Urutau, também conhecida como "mãe da lua", quando adulto irão medir entre 33 e 38 centímetros de comprimento, pesando entre 145 e 202 gramas.
Existem urutaus mais acidentados e outros mais amarronzados.
O Urutau possui duas dobras em suas pálpebras que as fazem enchergar mesmo de olhos fechados. Essa adaptação é conhecida como "olho-mágico"Ultimamente existem aproximadamente cinco tipos de urutaus, essas são: mãe-da-lua-gigante, mãe-da-lua, mãe-da-lua-parda, Urutau-de-asa-branca e Urutau-ferrugem.
Mãe-da-lua-gigante: Encontrada na Bolívia, e do Sul do México até a Guatemala. No Brasil, é possível encontrar a espécie no Sudeste.
Mãe-da-lua: Comum em campos com árvores, borda de florestas e cerrados, mas também é possível encontrar em locais abertos e dentro das cidades. Tem registro em todo o Brasil.
Mãe-da-lua-parda: Vive em florestas densas úmidas. No Brasil, é vista com frequência na Região da Amazônia.
Urutau-de-asa-branca: É possível encontrar na Região da Amazônia e no Nordeste do Brasil.
Urutau-ferrugem: Vive no Norte do Brasil, nas planícies das florestas tropicais.Um fato curioso sobre o urutau é que ele facilmente pode se camuflar entre os galhos das árvores.
O "olho-magico" é muito eficiente durante o dia, pois uma das grande características dessas aves é a camuflagem. De olhos abertos a camuflagem não seria tão boa.
Urutau é uma ave de hábitos noturnos.
De dia a ave fica imóvel.O Urutau se alimenta de insetos como besouro e mariposas, mas também pode se alimentar de animais de pequeno porte.
As aves dessa espécie formam casais monogâmicos e não constroem ninhos.
A ave equilibra o ovo na ponta de galhos ocos e incuba aproximadamente por 30 dias.
Depois de nascer, o filhote é mantido pelo casal de adultos, que trocam de guarda para caçar e alimentar o filhote, sem deixa-la sozinha por muito tempo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tudo sobre Animais
Non-FictionTrazemos informações sobre vários animais, selvagens, terrestres, marinhos etc. Vamos nos aventurar? Saber mais informações e se emocionar com a beleza e habilidades de tais animais.