As runas da criação

28 5 0
                                    


(Capítulo ainda sendo desenvolvido)







Aqui está as runas da criação, erguidas pelos deuses após a derrota de Nibiru, transcrita na língua dos deuses e para a língua comum* (a língua comum é o Estróq, a língua que outrora foi a língua dos homens. Aqui ela é representada como sendo o português) escrita nas antigas runas divinas.





Runa 1

Jaz Olthaer Az Buthruk kimpaul Tuoth Shaz a tartakul Dêz Nibiru oz ghalzo. Angerthos Oz Zadar dâz Timbarkul dôzkunl, Zedarath A Kimbeth Dêzazôl, draigân ezsûl hithul

(Aqui, está as pedras sagradas erguidas após a derrota de Nibiru, o sombrio. Contendo o relato da criação do mundus segundo a ótica dos deuses, de draigan e seus adjacentes.)

(ᚷᚨᛉ᛫ᛟᛚᚦᛇᚱ᛫ᚨᛉ᛫ᛒᛳᚦᚱᛳᛱ᛫ᛱᛁᛗᛈᚨᛳᛚ᛫ᛏᛳᛟᚦ᛫ᛲᚨᛉ᛫ᚨ᛫ᛏᚨᚱᛏᚨᛱᛳᛚ᛫ᛞᛖᛉ᛫᛫ᚾᛁᛒᛁᚱᛳ᛫ᛟᛉ᛫ᚷᚺᚨᛚᛉᛟ.᛫ᚨᛜᛖᚱᚦᛟᛊ᛫ᛟᛉ᛫ᛉᚨᛞᚨᚱ᛫ᛞᚨᛉ᛫ᛏᛁᛗᛒᚨᚱᛱᛳᛚ᛫ᛞᛟᛉ᛫ᛱᛳᚾᚦ,᛫ᛉᛖᛞᚨᚱᚨᚦ᛫ᚨ᛫ᛱᛁᛗᛒᛖᚦ᛫ᛞᛟᛉ᛫ᚨᛉᛟᛚ,᛫ᛞᚱᚨᛁᚷᚨᚾ᛫ᛖᛉ᛫ᛊᛳᛚᛱ᛫ᚺᛁᚦᛳᛚ)


Runa 2

Dêzor ķ oz ghalzo iaalodâer hûlzo oz seadôzkunl, oz hel ezadûma sû kimlâd. Tuyr inô radekl ez adûkl.

(No dia que o sombrio se rebelou contra o senhor do mundus, o céu e a terra se abalaram. Ruindo em raios e chamas.)

ᛞᛖᛉᛟᚱ᛫ᛱ᛫ᛟᛉ᛫ᚷᚺᚨᛚᛉᛟ᛫ᛁᚨᚨᛚᛟᛞᚨᛖᚱ᛫ᚺᛳᛉᛟ᛫ᛟᛉ᛫ᛊᛖᚨᛞᛟᛉᛱᛳᚾᛚ,᛫ᛟᛉ᛫ᚺᛖᛚ᛫ᛖᛉᚨᛞᛳᛗᚨ᛫ᛊᛳ᛫ᛱᛁᛗᛚᚨᛞ.᛫ᛏᛳᚢᚱ᛫ᛁᚾᛟ᛫ᚱᚨᛞᛖᛱᛚ᛫ᛖᛉ᛫ᚨᛞᛚ.


Runa 3

Laz dôzlhel Draigan yeraav, ezalûdak êzavoruuk dêz dragun vilo daak duôr lavarth dôzkunl oz maad ke ozdavihk.

(Mas dos céus Draigan emergiu, e a forma de Dragão ele tomou para afastar do mundus o mau que o acometeu)

ᛚᚨᛉ᛫ᛞᛟᛉᛚᚺᛖᛚ᛫ᛞᚱᚨᛁᚷᚨᚾ᛫ᚢᛖᚱᚨᚨᚹ,᛫ᛖᛉᚨᛚᛳᛞᚨᛱ᛫ᛖᛉᚨᚹᛟᚱᛳᛳᛱ᛫ᛞᛖᛉ᛫ᛞᚱᚨᚷᛳᚾ᛫ᚹᛁᛚᛟ᛫ᛞᚨᚨᛱ᛫ᛞᛳᛟᚱ᛫ᛚᚨᚹᚨᚱᚦ᛫ᛞᛟᛉᛱᛳᚾᛚ᛫ᛟᛉ᛫ᛗᚨᚨᛞ᛫ᛱᛖ᛫ᛟᛉᛞᚨᚹᛁᚺᛱ.


Runa 4

Nibiru jaak lithun dôzfithur dôzl lagashil ez Ďuhruk duôr ozelidur dêfithur dêz denkur, aloth vilo ezsûl dithlaak agashin wiit a ghalzin

(Nibiru foi expulso do plano dos mortais e enviado para o exílio no plano de denkur, a onde ele e seus servos simpatizam com a escuridão)

ᚾᛁᛒᛁᚱᛳ᛫ᚷᚨᚨᛱ᛫ᛚᛁᚦᛳᚾ᛫ᛞᛟᛉᚠᛁᚦᛳᚱ᛫ᛞᛟᛉᛚ᛫ᛚᚨᚷᚨᛲᛁᛚ᛫ᛖᛉ᛫ᛞᛳᚺᚱᛳᛱ᛫ᛞᛳᛟᚱ᛫ᛟᛉᛖᛚᛁᛞᛳᚱ᛫ᛞᛖᚠᛁᚦᛳᚱ᛫ᛞᛖᛉ᛫ᛞᛖᚾᛱᛳᚱ,᛫ᚨᛚᛟᚦ᛫ᚹᛁᛚᛟ᛫ᛖᛉᛊᛳᛚ᛫ᛞᛁᚦᛚᚨᚨᛱ᛫ᚨᚷᚨᛲᛁᚾ᛫ᚹᛁᛁᛏ᛫ᚨ᛫ᚷᚺᚨᛚᛉᛁᚾ

Runa 5

Ozl diz azôl certhaas alugdur dôzkunl, wiitsûl dulongl ez puthar.

Os contos perdidosOnde histórias criam vida. Descubra agora