capivara

24 2 0
                                    

Capivara é um animal mamífero herbívoro, se destacam por levar o título do maior roedor do mundo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Capivara é um animal mamífero herbívoro, se destacam por levar o título do maior roedor do mundo.
Possuí um corpo robusto coberto com uma pelagem marrom-escuro e podem atingir 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg, mas algumas capivaras podem atingir até mais 100kg.

São animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Costumam viver em locais próximos ao ambiente aquáticos, pois costumam precisar de água para algumas atividades que produzem, por exemplo se reproduzir e esconder-se de predadores. Nós falamos que as capivaram são semiaquáticas.

Capivaras são animais que vivem em grupos, a quantidade varia de 2 a 20 animais e os grupos apresentam organização social. A capivara vive em grupos no qual há um macho dominante, mas apresentam-se fêmeas no grupo e capivaras mais jovens.

A maturidade sexual do macho é diferente da maturidade sexual da fêmea. O macho costuma atingir a maturidade sexual entre 15 e 24 meses de idade, e a fêmea atinge essa maturidade sexual entre 10 e 12 meses de idade.
A reprodução geralmente ocorre nas águas, na parte mais rasa. Sua gestação dura aproximadamente 120 dias, e as capivaras dão as luzes, em média, três filhotes.

As capivaras pastam principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5Kg de comida, dependendo do seu tamanho.

As capivaram apresentam uma relação com a febre maculosa, que pode ser letal. Isso ocorre, pois, algumas vezes, as capivaras possuem um carrapato chamado "carrapato-estrela" que é reservatório da bactéria Rickettsia rickettsii. O homem, ao ser picado pelo carrapato contaminado, pode desenvolver a doença.

Atualmente, as capivaras estão na categoria “pouco preocupantes” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Isso significa que, na época atual, a espécie não apresentas grandes riscos de entrar em extinção

Tudo sobre Animais Onde histórias criam vida. Descubra agora