O protagonista!Este nome pesa.
Ele carrega a trama nas costas ou ate mesmo o mundo que você criou gira em torno dele.
Isso quer dizer que ou ele será muito amado ou odiado, sendo difícil ter um meio termo. Então vamos tratar de todos os contras e a favor do que fazer com estes personagens tão difíceis.
Sim você pode dividir este peso com vários personagens e isso não é ruim.
E existem vários tipos que você pode seguir:
1- Tem o mais comum e famoso que seria o estilo SUPERMAN.
É aquele personagem incrivelmente fantástico em tudo; é bom no que precisa ser ou ele simplesmente aprende rápido. Sendo o famoso "Pika das Galáxias", ele ate tem um grupinho de amigos, mas sempre é só ele quem resolve tudo, derrota todos os inimigos.
Tomem cuidado com este tipo.
Apesar de parecer mais fácil é o mais complicado de se usar, pois como é o tipo de protagonista mais antigo, segue muito preconceito assim como a adoração. Você NÃO pode esquecer de dar uma ótima explicação do por que ele é tão incrível, por ex o próprio superman que é o primeiro grande herói criado e protagonista deste tipo se explica sendo um aliem, simples por que é antigo paciência. Mas ate mesmo ele tem dificuldades, seja elas emocionais ou físicas. se tudo for fácil é difícil ele ter um real desafio. Veja outro exemplo como manda de One Punch-Man, onde seu protagonista tem exatamente este desafio, satirizando este estilo de personagem.
E se ele for um cara solitário... ok ta ótimo o foco é ele sozinho sem ninguém. Mas se tiver uma equipe ou grupo amigos, você NÃO pode deixar eles de fundo sendo inúteis ou apenas um comparativo, ate o grande SM tem ajuda dos humanos em momentos psicológicos ou ate mesmo no combate. E tome cuidado com descrições, voltando a analogia com o SM ate ele tem ponto fraco por que algo super perfeito não agrada ninguém. Um protagonista deus e perfeito é difícil de ter carisma. Já se for um vilão, esta liberado!
Lógico que este tipo de protagonista não esta voltado a apenas super heróis. Um protagonista no dia a dia também pode ser assim, alguém que já nasceu rico não tendo problemas financeiros, ai você faz ele ser inteligente e bonito; ok. só não esquece de por aquele defeito ou aquele problema que ele tem que superar e não esta conseguindo.
oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo
2- Temos o protagonista FRACASSADO.
Aquele carinha que na maioria das vezes começa um lixo total não sendo capas de fazer nada certo na vida, ele pode ser amado carismático ou todos o odiarem também (digo dentro da obra), na verdade este é o mais livre. A única coisa que se mantém é a evolução. Pode ser por puro esforço dentro do desenrolar da obra (o que é o meu favorito) ou um SHAZAN ("piadokas" por que cai um raio nele e ele do nada fica com poderes), mas ele tem que evoluir e ficar fodão em algum momento sendo reconhecido por isso (Naruto?) se não a galera também vai ficar bem desgostosa.
Tem ate os que são meio que os vilões e se tornam os heróis ao decorrer.
O importante neste estilo de personagem é a trajetória percorrida, como e por que ele estava como era e o que ele faz para a superar; é importante que sua evolução como pessoa e ate com poderes se sua obra tiver isso tenha coerência e coesão dentro do mundo que você fez; mesmo que ele ganhe algo do nada como uma herança e fique rico ou uma plastica pra ficar bonito (usei coisas superficiais para ilustrar, mas sei que a maior evolução é por dentro.) isso não pode ficar completamente forçado ou fora do que você já fez. A melhor forma de evitar que pareça forçado mesmo que você já tenha planejado antes é dar indícios que isso pode ocorrer. por ex: na casa deles ter a foto de um parente distante que brigaram por motivos X e na morte ele da a herança ou qualquer coisa sutil se você não quiser deixar escancarado. Logico que nada te impede de fazer uma surpresa do nada, mas ai a explicação tem de vir depois por que algumas pessoas podem se incomodar. Ok?
oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo
3- Ai temos o protagonista COMUM.
Ele não é perfeito nem ruim, ele é apenas humanos com erros humanos e acertos palpáveis, é de longe o mais aceito em todas as plataformas e talvez o que você tem menos dificuldade na pesquisa ou não.
Ele não vai ser fantástico por que ele vai ser o protagonista? Ai é com você.
Ele pode estar ali pela historia de vida dele, simples assim, ou por que é ele quem liga todos os ocorridos. Ai que esta a mágica pois ele em si não precisa ser especial todos a sua volta podem ser melhores ou mais incríveis que ele não tem que ter uma mudança drástica ou evoluir desde que o que faz ser ele se mantenha. Por ex: ele é a cola que liga todos, ele é força da equipe em questão espiritual e mental, ele quem da esperanças a todos, ele quem sabe algo X ou ate mesmo só ele pode fazer a coisa X pra acabar com o problema da obra.
Mas é lógico que nada impede que você possa usar mais de um protagonista e também divida todo esse peso para um grupo onde cada um carregue um pedaço da obra e do que você precise.
No caso de mudar de tipo de narrador, só tome cuidado com o porquê. A obra pede o tipo de narrador que ela precisa, por ex: se você quer narrar toda obra em narrador observador e apenas nos Flashbacks por em narrador personagem porque seria a lembrança deste personagem específico está perfeito. Lembre- se apenas de dar um bom motivo para a troca e não trocar apenas por que quer.
Agora na hora de dividir o peso de seu protagonista o ponto importante é saber dosar, saber dizer qual deles irá ser responsável pelo que, caso contrário a obra pode ficar perdida se você ficar mudando o peso de cada um. Por ex: se quem é o lutador é a garota, não troque do nada para o garoto só para dar um empoderamento, mantenha cada um no seu setor. Por ex o time de Scooby cada um tem seu lugar e dever. A Velma pode ser linda, mas nunca vai ser medrosa ou montar as armadilhas como uma líder, etc.
EM TODO CASO. Varie!
Não repita algo que você já sabe que esta "saturado". Pesquise veja o que esta em "alta" e o que esta "saturado" e entenda as diferenças.
Antes de ingressar em um estilo também veja o que o publico que o consome quer e antes de mais nada AME seu (s) protagonista (s)
Duvidas?Discorda de algo?
Comente e vamos crescer juntos \o/
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas e Opiniões
AléatoireFoi com muito amor e carinho que juntei tudo o que aprendi nestes 10 anos em que posto obras online. Eu apenas gosto de ajudar. Sei que não sou profissional e tudo o que esta escrito aqui não passa de opinião de uma pessoa, mas para quem busca uma d...