Oi gente! Tudo bem?
Escrevi esse texto em meados de 2015. Estamos em 2016 agora e o livro impresso de AdTA vai sair SIM. Vou deixar o texto aqui, pois ele explica um pouco como funciona a questão de publicação, e imagino que alguns de vocês tenham curiosidade com isso. Abraços!
______________
Bem, vou tentar de forma bem breve responder uma das perguntas mais feitas por aqui:
"Por que você não publica seus livros?"
Aqui no Blog! já fiz uma postagem explicando um pouquinho sobre os principais tipos de publicação existentes, e sugiro que aqueles que ainda não o leram deem uma olhada.Basicamente, não existe apenas uma forma de publicar um livro. O próprio wattpad é uma publicação, porém, digital, gratuita e independente.
"O que significa esse independente?"Significa que não tenho uma editora. Que publico meus livros sem depender de uma editora, distribuidores ou livraria."E por que você faz isso?"
Bem, existem dois tipos de editora, (para nos mantermos bem simples no texto vou resumir a apenas esses dois tipos principais). Um desses tipos é o que chamamos de editora tradicional. Rocco, Intrínseca, Gutemberg, Cia das Letras, são todos exemplos de editoras tradicionais. Elas funcionam da seguinte forma: Eles escolhem cuidadosamente as obras e autores que irão publicar, e esses autores são pagos na forma de direitos autorais quando seus livros são publicados por elas. Aqui que estão os principais autores que conhecemos, e meu marido, Jim, está numa dessas editoras, por exemplo.
O segundo tipo mais comum de editoras, são as editoras sob demanda. Nessas, é o autor que contrata a editora, e não o contrário. O autor irá pagar do próprio bolso os serviços editoriais, e aqui existem várias variáveis de contratos. Às vezes, o autor não recebe nada. Algumas vezes, recebe 10% das vendas, mas ainda precisou pagar pela impressão, capa, diagramação, revisão, etc.Essa segunda opção pode custar muito caro, e é nela que alguns autores independente estão, e eu me abstenho de entrar nisso por problemas diversos encontrados nesses tipos de publicação. Por exemplo: O não pagamento devido dos direitos autorais, cobrança de valores abusivos, falta de distribuição em livrarias inviabilizando a venda dos livros, contratos que não respeitam as leis de direitos autorais e outros.
Então opto por apenas publicar meu livro de forma gratuita na internet. Assim eu não gasto nada, vocês não gastam nada e qualquer um tem acesso ao livro, já que a falta de distribuição adequada das editoras sob demanda diminuiriam muito a quantidade de leitores que tenho.
"Bem, Mary. Mas e a primeira opção que você falou lá em cima, das editoras tradicionais?"Aí não depende apenas de mim. Eu posso mandar minha obra para eles avaliarem, mas a decisão de publicar ou não é unicamente de cada uma dessas editoras, e até então, não recebi nenhuma resposta positiva de nenhuma delas.
"Por que isso acontece?"
Editoras são empresas como qualquer outra, e livros são produtos como qualquer outro produto. Cada editora decide vender o que acha que vale a pena, e por eu ser uma autora desconhecida e sem base grande suficiente de fãs, não serei a primeira opção para que uma editora invista dinheiro, e isso é completamente compreensível e aceitável.
Minha intenção ao entrar no wattpad, fazer uma fanpage no facebook e aí por diante sempre foi de tentar aumentar minha base de leitores/fãs o máximo possível para tentar chamar atenção de alguma editora que pudesse se interessar pelo meu trabalho. Isso pode demorar muito ainda, e pode nunca acontecer. Meu sonho ainda é um dia viver apenas de escrita, mas é um caminho bem longo e difícil.
"Mary, existe uma forma de ajudar?"Sim, me acompanhando nas redes sociais, pedindo meus livros para editoras, resenhando meus livros no skoob e nos blogs e divulgando por aí.
Espero muito um dia ainda poder comparecer em uma bienal e conhecer e autografar meus livros para cada um de vocês. Enquanto isso não acontece, continuo meu trabalho da melhor forma possível, nunca desistindo e indo em frente.
No mais é isso, pessoal. Agora que voltei das minhas férias (que não tirava há anos) posso voltar ao ritmo normal de publicações.
Gostaria de pedir a todos mais uma vez para acompanharem o Blog aqui mesmo no wattpad, adicionando ele nas suas listas de leitura. Dessa forma posso parar de postar esses textos explicativos no meio dos livros, e as informações ficarão apenas lá. Poucas pessoas o acompanho, e lá respondo todas essas perguntas frequentes feitas por aqui =)
Sobre a continuação de AdTA, volto a trabalhar nela em breve, mas lembrem-se de que é uma obra nova e ela pode demorar muito para ser escrita. Eu levei um ano trabalhando em AdTA.
Desmortos, por sua, vez, vai continuar com publicações todas as quintas.
Abraços e beijos para cada um de vocês e continuem sendo incríveis.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Blog!
NonfiksiDicas de escrita, como tirar proveito do Wattpad, novidades sobre Desmortos e Antes de Tudo Acabar e postagens variadas sobre a vida, o universo e tudo mais. To abrindo esse espaço para usar como blog. Um lugar onde a gente pode conversar melhor e...