📋 Criando um Roteiro

29 7 3
                                    


Ola \o

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ola \o

Muita gente me perguntou sobre, então pensei até em por esse cap em 1 lugar no livro ok. ^_^ Lembrando que você pode ler apenas o que desejar \o

O roteiro não tem segredo, e nem mistério. Recomendo até fazer ele em um bloco de notas ou qualquer app eletrônico de conversa como o seu Whatsapp que está em alta neste momento que escrevo, (cria um grupo só com você e anota tudo lá mesmo) assim sempre que tiver uma ideia pode anotar fácil, ou se você tiver um app de anotações é melhor ainda. Existem apps que são feitos para roteiros; pra mim não ajuda eu prefiro a liberdade, mas cada caso é um caso.

Toda ideia é bem vinda desde que bem amarrada, e um roteiro escrito vai te ajudar a não criar furos na sua obra sem querer, esquecer algo que havia planejado ou pior perder a linha de raciocínio que tinha planejado para a obra e desta forma sentir que perdeu o fluxo da história.

Colocar tudo em linhas cronológicas (ideias breves em forma de frases ou tópicos) ajuda muito, mas nada te impede de ir escrevendo textos futuros (comple mesmo) que está no "pique" só pra não perder a ideia; até recomendo fazer isso pois quando escrevemos nesse "pique" a coisa flui melhor do que tentar nos forçar a seguir de onde paramos, uma hora os fragmentos vão se encontrar; não se preocupe. \o Muitas vezes eu faço tantos fragmentos de blocos de sena que já tenho caps inteiros futuros prontos e vou interligando muito mais fácil.

Há dois tipos de roteiro: 1° o roteiro reto da obra onde tem começo, meio e fim, com os ocorridos em uma ordem cronológica lógica e o 2° vários roteiros de cada personagem.

Muita gente prefere o segundo tipo pois tem muitos personagens que gostaria de elaborar e abordar dentro da obra como se fosse um spin off. Eu mesma não gosto de recomendar este, pois necessita de muito autocontrole para o tempo de cada ocorrido não ficar errado e cruzar corretamente; além de ter o risco de perder mais o foco da obra ou deixar um enredo confuso.
Mas pra não dizer que eu tenho algo contra o segundo tipo; recomendo unir as duas formas e apenas dar uma COR diferente para cada personagem que você usa na obra; por ex: narrador 1 tem a cor azul e o narrador 2 tem a cor verde. Assim você pode focar tudo em um personagem na hora de fazer seu roteiro passa ele na cor do personagem, depois faz o roteiro de outro passa na segunda cor e encaixa todos os roteiros de personagem dentro de um roteiro geral e desta forma revisa se está tudo batendo. Da trabalho? Sim, um pouco, não nego mas eu adoro. Escrever certinho e sem furos não é facil e fazer um bom roteiro é a parte mais trabalhosa.

Eu sei que parece trabalhoso e tira um pouco a vontade de escrever, mas quando você pega para roteirizar bem até dá gosto, e solta sua criatividade planejar os passos antes de executá-los. Não tem de pensar que precisa planejar tudo, apenas lembrar de verificar se aquilo que você planejou faz sentido dentro dos ocorridos; por ex: se você já estabeleceu a regra de que o personagem voa apenas quando tá feliz, não faz sentido ele sair voando chorando de uma cena. Entende? O roteiro te ajuda nestes detalhes de lógica.

Dúvidas?

Discorda de algo?

Comente e vamos crescer juntos \o/

Dicas e OpiniõesOnde histórias criam vida. Descubra agora