💔 PFV não odeie os clichês ou menospreze os arquétipos

21 6 3
                                    


Eu te entendo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Eu te entendo.

Eu já fui uma "odiadora" também.

Por muitos anos nutri ódio por essas repetições irritantes e me intitulava a maior anti-clichê do mundo. Eu ate hoje tento me manter o mais longe deles possível, e por isso que eu estou aqui apenas pedindo que você apenas não os odeie.

Digo isso por que acredito que se você conseguir escrever uma obra completa sem "nenhum" você merece um premio. Serio. Não estou desacreditando que você seja capas; apenas tenho noção da dificuldade e acho mesmo que merece um premio.

Por ex: Se você fizer o herói matar o vilão já é. Se o vilão mudar de lado também. Se ele morre sozinho arrependido ou se ele muda de lado sem morrer. DIFÍCIL FUGIR NÃO? Mas é lógico que dá pra evitar as cenas batidas de romance onde os dois se trombam e se apaixonam entre outras.

oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo

Agora indo as personas ou arquétipos é ainda mais difícil.

Como fazer um personagem 100% original sem nada que já exista? Te desafio; de verdade. Me Descreve um ai que você fez ou que conheça e eu vou te dizer todos os arquétipos que o formam. Isso por que um personagem bom é isso. A fusão de varias personas.

Ate uma pessoa real é assim. Vou dar o exemplo falando de mim mesma ok?

*Eu sou a nerd auto excluída que usa roupas largas e toma café em frete ao not.

*Eu sou a tagarela sem papas na língua que faz todos rirem.

*Eu sou a revoltada que ama fazer academia e vive de leg e top.

*Eu sou a que não usa redes sócias.

*Eu sou aquela que não quer casar e não acredita no amor. Mas no fundo ainda quer sonhar.

*Eu sou a amiga que odeia tirar fotos de si mesma, mas ama ser a fotografa do grupo.

*Eu amo ajudar todos. Mas não consigo e nem gosto de pedir ajuda.

Eu sou vários arquétipos e por isso sou única. E você? Quantas personas base estão dentro de você? Quantos clichês formam sua vida?

oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo

Uma dica que dou de todo coração é que você pode evitar os creches ou usá-los de formas novas e ate zombar deles na própria obra. E com o uso de personas faça a mesma coisa que fiz comigo ali para criar o personagem mais complexo possível. Eu sempre tento criar personagens fundindo arquétipos opostos

Por ex:

1- Nerd tímido + Sádico maníaco + Romântico amoroso e sonhador + O cara família = Para poder fazer o meu serial killer.

2- Monstro mecânico (gólem) de fogo + personalidade de menina fofa e tímida + curiosidade infantil e inocente + Adora matar e atacar os inimigos não ligando pra vida + Todo família e amoroso com seus colegas.

Mas é lógico que você não precisa ler uma obra que seja feita apenas de clichês, mas apenas saiba que tem gente que ama. Por exemplo quem escreve e lê medieval sempre acaba fazendo a mesma formula, e isso não é ruim; é quase o gênero que exige por ser o que as pessoas buscam nele. Ex: vai possuir quase as mesmas criaturas, como elfo (o criado por Token não o original) e dragões ou irvinigs (é o dragão que não tem a asa nas costas e não fala e age como um animal); vai ter castelos ou vilas pobres, problemas de castas sociais e guerreiros com espadas mágicas e cajados poderosos.

Então por favor não odeie, apenas tente entender por que existem e busque os superar.

Dicas e OpiniõesOnde histórias criam vida. Descubra agora