De vez em quando meus amigos me perguntam sobre o Wattpad. Se é válido usá-lo, ou dizendo que postaram algo aqui, mas não conseguiram leituras, votos ou comentários.
Até pouco tempo eu não era ninguém na fila do pão aqui no Wattpad, mas sempre tive leitores fiéis, o que também é muito importante. Então acho que o questionamento não deve ser: como ser popular no Wattpad, mas sim, como encontrar meu público, ou, como encontrar leitores fiéis.
O leitor fiel é aquele que sempre vai procurar os seus textos para ler, que vai acompanhar sua carreira e até comprar seu livro quando for publicado. E este leitor é o mais importante de todos para aqueles que querem seguir uma carreira como escritor.
Então vou falar através de tópicos, acho que será mais simples assim.
1 — Releia tudo que você escrever.
Muitas vezes nós não temos dinheiro para pagar um revisor profissional, mas o mínimo que precisamos fazer é reler e revisar nosso próprio texto antes de postá-lo. É claro que alguns erros ainda vão escapar, mas o grosso precisamos arrumar.
Reler é importante também para poder pegar pequenos furos na história, reconstruir frases que não ficaram muito boas, e tentar revisar nossos vícios de escrita. Esse último é muito difícil, e funciona melhor quando uma segunda pessoa nos aponta esses erros.
2 — Frequência de postagens.
A frequência de postagem é importante por dois motivos principais. Primeiro, para conseguir leitores seu livro precisa subir um pouco nas listas de procura aqui no wattpad. São milhões de livros aqui e você não quer estar na última página do seu gênero. A frequência fará com que você tenha leituras, votos e comentários todas as semanas, mantendo você num ranquing melhor nas buscas.
O outro motivo, é que você precisa de tempo para produzir mais material. Se postar seu livro todo de uma vez, você não apenas corre o risco de ficar esquecido nos recônditos do Wattpad, mas não terá tempo de escrever outra coisa para seus leitores.
Eu posto todas as semanas, sempre no mesmo dia, e acredito ser uma frequência boa. Me dá tempo de escrever, trabalhar, postar, sem estresses, e também me dá tempo de fazer um livro novo enquanto os outros não estão postados. Desmortos levou um ano inteiro para ser escrito + o tempo que levei para revisá-lo. São vários meses ou anos de trabalho, é justo liberar apenas aos poucos para conseguir público.
3 — Seja um membro ativo
Postar seu livro aqui e esquecê-lo não trará nada de bom para ninguém. O Wattpad é uma rede social, e assim sendo, procure fazer amizades. Leia os livros dos outros e deixe feedbacks, seja gentil, converse, adicione pessoas. Encontrou um autor com temas parecidos com os seus? Bata um papo com ele, troque ideias.
No meu começo aqui eu fazia muito isso tudo e foi assim que encontrei pessoas que me acompanham há quase dois anos. Hoje em dia eu não tenho tanto tempo quanto gostaria para ser sociável no Wattpad, mas faço o possível para pelo menos responder os comentários, as críticas e os elogios.
4 — Seja gentil, sempre. Até mesmo ao receber críticas. Essa dica você pode levar para fora do wattpad e aplicá-la para sua vida inteira.
5 — Utilize bem as tags
A grande maioria das pessoas no Wattpad são adolescentes. E assim sendo, é natural que alguns livros serão mais procurados que outros. Por isso, saiba usar bem as tags e definir o gênero do seu livro. É MUITO comum e chato você procurar por Ficção Teen e ver que lá está cheio de fanfic, sendo que existe uma categoria chamada fanfic. Ou a pessoa escreveu um livro de fantasia épica medieval e colocou em Teen Fiction pra tentar atrair leitores. É chato.
Quando você adicionar um livro, o Wattpad vai auto-completar as tags que você escrever. Use-as. Por experiência própria, aquelas são realmente as melhores. Se eu não me engano existe um limite de umas 10 tags, Use todas, sendo sempre verdadeiro ao estilo de seu livro.
6 — Não seja um spammer.
Ficar indo de perfil em perfil pedindo para as pessoas lerem o seu livro terá um efeito contrário do que você deseja. A gente já vive em uma sociedade que nos tenta vender tudo o tempo todo, e quando estamos numa rede social, não queremos o mesmo. A tática de ser legal, de procurar amigos, de comentar sobre os textos dos outros, vai te trazer muito mais leitores do que ficar pedindo. Caso você encontre alguém com os mesmo gostos que você, pode, claro, falar do seu livro pra essa pessoa, falar que talvez ela se interesse, mas sempre de forma educada.
7 — Encontre SEU público.
Isso é super difícil de fazer. Mas cada um de nós tem um público. Demora para descobrir quem são essas pessoas, mas quando descobrir, comece a voltar o marketing do seu livro para esse tipo de gente. São adultos, adolescentes, crianças? Eles gostam de punk, sertanejo ou indie rock? Quais outros livros eles gostam? O que fazem no seu dia-a-dia? São essas pessoas que vão sempre te acompanhar e indicar seu trabalho para os amigos — que também fazem parte desse público, e assim, você cria uma corrente legal de divulgação do seu trampo.
8 — Tenha uma boa sinopse e capa
Ok, ter uma boa capa é difícil. Eu posso fazer minhas capas pois já trabalho profissionalmente com isso. Mas existem grupos aqui mesmo no Wattpad dedicados a capas, onde pode pedir ajuda e feedback. Na dúvida, faça algo simples, com uma letra legível e que fique bonito, sem firulas demais. Lembre-se de não usar imagens com direitos autorais que não lhe pertencem. Se não queremos que ninguém faça plágio de nosso livro, não podemos plagiar o trabalho dos outros. Existem vários bancos de imagens grátis, é só dar uma pesquisada na internet.
Escrever sinopses também é super difícil. Eu mesma sempre peço ajuda para essa parte, pois sou incapaz de fazer um texto interessante. Se você não está conseguindo, peça ajuda a algum amigo. E lembre-se, essa sinopse precisa estar muito bem revisada. Erros gramaticais gritantes nela afastarão seus leitores.
9 — Não tenha medo de pedir.
Muita gente vai lendo seu livro de forma silenciosa, e nem sabem que comentários ou votos são importantes para os escritores, então porque não pedir? Faça uma notinha no final de seus capítulos, agradecendo as leituras e falando: que tal votar nesse livro, ou quem sabe, deixar um comentário? É uma forma gentil de fazer seus leitores saberem que isso é importante para você e para deixar sua obra em evidencia dentro do Wattpad.
Não fique irritado caso não deixem, pois muita gente lê offline ou não sabe muito bem como usar os recursos sociais da rede.
10 — Divirta-se.
Escrever pode ser uma atividade cansativa, mas ela não pode deixar de nos divertir e de nos fazer bem. Esqueça esse negócio todo de querer ser publicado, e escreva porque te faz bem e gosta de ver seus leitores felizes com seu trabalho. O resto é consequencia do nosso amor pela literatura.
E é isso gente, acho que são 10 dicas bem básicas e que todo mundo pode praticar. Agora eu to querendo fazer um post bem completo sobre as formas possíveis de publicação, pois muita gente ainda tem dúvidas com isso e acaba caindo nas garras das pseudos-editoras que só querem seu dinheiro.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre editoras, formas de publicação, gráficas, pagar ou não pagar para ser publicado, qualquer coisinha, deixem aqui em baixo que responderei na postagem. Se tiver vergonha, pergunte de forma anônima no tumblr marycmuller.tumblr.com ou no encapando.tumblr.com.
No youtube eu fiz uma série completa falando sobre tudo isso e aprofundando algumas coisas, com dias de divulgação e tudo mais. Está tudo postado numa playlist do canal Jimary, e linkei aqui o primeiro dos videos. Espero que gostem!
Abração e até a próxima!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Blog!
Non-FictionDicas de escrita, como tirar proveito do Wattpad, novidades sobre Desmortos e Antes de Tudo Acabar e postagens variadas sobre a vida, o universo e tudo mais. To abrindo esse espaço para usar como blog. Um lugar onde a gente pode conversar melhor e...