Lontras

41 3 0
                                    

Lontras são animais carnívoros semiaquáticos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Lontras são animais carnívoros semiaquáticos. Se alimenta-se de animais como peixes e crustáceos.

De acordo com a lista vermelha de espécies Ameaçadas da IUCN as lontras estão na categoria "quase ameaçada"

A lontra apresenta corpo alongado, fino e flexível, cabeça alongada e chata, pernas curtas, orelhas pequenas e arredondadas. Pode atingir cerca de 1,5 m de comprimento e pesar cerca de 15 kg. A coloração da pelagem é marrom, variando do marrom-claro ao marrom-escuro. A pelagem da lontra é constituída por pelos curtos e se destaca por ser bastante densa.

As patas da lontra apresentam membranas interdigitais. Essa característica é importante para a natação, bem como a cauda resistente presente nesses animais. A cauda da lontra possui grande tamanho, podendo atingir cerca de um terço do comprimento total do mamífero.

A lontra é um animal que apresenta comportamento esquivo, tímido e solitário. Apesar de viver sozinha, pequenos grupos com fêmeas e filhotes podem ser observados.

Apresentam hábito noturno ou crepuscular. As lontras podem ser observadas em tocas, abertas pelo próprio animal, ou então em buracos naturais que se formam em barrancos próximos do ambiente aquático.

As lontras reproduzem-se normalmente na primavera. Sua gestação dura em cerca de 56 dias, e a fêmea dá luz em média a dois ou três filhotes. Após o nascimento, os filhotes ainda precisam das mães, que permanecem juntos durante um ano. Os filhotes de lontra iniciam suas atividades aquáticas aproximadamente dois meses após o nascimento (cerca de 74 dias). O macho não cuida de seus filhotes.

Uma das principais ameaças às populações de lontras é a espécie humana. Devido a sua alimentação envolver, muitas vezes, a ingestão de peixes, o homem mata com frequência indivíduos da espécie como forma de retaliação por prejudicar a pesca. Além disso, a poluição do ambiente aquático e a expansão da malha hidroenergética têm ameaçado as populações da espécie. Não podemos nos esquecer também de que a lontra, no passado, era muito caçada para a comercialização de sua pele, o que contribuiu para a redução dessa população.

Um fato triste sobre as lontras é que quando há algum predador, as lontras deixam seus filhotes para trás para poderem escapar.

As lontras aquáticas dormem de mãos dadas, para que enquanto elas estivessem dormindo não serem levadas pela correnteza.

Tudo sobre Animais Onde histórias criam vida. Descubra agora