NAN'CY TE RONGLOA TSU'TAN
Nan'cy foi fruto de um amor unilateral, concebida apenas para dar continuidade a uma linhagem importante, a linhagem de um grande guerreiro chamado Tsu'tey, que uma vez foi Olo'eyktan, com sua fiel aluna Saeyla, que o admirava e o respeitava como um deus.De início, Tsu'tey foi perdidamente apaixonado pela mulher que nasceu para se casar, Sylwanin. A moça era a filha mais velha de Eytukan líder ( Olo'eyktan )de uma das tribos na'vi, os Omoticayas, com Mo'at, conhecida por interpretar as vontades da grande mãe Eywa, sendo a Tsahik de seu povo. Todavia, com o constante contato com o povo do céu, os humanos, Sylwanin faleceu em uma das tentativas de parar o desmatamento da floresta. Tsu'tey nunca a superou, carregando o ódio do luto em seu peito por vários anos. Com o fim da vida da filha mais velha de Olo'eyktan , ele prometeu casar sua última filha- Neytiri- com o rapaz, mas como o futuro era carregado de surpresas, a moça se apaixonou por um Avatar, a quem se juntou. Mais tarde o tal Avatar desprezado chamado Jake, se tornou Toruk Makto, um grande irmão para Tsu'tey, que foi consagrado Olo'eyktan.
O rapaz que havia se iludido em se casar várias vezes, tinha um fiel contato com Eywa. A conexão era tão forte que era capaz de pressentir sua vida se aproximando do trágico fim, acompanhado da infeliz volta dos humanos que prometiam acabar com a "mamata" do povo de Pandora. Por isso, pediu a mulher de sua confiança que carregasse sua criança e lhe guiasse bem pelo caminho da vida e que jamais lhe deixasse esquecer do pai. E assim foi feito.
Saeyla era perdidamente apaixonada por Tsu'tey. Estava sempre ao seu lado da forma como ele quisesse, como amiga, como companheira e, às vezes, como qualquer outro aluno. Embora se sentisse usada por ele, seria uma honra satisfazer, mesmo que fosse pela metade, sua vontade de construir algo com o homem de sua vida, a quem travou batalhas ao seu lado.
Descobriu a gravidez no dia em que o fim era certo. Pela primeira vez ele havia perdido uma guerra e contra o povo do céu com sua tecnologia maldita.
Jamais esqueceria de seu último diálogo com ele.
"- Você não vai morrer, eu sei que não" - Apertou com força a mão dele.
"- Eu já lhe havia dito sobre esse momento, Yla- Lhe chamou da forma como somente ele podia- Está na hora de cumprir com o meu papel aqui. Já fiz tudo que deveria fazer, inclusive deixar um herdeiro."
"- Não diga isso... podemos pedir para que Mo'at cuide de você"
"- Veja, Jake está vindo. Preciso que ele dê fim a essa dor que me cega- Lhe direcionou o par de olhos âmbar redondos e brilhantes - Me desculpe por nunca ter sido capaz de ama-la, mas ame a nossa criança. Ela é uma parte de mim."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meu escudeiro na'vi: Eu vejo você!
Fiksi IlmiahEm um coração dilacerado pela morte de seu pai Tsu'tey e ausência da mãe, Nan'cy luta pela sua pópria felicidade. Sua eterna sorte é ter a família Sully por perto, e principalmente, Neteyam, seu melhor amigo e amor platônico. Nan'cy se vê na difíci...