Você pode estar se perguntando o que exatamente é a atenção plena e como ela pode ser usada para superar a ansiedade. Em poucas palavras, a atenção é toda sobre estar totalmente desperto e estar plenamente ativo e presente em nossas vidas cotidianas.
É um método para abordar a vida com base no conhecimento de que o presente é o único momento em que qualquer um de nós precisa estar vivo.
A prática da atenção plena é a capacidade de prestar atenção consciente às nossas experiências internas e externas por meio de uma atitude aberta que deixa de lado o julgamento desnecessário.
É uma maneira de direcionar nossa consciência para o presente. Isso permite que alguém faça melhor uso de seus recursos, percepção, intuição e criatividade.
Quando você pratica mindfulness, você aprende a observar seus pensamentos e sentimentos diariamente.
Isso ajuda a criar um espaço entre seus sentimentos e reações, o que permite que você seja capaz de perceber como reagir reflexivamente sobre a situação, em vez de reagir de forma automática e reflexiva.
1. Benefícios da Atenção Plena
A prática da atenção plena pode ajudá-lo a lidar com muitas atitudes diferentes que podem contribuir para a sua capacidade de viver uma vida bem satisfeita.
Concentrar-se no presente possibilita que você se preocupe menos com o que aconteceu no passado, bem como com o que acontecerá no futuro.
Isso permite que você gerencie os eventos à medida que eles ocorrem e permitirá que você se envolva em atividades de hoje, tendo capacidade total para lidar com os eventos conforme eles acontecem.
Quando você lida apenas com os eventos que acontecem hoje, você terá menos probabilidade de se preocupar com as coisas ou se arrepender das ações passadas.
Você ficará menos preocupado com o futuro e fará melhores conexões com seu ambiente social. Aqui estão três propósitos benéficos para por que a atenção plena funciona para indivíduos que sofrem de transtornos de ansiedade.
2. Alivie o estresse físico e evite problemas de saúde
O Mindfulness também visa erradicar o estresse de sua vida. O mundo está cheio de gatilhos indutores de estresse, mas como a atenção plena encoraja você a pensar na realidade atual, o estresse diário pode ser reduzido, se não totalmente aliviado.
O estresse é uma das principais causas de várias doenças, como hipertensão arterial, obesidade e doenças cardíacas, entre outros. Quando você pratica mindfulness diariamente, você pode eliminar muito seu stress.
Quando você pode eliminar seu estresse diário, você pode reduzir significativamente o risco de desenvolver muitos problemas sérios de saúde que são evitáveis.
3. Elimine Preocupações
Praticar a atenção plena ajuda a eliminar suas preocupações diárias. A preocupação é um dos maiores fatores que podem causar estresse e prejudicar a saúde física e mental.
No entanto, se você praticar a atenção plena, pode treinar-se para se concentrar nas coisas presentes e ver as coisas ao seu redor como elas são e sem julgamento.
Como você não precisa pensar em outras coisas do futuro ou do passado, não há nada com o que se preocupar, para que possa dar a seu corpo um bom descanso, paz de espírito e felicidade.
4. Elimine Depressão e Outros Transtornos Mentais
Como a atenção plena é considerada um estado mental de foco e concentração, ela pode ajudar a eliminar uma série de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
Se você sofre de ansiedade ou depressão, ignorar seu estado mental pode piorar a condição e resultar em condições ainda mais graves.
No entanto, praticar a atenção plena encoraja-o a libertar sua mente das preocupações que podem levar a vários transtornos mentais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como superar a ansiedade
Saggisticaesse livro é escrito por mim. a maior parte da minha vida eu vive sofrendo de ansiedade, e ainda sofro. resolvi fazer esse livro porque eu sei que tem diversas pessoas que passam ou que passaram pela mesma situação que eu e que não entende isso aind...