Capítulo 12

279 32 38
                                    

ISADORA

Me atrasar não tinha funcionado, Estefani ainda estava me enchendo de mensagens no WhatsApp, dizendo que estava do lado de fora do café, apenas me esperando para que nós duas possamos entrar juntas.

Eu já tentei todas as desculpas possíveis. "Vou precisar ficar com Caio", ela ligou para o Madison, e o desgraçado disse que podia ficar com ele. "Estou menstruada e com cólica", ela sabe que é mentira porque eu nunca senti cólica – o melhor presente de todos. "Minha mãe está no hospital", ela conseguiu um vídeo da minha mãe muito bem deitada na cama dela.

Sim, eu tentei simplesmente dizer que não queria ir, mas foram mais de trinta minutos de falação sobre a importância dessa reunião para o futuro da Loba Misteriosa. No final das contas, não consegui convencer Estefani que eu não iria, e aqui estou, terminando de me arrumar.

Eu queria ir feia, para qualquer que fosse a reunião acabasse logo. Eu queria ser muito mal educada, que nem aquela cena icônica do restaurante de As Branquelas, mas tenho medo deles se apaixonarem por uma "personalidade real" e começar todo aquele papo de como mulheres selecionam o que vão postar sendo influencers.

E sinceramente? Eu odeio todo esse papo, porque quando decidimos sermos autênticas, somos atacadas, somos chamadas de tudo que é nome, menos de Santa. Eles pedem e imploram para que sejamos verdadeiras e nós mesmas, mas são os primeiros a nos criticar. São os primeiros a montar uma manchete sobre o quanto engordamos, sobre o quanto precisamos de maquiagem, sobre como nosso posicionamento foi errado e mais cobranças desnecessárias.

Isso me irrita. Me irrita mais ainda saber que se fosse um homem, que se fosse um homem postando stories como acabou de acordar, que se fosse um homem com roupas desleixadas, todos iriam arranjar mil desculpas para elogiar aquele homem. "É o estilo dele". "Nossa, como ele é lindo quando acorda". Mas não é assim que funciona para nós, é extremamente o oposto.

E por eu ter decidido ser uma mulher em um ramo masculino, todas essas cobranças aumentam e ficam mais pesadas. Mas sejamos honestas, qual o ramo do mercado de trabalho que não é masculino? Infelizmente, poucos. Temos homens ditando o que deve ser nossa moda, temos homens ditando o que é melhor para nossa cozinha, temos homens ditando nossas leis. E por aí vai e continua.

Eu sou uma mulher no mundo gamer streamer, onde por mais que você lute tanto, sua voz é sempre menos importante que a de vários homens. Quantas mulheres são escaladas nos times oficiais? E por que quando são escaladas, elas nunca são do time principal? Por que fazem torneio feminino e masculino em games? Não há biologia no mundo que comprove que há uma diferença entre homens e mulheres jogando, é totalmente sem sentido.

As categorias femininas foram criadas não porque se importam com a gente, ou porque reconhecem que também somos consumidoras e produtoras de conteúdo, foi apenas por medo de nos "perder", porque eles acham que nós jamais vamos impactar o mundinho masculino deles. Mas as coisas estão mudando, mulheres, cada vez mais, fazem parte do mundo stream e é ridículo que ainda demore tanto para que consigamos patrocinadores e reconhecimento.

Eu estou fazendo stream já faz mais de um ano, e nesse período de tempo, eu já me provei totalmente merecedora de todos patrocinadores e espectadores, mas mesmo assim, ainda recebo comentários desnecessários sobre minha jogabilidade, ainda recebo comentários horríveis sobre como eu deveria tirar minha máscara e minha roupa porque assim eu estaria fazendo algo que preste.

Nenhum homem recebe esse tipo de comentário.

Eu queria muito conseguir ver essa reunião como uma oportunidade enorme de elevar minha carreira, mas eu sei que isso não vai acontecer, porque ali eles não me vêem como uma influencer e streamer com grandes espectadores, eles me vêem apenas como um produto. Um produto para provar que a marca deles não é machista, um produto para mostrar que eles são modernos e mais falácias.

O Contrato - COMPLETOOnde histórias criam vida. Descubra agora