Vamos falar de Soccer x futebol.
Afinal de contas o que é Soccer ?
O termo foi criado com base na frase Football association, assoc virou Soccer. Fizeram isso para separar o futebol de outro esporte, o rugby, que também usava association no nome.
O futebol americano precisava de um nome e como é um esporte derivado do rugby, calhou de pegar futebol para si e chamar o futebol de Soccer.
Dizem que o termo caiu em desuso, os ingleses odeiam, o mundo odeia, até porque é uma das invenções americanas, que eles querem meter goela a baixo na gente.
Soccer é chamado de Soccer nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e até na Irlanda, que fica do lado da Inglaterra.
Em todos esses países, o futebol não é o mais popular, mas sim outro, o rugby.
Os fãs de futebol pelo mundo, tem tentado exterminar o uso de Soccer, acho na minha opinião porquê alguns levam o termo como ofensa, normalmente se tratando do mundo virtual, vemos o termo Soccer ser usado para ofender os fãs e implicar.
Tem até uma teoria que eu adorei, que muitos usam nessa discussão.
Foot/Feet - Pé
Ball - BolaLogo futebol deve jogar com pé e bola.
E no futebol americano é.
Hand - mão
Egg - ovoPorquê joga com a mão e a bola tem formato de ovo.
Então seria Football e handegg.
Para muitos é confuso entender que na Inglaterra, futebol é futebol, encontrei muita gente da gringa se perguntando de onde tiraram isso e porquê a Inglaterra tem a audácia.
É simples, eles inventaram o futebol.
Por mais que aqui sejamos fãs de ambos, uma coisa é inegável futebol é mais popular e é jogado em todos os países.
Já o futebol americano, pode até ser popular, mas não com tanta força como o futebol.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Por isso vamos relembrar os primórdios de cada um.
Não tem uma data certa, mais o futebol surgiu de um hábito que os ingleses tinham de chutar uma bola de couro. Essa bola simbolizava a cabeça de membros do exército dinamarquês, era uma forma de comemorar e simbolizar a expulsão dos dinamarqueses no século 10. Dizem que era um evento anual e então, passou a acontecer fora de época as pessoas se reuniam para chutar bolas de couro.
Não tinha regras, nem nada, agressões de todo tipo eram permitidas e muitos ficavam feridos, estamos falando do século 10, então já dá para imaginar que boa coisa não é.
Chegou num ponto que o Rei Eduardo II, proibiu, temendo perder soldados de seu exército no ano de 1314.
Foi proibido, mas mesmo assim não deixaram de jogar, no ano de 1681 os jogos com bola voltaram a ser permitidos na Inglaterra.
Passou a ser popular entre os plebeus nos anos de 1810, mesmo sendo taxado de atividade violenta demais, para elite inglesa, traduzindo, só os pobres jogavam, porque a burguesia e monarquia tinham medo de se machucar e daí para frente, já sabemos de tudo que aconteceu.
Mas e o futebol americano ? Ele surgiu variando do rugby. Dizem que em uma partida entre a universidade de Harvard e a de Yale no século XIX (1801-1900) o que aconteceu foi, um time jogava com regras do rugby e o outro com regras de futebol europeu, antes da partida fizeram um acordo, Yale se adaptou às regras de rugby e Harvard se adaptou a correr com a bola.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia da NFL
Non-FictionAqui vamos aprender posições, franquias, termos, contexto histórico e regrinhas da NFL. Se está começando a ver agora pode ser útil, assim aprendemos todos juntos (ou tentamos)