Vou focar em uma preocupação pessoal neste, pois vejo muitas duvidas e confusões sobre isso.
Jovem adulto / Novo Adulto
A ficção para jovens adultos, ou YA, tem como público leitores de 12 a 18 anos e reflete nos personagens os desafios únicos da adolescência. As obras desta ficção podem ser chamadas de romances de amadurecimento, pois mostram a transição da infância para a vida adulta e todas as suas dificuldade podendo ser um lugar para seu público compreender a si mesmos ou encontrar abrigo não se vendo como únicos e solitários a passar por tais situações; assim como também podem trazer a fantasia de alcançar os desejos e sonhos de seu público.
Enquanto na ficção para adultos contém enredos sobre amadurecimento, sendo focado nos reflexos trazidos após o caos da adolescência ou em reflexão a traumas sofridos nessa época caótica.
Agora, os personagens estão na universidade, por exemplo, enfrentando o desafio de se tornarem adultos como se virassem sozinhos pagando contas procurando casa e lidando com a vida sem as rodinhas de proteção que possuíam antes na época da adolescência.
Entretanto é muito comum ver obras que confundem estes dois gêneros pois o escritor ainda tem a cabeça de uma adolescente; por tanto recomendo conversar com alguém mais velho pois fica estranho ver uma faculdade se comportando como um colégio ou uma pessoa de 20 anos ou mais agindo como uma de 15. Pode parecer pouco, mas a vida muda muito a perspectiva de uma pessoa; você muda muito mesmo.
Eu sei que é tentador a liberdade de uma vida adulta, mas: "Com grandes liberdades vem muita responsabilidade e dor de cabeça".
Volto a pontuar que uma adolescente e um adulto veem o amor de formas bem distintas, isso faz parte do amadurecimento emocional trazido após passar por todas as grandes fases hormonais que fazem tudo ser muito mais intenso.
Um adulto que não se controla e não sabe lidar com suas emoções é muito mal visto socialmente, essas questões "tem de ser resolvidas" na juventude; e não adianta passar pano para seu personagem dizendo que "ele é assim" por que é sensível; a vida adulta não liga pra sensibilidade, ele vai parecer infantil e estranho para os mais críticos.Mas como o anterior, este gênero não precisa ser só sobre histórias de amor ou uma rotina diária, mas pode se encaixar a ou a ficção histórica, fantasia, terror e qualquer coisa que desejar.
Infantil
Este gênero engloba leitores menores de 12 anos e podem apresentam histórias divertidas ou de autoconhecimento.
Claro, que mesmo para crianças a literatura infantil é bastante ampla no que se entende de trabalhar faixas etárias com o devido respeito e atenção ao desenvolvimento dos mesmos.
Por exemplo, dá para por terror desde que tire a parte de medo e use mais a comédia, em si. Tenha tato e foque no que está ensinando com sua obra, quanto mais jovem seu leitor for mais ele tem sede de conhecimento e se diverte ao aprender algo novo sim e mostrar a todos ao seu redor, só não tem de fazer algo didático e educativo; deixe curiosidades interessantes na obra. Como por ex dizer que Dracula significa Filho do dragão, por que o pai dele tinha o título de dragão.
A não ficção infantil tem o papel de tratar do aprendizado como algo divertido. Por mais que crianças gostem de contos de fadas, muitas vezes podem encontrar nos de não-ficção fontes para alimentar a criatividade e tratar de assuntos mais sérios, sem agredir sua faixa etária.
Talvez você possa pensar em enredos que tratem da morte e do luto, como apoio para que os pequenos passem por esses períodos de forma mais facilitada.
Dúvidas?
Discorda de algo?
Comente e vamos crescer juntos \o/
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas e Opiniões
DiversosFoi com muito amor e carinho que juntei tudo o que aprendi nestes 10 anos em que posto obras online. Eu apenas gosto de ajudar. Sei que não sou profissional e tudo o que esta escrito aqui não passa de opinião de uma pessoa, mas para quem busca uma d...