mais importante.
A inspiração.
Uma das dúvidas mais comuns que vejo é em relação à inspiração. As pessoas estão constantemente querendo saber de onde vem as ideias de escritores, perguntando se o livro é auto-biográfico ou se situações xyz aconteceram com eles. A resposta costuma ser sim e não. A verdade é que para escritores, a vida em si é uma fonte de inspiração. Não apenas as coisas que acontecem conosco, mas a nossa volta e tudo que absorvemos. Somos um apanhado de tudo quilo que vivemos, ouvimos, gostamos, assistimos, sentimos... e tudo isso de alguma forma é passado para as obras que escrevemos.
As fontes de inspiração vão ser diferentes para cada pessoa. O importante é saber separar o que é inspiração e o que é plágio. Dentro do wattpad é muito comum ouvir alguém falando que se inspirou em algum seriado ou filme para escrever seu livro, quando na verdade, a obra feita é um plagio ou até mesmo fanfic da original. A inspiração deve ser apenas o que nos motiva a escrever. O que acende a centelha de uma ideia. E não a ideia dos outros com nossas palavras.
Então inspirem-se em suas vidas. Inspirem-se naquilo que assistem ou nas músicas que gostem, mas não copiem. Criem seus próprios mundos, suas próprias intrigas, seus próprios personagens. Gostou muuuuito de um universo? Escreva uma fanfic! É uma ótima forma de praticar e respeitar o trabalho do criador da obra original, já que assim, você está usando a obra de forma legal.
O estudo.
Outro ponto importante é o estudo, e ele também acontece de forma contante na vida de um autor. E o estudo não vem apenas de livros sobre escrita, oficinas e Workshop, mas também de conversas, experiências... Ainda assim, para aqueles curiosos ou com sede de aprender mais, é interessante ler livros de escrita de autores já consagrados. Muitos deles também possuem videos pelo youtube ou textos em blogs falando de seus processos e experiências.
Preciso saber gramática?
Bem, você não precisa ser um mestre da língua portuguesa. Eu mesma erro o tempo todo, mas um entendimento básico na língua com certeza irá ajudar. O importante é ser curioso. Ficou com dúvida sobre alguma vírgula? Pesquise! Não sabe a forma correta de utilizar alguma palavra? Pesquise!
Como podemos ver no video de hoje, muito da base da nossa escrita parte da nossa curiosidade e vontade de aprender mais. Ninguém nasce sabendo tudo e mesmo escritores já consagrados estão em constante crescimento. Com a internet disponível, podemos pesquisar de tudo para aprender cada vez mais.
No próximo video, vamos falar da escrita em si. Aquela que acontece na frente do teclado.
Espero que tenham gostado e deixem seus comentários ou dúvidas lá no youtube!
https://www.youtube.com/watch?v=B7SkmXiANbo&feature=youtu.be
VOCÊ ESTÁ LENDO
Blog!
Non-FictionDicas de escrita, como tirar proveito do Wattpad, novidades sobre Desmortos e Antes de Tudo Acabar e postagens variadas sobre a vida, o universo e tudo mais. To abrindo esse espaço para usar como blog. Um lugar onde a gente pode conversar melhor e...