Capítulo 10: Alianças I

134 22 4
                                    

Hello Everybody!!

Como estamos?

Sabadou com S de saudade dessa fanfic maravilhosa.

Peço perdão pela demora, não gosto de deixar vocês esperando, mas eu não conseguia escrever.

Este é o último capítulo do livro "Aos Olhos do Tigre - O Início". E eu estou super ansiosa para a chegada do segundo livro. Então por favor, me ajudem a chegar ao maior número de pessoas para que possamos prosseguir com essa aventura o quanto antes.

Espero que aproveitem este cap, vejo-os em breve.

Xoxo

<><><><><><><><><>

O que seriam das guerras sem as suas alianças?

O que seria da globalização sem o início de uma disputa, que mais tarde se tornaria um "combinado" econômico?

No início do século XX, as principais nações envolvidas nas disputas imperialistas realizaram uma grande corrida armamentista. A tecnologia bélica sofreu grandes avanços nessa época, e grande parte desses armamentos eram testados nas possessões coloniais espalhadas pelos continentes asiático e africano.

As potências imperialistas de maior porte, como Inglaterra e França, utilizavam das armas para conter as revoltas nas zonas de dominação imperialista. Por outro lado, Itália e Alemanha – que possuíam domínios de menor riqueza – também participaram dessa corrida com o objetivo de buscar novos domínios que atendessem suas ambições econômicas.

A ampliação do arsenal das grandes potências não causou diretamente a guerra, mas configurou o cenário para a luta.

Antes de 1914, as nações europeias realizaram um grande número de alianças que polarizaram as disputas econômicas entre as nações. No ano de 1882, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a chamada Tríplice Aliança. Nesse acordo ficou estabelecido que caso um dos países declarasse guerra, os demais envolvidos se comprometeram a permanecer neutros. Além desse ponto, outras questões militares ficaram pré-estabelecidas.

Caso os franceses atacassem a Itália, austríacos e alemães deveriam apoiar a Itália em um provável confronto. Se a Alemanha fosse vítima de uma invasão militar francesa, somente a Itália seria obrigada a apoiar militarmente os alemães. Por fim, se qualquer um dos envolvidos desse tratado fosse afrontado por duas nações europeias, os outros envolvidos deveriam apoiar o aliado com exércitos e armas. E o melhor de tudo nessa história é que tanto a Alemanha quanto a Itália tinham agentes de meu povo, sussurrando para os líderes o que deveria ser feito e como, assim teríamos também mais segurança nos países em que estávamos mais localizados na época.

Esses acordos que previam uma série de conflitos hipotéticos, de fato, podem ser vistos como consequência das disputas que ocorriam no período. Na África, os alemães procuravam controlar mercados anteriormente dominados pelos ingleses. A pressão econômica e colonial exercida pela Alemanha obrigou a Inglaterra a interromper seu longo isolamento em relação à França, até então sua maior concorrente comercial.

No ano de 1904, a Entente Cordial firmou um primeiro acordo entre Inglaterra e França. Segundo esse primeiro tratado, a Inglaterra teria total liberdade de exploração econômica na região do Egito, enquanto os franceses teriam seus interesses garantidos no Marrocos. A Alemanha não reconheceu esses acordos estabelecendo resistência à dominação francesa no Marrocos. Entre 1905 e 1911, aconteceram pequenos conflitos nas regiões de Agadir e Tanger.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 18, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Aos Olhos do TigreOnde histórias criam vida. Descubra agora