Oi pessoal.
A temporada está voltando, com ela algumas dúvidas principalmente após o draft.
Nesse capítulo vamos entender melhor o que é agente livre.
Se um jogador não for selecionado no Draft anual, ele automaticamente se torna um agente livre não selecionado, alguns sites esportivos ou artigos usam essas apreciação UDFAs. Eles podem assinar com um time após o processo de recrutamento no draft.
Agentes livres não selecionados podem começar a assinar assim que o Draft acabar, assinam contratos normais da NFL, assim como jogadores selecionados 'draftados'.
Com uma diferença, a duração e as rendas dos contratos desses agentes livres, variam com frequência, o que não é o caso dos jogadores selecionados 'draftados'. Agente livre geralmente ganham menos em seus contratos, do que os jogadores selecionados no draft.
Inclusive, um dos principais fatores é a extensão de contratos, já ouviu falar que o time tal, acionou a cláusula de 5° ano, no contrato do jogador ? Exato, acontece para os que são draftados.
Essas questões de contrato gente variam muito, então é difícil chegar aqui e falar é isso e acabou, até porque cada franquia usa o que é melhor para eles, tem a posição do jogador, entre várias outras questões, o cara que foi contratado para ficar no banco, não vai ter contrato igual do cara que sabe que precisa jogar todos os jogos.
Então é só mais uma coisa que temos mais perguntas, do que respostas e com as informações que temos, vamos montando uma ideia.
Mas chegando a maiores explicações, eu peguei um pouquinho em casa site, então temos aqui explicações do Sportskeeda e matérias de algumas franquias da NFL.
*Lembrando que franquia é a equipe.
Logo após o draft, clubes estão autorizados a contatar e entrar em negociações de contrato, com os agentes certificados de jogadores, que se tornarão agentes livres irrestritos, após o término de seus contratos de jogadores que se encerrarem nesse período.
Um jogador com contrato não encerrado, dificilmente é negociado. O período de negociação de dois dias, se aplica apenas a possíveis agentes livres irrestritos. Não se aplica a jogadores que receberam, ou que podem receber, uma proposta necessária aplicável ao 'Ano da Liga de 2024' (por exemplo, jogadores de direitos exclusivos, agentes livres restritos, jogadores de franquia ou jogadores de transição).
Para entender melhor o que estão dizendo, precisamos entender :
Quais são as categorias de agência livre?
Os jogadores são "agentes livres restritos" ou "agentes livres irrestritos".
Um agente livre restrito pode estar sujeito a uma "oferta qualificada".
Um agente livre restrito ou irrestrito pode ser designado por seu clube anterior como seu jogador de franquia ou jogador de transição.
A franchise tag e a transition tag são alternativas nas quais jogadores de alto valor no mercado recebem um contrato provisório de um ano, em um valor tabelado, enquanto negociam uma extensão longa.
Exclusivo de franquia
Foi o caso de Von Miller, do Denver Broncos. Se coloca um valor extra em cima da quantia da não exclusivo da franquia, o jogador não pode negociar com nenhum outro time. Ele é forçado a renovar com o time anterior ou a ficar um ano sem jogar, até se tornar um agente livre irrestrito.
O cara tem que se bom, a cara do time para conseguir esse tipo de contrato, já que fica comprometido no time.
Não exclusivo de franquia
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia da NFL
No FicciónAqui vamos aprender posições, franquias, termos, contexto histórico e regrinhas da NFL. Se está começando a ver agora pode ser útil, assim aprendemos todos juntos (ou tentamos)