Capítulo XVI

11 0 0
                                    

Assim foi, o dia todo. Alguns que pareciam ser bons, não passaram. Outros que pareciam maus, se revelaram no fogo, e foram aprovados. Os que agora foram citados, com muitos detalhes, foram os que mais impactaram, os primeiros e os mais distintos: houve outros. Sim houve outros gananciosos, exageradamente gananciosos, incapazes de perdoar uma moeda que seja: o agiota era assim e sofreu. Alguns irresponsáveis sofreram, a maioria, o irresponsável que gastou tudo, porém, se prejudicou ao revelar um segredo do baú, ainda que se prejudicasse no processo, foi perdoado e aprovado. Ele foi o primeiro de muitos.

Muitos que praticaram a caridade foram reprovados. Foi revelado no julgamento que eles pegavam uma parte a mais para eles poderem enriquecer e ter mais pó. Mas também muitos foram aprovados. O comerciante o primeiro a dar o valor do pó, esse passou. O rei embora tivesse criticado sua postura, disse:

- Não posso condenar um homem que se beneficiou do fruto do seu trabalho. E por mais que tenha gerado problemas, também gerou benefícios.

Ora se um homem joga uma pedrinha de um barranco, há duas situações, a pedra rola e mesmo que chegue a base do monte, será insignificante. E claro ela pode acertar outras pedras que irá desencadear uma avalanche. No fim as consequências, a menos que seja provado a intenção de causar dano aos outros, não poderiam ser apreciadas, uma vez que estavam fora de seu controle. Alguns escaparam com base nessa afirmação; muitos não.

Terminado o julgamento os que foram mandados embora, sumiram: nunca mais ouvimos falar deles. Só sabíamos que não estavam mais no reino. Suas propriedades expropriadas e repartidas entre os cidadãos que passaram. Os que passaram, foram encaminhado ao salão: onde houve uma festa sem igual.

Tanta bebida, tanta comida, tanta música e tanta alegria como nunca se viu. Esquecemos nossos problemas e festejamos por dias. Quantos? Eu não sei. Pode ter sido uma semana, duas ou até mesmo um mês, suspeito que tenha sido mais. E esquecemos de tudo que passamos e alegramo-nos. Se houve algum caso que deveria citar, não me vem à cabeça. Depois de tanta festa, apenas os que mais me impactaram ficaram. Com certeza deve ter mais um caso o outro. Depois da festa, os que ficaram viveram, viveram suas vidas como deveriam viver.

O rei e seu tesouroOnde histórias criam vida. Descubra agora