Você também já sentiu que seu personagem não te obedece?
Ou que ele quer ser e fazer algo que você não criou pra ele? E você fica brigando com ele feito criança e no fim ele vence ou a obra entra em hiatos? Não? Que bom eu sou assim...
Eu gostei muito de quando ouvi uma pessoa dizer que as obras são como pessoas: acordam, dormem, choram, respiram, sentem emoções, raiva, tristeza... Elas têm alma e coração, pois fazem despertar todo o tipo de sentimento no autor quando escreve e no leitor ao lê pois não somos máquinas transmitimos tudo isso para a escrita; porém a problemática dos sites de escritores em geral é que cerca de 70% das histórias não tem alma, são apenas dizeres informativos sem emoção alguma que chamo de ações mecânicas e se parecem muito mais com os livros didáticos escolares do que algo prazeroso de se ler.
Mas...Como assim ações mecânicas?
Vou tentar ficar dando exemplos aqui ok?
Em primeira pessoa: Betty acorda com sono, levanta-se arrastando até o banheiro. Toma banho e faz higiene matinal. Sai do banheiro e veste uma bermuda jeans, uma blusa branca e sapatilha. Faz uma trança e maquiagem leve.
Quando leio um trecho escrito dessa forma passa um tom de: Cadê a emoção? O que pode ate trazer alguns questionamentos e devaneios do que o autor quis dizer com isso, por ex: Como foi o seu banho? (pois o relato diz mas não demonstra, ele apenas informa os ocorridos) Como ela se sentiu após esse contato com o chuveiro? (O personagem estava triste, feliz, aliviado, cansado, etc?) Por que o autor me mostrou isso e o que agrega a obra? Foi só por fazer?
Por que não fazer dessa forma:
O despertador toca ecoando o som pelo ambiente, Betty acorda com sono bocejando esticando os braços para o alto se espreguiçando. Girou a cabeça para o criado mudo marrom visualizando o horário percebendo que já era tarde e precisava logo se arrumar e sair para os seu compromisso. Levantou preguiçosa não ajeitando a cama, faria isso mais tarde quando voltasse para casa. A passos longos se arrastou até o banheiro fechando a porta e em seguida ligando o chuveiro ajustando a temperatura. Despiu-se entrando no box, o contato com a água morna fez clarear os seus pensamentos afastando a preguiça e renovando as suas energias. Pegou uma bucha vegetal e colocou um pouco de sabonete liquido. Cantarolava distraída uma canção dos Beatles enquanto esfregava a esponja pelo corpo fazendo bastante espuma.
Finalizado o banho enrolou-se em uma toalha felpuda branca e fez o mesmo procedimento com os cabelos seguindo novamente para o seu quarto. Ela abriu o guarda roupas pensando no que vestir e optou por usar uma bermuda jeans com altura até metade das coxas, blusa branca bem simples e sapatilha na cor preta. Rapidamente secou as madeixas as ajustando em uma trança solta, amarrou uma borracha na ponta e percebeu que já era hora de cortar os longos fios loiros, deu de ombros, decidiu que faria isso nas férias. Pintou os olhos de forma discreta, apenas com uma sombra clara e rímel e, para finalizar passou um batom rosa claro nos lábios.
Bem... Eu sempre digo: "Não tenha medo de se alastrar na cena se ela pede"
oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo
Ah, mas terceira pessoa é tão difícil de escrever, prefiro na primeira que é mais fácil: Acordo com sono, levanto-me arrastando até o banheiro. Tomo banho e faço minha higiene matinal. Saio do banheiro e visto uma bermuda jeans, uma blusa branca e sapatilha. Faz uma trança e maquiagem leve.
Ok faz algo assim: Acordo-me com o barulho infernal do despertador. Abro meus olhos lentamente bocejando e esticando meus braços para o alto me espreguiçando. Giro minha cabeça para o criado mudo marrom visualizando o horário. Droga! Estou muito atrasada! Drake vai querer o meu pescoço hoje! Jogo os lençóis de algodão para frente me levantando preguiçosa da cama. Vou arrumar na volta, se eu me atrasar mais ainda cabeças vão rolar hoje! A passos longos saio do quarto em direção ao banheiro, vou de pés descalços, perdi novamente os meus chinelos pela casa, creio que esteja na lavanderia, sei lá.
Abro o box ligando o chuveiro ajustando a temperatura, como está fresquinha a manhã vou colocar no morno. Dispo meu pijama branco de cetim o colocando no chão para posteriormente pisar em cima quando sair do banho. Entro no box, fecho meus olhos deixando essa água deliciosa cair sobre meu corpo, mandando toda a preguiça para longe e renovar as minhas energias para esse novo dia que está se iniciando. Pego uma bucha vegetal e coloco um pouco de sabonete liquido.
– Hey, Jude, don't make it bad; Take a sad song and make it better. – Cantarolo uma musica do Beatles enquanto passo a esponja pelo meu corpo fazendo bastante espuma.
Finalizo meu banho desligando o chuveiro. Abro o box puxando do suporte duas toalhas brancas felpudas, uma para o corpo e a outra direto aos cabelos. Retorno caminhando disposta para o meu quarto, abro o guarda roupa pensando no que vestir e opto por uma bermuda jeans com altura até metade das coxas, blusa branca bem simples e sapatilha na cor preta. Seco rapidamente minhas madeixas loiras e decido fazer uma trança solta, penteado no qual sempre uso e percebo que preciso cortar as pontas, elas estão secas demais. Bem, isso vai ficar para as férias.
Abro o estojinho de maquiagem retirando uma sombra clara e passando discretamente nos olhos. Para complementar passo um rimel e batom rosa claro nos lábios. Estou pronta para mais um dia de trabalho e aguentar o mau humor de Drake.
oOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOo
Viu o quanto um parágrafo pode ser transformado em vários com uma descrição mais elaborada.
Lembre-se de uma coisa: detalhes e referencias são a alma do negócio, quanto mais detalhado, melhor fica o seu texto. Só lembra de dar destaque apenas ao que for relevante a obra, por ex se o banho não é relevante e não vai rolar nada, pula que ninguém sentira falta ou vai achar que o personagem é porco, juro pra você. Agora se você quiser usar ele pra descrever o personagem, ok ta perfeito!
O principal de tudo é: AME A SUA OBRA!
A chave do sucesso dela é você escrever com sua alma e seu coração. Cada um sabe o valor que tem e precisa se dar o respeito de não se deixar abalar por ninguém afinal postar é dar a cara a tapa para todo tipo de comentário.
Duvidas?
Discorda de algo?
Comente e vamos crescer juntos \o/
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas e Opiniões
De TodoFoi com muito amor e carinho que juntei tudo o que aprendi nestes 10 anos em que posto obras online. Eu apenas gosto de ajudar. Sei que não sou profissional e tudo o que esta escrito aqui não passa de opinião de uma pessoa, mas para quem busca uma d...