Sobre Os elfos

9 2 0
                                    

Aqui está uma explicação acerca da criação dos povos-élficos

Quando Gálata criou os elfos, quatro povos élficos surgiram. Dentre as criações divinas, eles eram os mais belos e altivos,inicialmente eles despertaram nas terras geladas ao norte (com exceção dos elfos da montanha) e depois se espalharam para o sul. Inicialmente durante a sua criação, Gálata agraciou os elfos com a imortalidade assim como o direito de reencarnação embora não há registros de elfos que reencarnaram já que esse "poder" foi retirado com o tempo.

ELFOS DA MONTANHA (Wér-Gharos)

Wér zaros ou elfos-da-montanha despertaram nas montanhas brancas e depois e posteriormente se espalharam para o oeste, foram os primeiros a despertarem no sopé das montanhas. A luz das luas iluminavam o céu e Qevor foi o primeiro de seu povo a perceber a luz, seus companheiros jaziam deitados e pouco a poucos foram acordando. Depois de Qevor, veio Menvor e depois veio Duvor, Lenvor, Qivor e assim por diante. Gálata os guiou através de uma luz dourada em meio a noite foram guiados até imensos salóes dentro das montanhas todos já construídos ha muito tempo aguardando a sua chegada. "Aqui deves prosperar e crescer, debaixo das montanhas e com minha benção. O teu povo será os mais habilidosos senhores dos metais." Assim disse Gálata á Qevor Fundando a primeira casa dos elfos-da-montanha.

Os Elfos-da-montanha em comparação com os seus irmãos, eram bem mais baixos com 1 e 49 á 1 e 60 no máximo, contra os quase dois metros que um Elfo-da-floresta atingia. Eram chamados pejorativamente entre as demais raças de Anãos, embora esse termo hoje, seja considerado equivocado já que a altura desse povo podia se assemelhar á de um homem do oriente, a termologia foi cunhada pelos alto-elfos em um primeiro contato com esse povo.

Durante o passar das eras, os Elfos-da-montanha estabeleceram um reino nas montanhas brancas, que prosperou até o fim da segunda era quando o mesmo foi invadido e saqueado por Kolock. Esses Elfos que se estabeleceram nas montanhas brancas ficaram conhecidos como Khozdalôr. Já os elfos que se aventuraram na superfície e se estabeleceram no vale do ouro (ou vale dourado) uma cadeia montanhosa que separa Elyrian de Velynn, ficaram conhecidos como Rhuzdalôr.

Os únicos registros que sobra dos elfos da montanha são as rúinas de suas cidades, manuscritos em sua língua pouco decifrada. Já que foram extintos no fim da segunda era quando Kolock promoveu o genocídio dessa raça.

ALTO-ELFOS (Wér-darin)

Os alto-elfos despertaram logo após os Elfos-da-montanha, despertaram ao ocidente prôximo as ilhas Putrish que na época eram parte da peninsula de Khaval. Nasceram sobre a luz do sol, em uma manhã fria de outono, estavam cobertos por nuvens brancas e um céu azulado. O primeiro Wér-darin a despertar foi Lunius, e depois foi Vanor, Carlodan, Ciryu e Vindalyu. Os cinco chefes das casas Darin que levam os nomes de seus fundadores.

Os alto elfos seguiram com uma marcha até o leste atravessando as montanhas brancas e atingindo o vale do ouro e as terras de Velynn, Elyrian Thuram e Sílen. As terras da Mércia foram, por muito anos durante a primeira era considerada inexploráveis por suas condições extremas de altas temperaturas e das criaturas hediondas que ali habitavam como os dragões alados de Ardonost.

os altos elfos fundaram cinco reinos entre o vale do ouro e Sílen (Atual Alândia), cada um governado pelas casas dos alto elfos. Os Lunius se estabeleceram no vale do ouro ao litoral e foram eles que mantiveram um primeiro contato com os Elfos-da-montanha. Aproximadamente no ano 122 da 1E, Nar-lunir filho de Nar-orgon, neto de Lunius. Fundou o reino de Adorlan governado pela casa Lunius. Posteriormente os Vanor liderados por Veligar filho de Cirnitar liderou seu povo para Thuram e estabeleceram as cidades de Qevron e Jûhn (Que antes eram chamadas pelos nomes de: Suzidán e Lothkal) Fundando o reino de Fenegor.

O povo de Minyután filho de Lépidos da casa dos Carlodan atravessaram o rio Sílen e estabeleceram uma cidade em meio ao lago Vár. A cidade ficou conhecida como Lannegon e de lá Minyután fundou o reino de Ahdoras, onde servia como um ponto de comércio entre os elfos-da-montanha e os alto-elfos.

A casa de Ciryu liderada por Ar-ciryan filho de Ar-thornan, Estabeleceu na província de Velynn junto com Senitár filho de Adorán da casa Vindalyu, o reino de Farmitar governado pelas duas casas citadas devido a amizade entre Ar-ciryan e Senitár. O senhor da casa de Ciryu convidou o senhor de Adorán para que os dois construíssem um reino juntos, embora Ar-ciryan tivesse outras itenções em relação as suas casas os dois povos se ajudaram e fundaram a cidade de Menitor que hoje está perdida em algum lugar de Velynn. Todos esses reinos foram fundados no mesmo ano, embora alguns defendam que haja um certo intervalo de tempo entre a fundação de um reino ou outro. Fato é que houve um fortalecimento dos alto-elfos possibilitando que no ano de 1110 da 1E o senhor dos Lunius, Nar-ordón filho de Ninivén, unisse as cinco casas em um conselho que ocorreu nas margens do rio Ennetor e ali seria formalizada uma união entre os reinos marcando a fundação do império Dariniano o primeiro império do continente de Denumbria.

ELFOS-DA-FLORESTA (Wér-nócetain)

Surgiram nas terras geladas ao norte do continente, num lugar conhecido como Adernór. despertaram sobre os sopés de pinheiros gelados em um chão coberto de neve com um céu denso e negro cujo os raios de sol não penetravam nessas nuvens, o primeiro dos Nócetain a despertar foi Erwë e depois veio Cënwe, Conwë, Loywë, Cerendwë, Valinwë e Oroduwë. Que posteriormente se tornaram líderes das sete tribos dos Nócetain.

Ellinor filho de Rekuel da tribo cínderin recebeu ao chamado de Gálata para guiar o seu povo até as terras ao sul numa floresta nos sopés das montanhas brancas aonde debaixo da luz dourada da árvore da vida, Ellinor fundaria o seu reino e governaria o seu povo. A grande marcha para o sul culminou na fundação do reino da floresta vermelha, o primeiro reino de Denumbria marcando o ínicio da primeira era.

Eram o mais alto dos elfos em quesito de estatura e os elfos que mais facilmente se adaptavam á climas extremos. Eram conhecidos por serem exímios artesãos e compositores, compondo ótimas melodias que por eras, animaram os corações de diversos povos.

A sua língua era o Céndi uma variação da língua dos alto elfos, o Manatur. Com dialetos bastantes próximos um com os outros, há quem diga que o sistema alfabético dos elfos fora criado por Röl Avô de Ellinor.

Os Elfos da luz/Elfos negros (Wér-udión/Wér-Chólocin)

Os elfos da luz recebem esse nome por terem sido os primeiros á ver a luz das luas Mithrundél e Viniminiarth cujo a primeira é a lua vermelha e menor e a segunda a branca e maior. As luzes das luas banhavam o rosto dos elfos da luz assim como o vasto céu vazio, despertaram próximo á um lago congelado cujo o primeiro de seu povo à despertar foi Fenor e depois veio, Venor,Genor,Cenor,Denor e Renor.

Se guiaram através da luz das luas e se estabeleceram no litoral e eram os mais ferrenhos admiradores da luz, cujo julgavam ser a maior e mais bela criação dos deuses. Os Udión eram os mais belos elfos e a mais perfeita criação de Gálata cujo a mãe natureza era muito apegada. Há quem diga que os Udión eram muito parecidos com os humanos na forma física de medirem entre 1 e 70 a 1 e 85 metros de altura. Não possuíam orelhas pontudas como os seus irmãos e eram a única raça de elfos que ostentavam barba. Mas, assim como os humanos eles também eram facilmente Corruptíveis e manipuláveis e infelizmente as poucas histórias que existem acerca desse povo é da TRAIÇÂO DE CEMBÀR. Que acometeu uma maldição sobre o seu povo.

Os contos perdidosOnde histórias criam vida. Descubra agora