avestruz

37 1 0
                                    

Avestruz é uma ave terrestre que se destaca por seu grande porte, sendo considerada a maior ave do planeta

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Avestruz é uma ave terrestre que se destaca por seu grande porte, sendo considerada a maior ave do planeta.
Podendo atingir três metros de altura e cerca de 150 kg, ela é incapaz de voar mas é uma ave que é muito eficiente se locomovendo no solo.

As penas fortes desses animais, além de ajudar na corrida, auxiliam na defesa contra predadores. Ao se sentir ameaçadosesses animais podem usá-las para deferir golpes contra seus inimigos.

Os voos não acontecem pois suas asas são rudimentares e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e incompatível com o tamanho corporal.

Essa ave é originária da África, porém é encontrada em várias regiões do planeta em criações. A avestruz se destaca por viver em diferentes climas, suportando temperaturas abaixo de zero e até mais de 40 ºC. Essa capacidade está relacionada, entre outras características, com a plumagem desse animal, a qual é capaz de aprisionar ar e formar uma espécie de camada isolante.

Uma característica interessante da avestruz é o esterno, com espessura de cerca de quatro centímetros. Esse osso espesso ajuda na proteção conta patadas de outras avestruzes e garante que o animal seja capaz de se deitar na areia quente do deserto.

Os Machos e as fêmeas possuem grande diferenças. Os Machos são maiores que as fêmeas e são pretos com a ponta da asa branca. Já as fêmeas possuem asas acinzentadas.

Apresentam hábitos diurnos e vivem em grupos de cinco a cinquenta indivíduos, sendo normalmente encontrados na companhia de animais que pastam.

Avestruz são animais onívoros, se alimentam-se de gramíneas, raízes e sementes, entretanto, pode incluir na sua dieta pequenos animais, tanto vertebrados quanto invertebrado.Ao se alimentar de plantas, acaba retirando todo o vegetal, incluindo suas raízes e, com isso, frequentemente ingere grande quantidade de terra. As avestruzes também ingerem pedrinhas, que ajudam no processo de digestão.

Os avestruzes podem se reproduzir com mais de um par durante o período reproduzido. A cada um ano, uma fêmea é capaz de botar cerca de 60 ovos, dos quais cerca de 20 filhotes serão gerados.  O período de incubação dos ovos é de 42 dias, e os machos fazem esse trabalho durante a noite e as fêmeas, durante o dia. Vale destacar que os ovos das avestruzes são bastante grandes, chegando a pesar 1,8 kg.

As avestruzes foram muito caçadas no passado com a finalidade de obter-se couro, penas e ovos. Atualmente, com a domesticação da espécie e sua criação, a caça foi bastante reduzida.

Tudo sobre Animais Onde histórias criam vida. Descubra agora