19

393 79 4
                                    

DEZENOVE




Carta do Sr. Lan Wangji para Wei Wuxian, datada de 17 de novembro, confiscada e não enviada
Meu querido Wuxian ,
Já se passaram quase vinte e quatro horas desde a última vez que te vi. Nesse tempo, escrevi três cartas para você – embora, se o que o guarda da minha cela acabou de me dizer for verdade, nenhuma delas conseguiu sair desta masmorra. No entanto, continuarei a escrever para você todos os dias em que permanecer preso – tanto porque isso ajuda a me firmar no aqui e agora, em um lugar onde o tempo não tem significado e uma hora se transforma na próxima, quanto porque, quem sabe? Talvez eventualmente o mensageiro tenha pena de mim e descubra pelo menos uma das minhas cartas deste lugar antes que seja notada pelos meus captores.
Para resumir a história: os Jameson não aceitaram bem minha recusa em relação ao filho deles. Meu tio deve tê-los alertado sobre minhas intenções, porque, ao chegar no Ritz-Carlton, um par de vampiros incrivelmente fortes e assustadores estava me esperando. Tentei repetidamente dizer a eles que não tinha motivo para acreditar que Elson não era um homem  perfeitamente encantador, que o problema estava comigo e não com ele, mas eles não pareciam muito interessados em conversar.
E agora estou preso em uma masmorra em Naperville, Illinois, entre todos os lugares. A cada poucas horas, um dos meus guardas me pergunta se cedi e se concordarei em me casar com o Sr. Jameson. Cada vez digo a eles que minha resposta não mudou.
Como já discutimos, sei como seria minha vida se me casasse com o Sr. Jameson. É uma vida que rejeitei ativamente quando vim para Chicago, anos atrás. Meu encontro com você apenas reforça minha decisão de não ceder aos desejos dos meus captores. Continuo esperançoso de que, se voltar a ver o senhor Jameson, poderei falar com ele sobre a situação e convencê-lo a chegar a um entendimento. Ele não estava disposto a conversar ontem à noite, mas também esteve sob o olhar atento de seus pais.
Dito isto, considerando todas as coisas, fui tratado melhor do que esperava. Eles exigem que eu coma como os da nossa espécie normalmente fazem (um negócio desagradável que tento e dispenso da forma mais indolor possível para todos os envolvidos) – mas pelo menos eles estão me alimentando. Também tenho uma cama relativamente confortável, bem como alguns livros e gravações de comédias de situação americanas da década de 1980. Não gosto tanto deles quanto dos programas que assistimos juntos (vários deles parecem envolver um carro falante, por exemplo, um conceito tão ridículo que desafia a crença). Mas até onde eu posso dizer isso, a masmorra não tem WiFi, então minhas opções de entretenimento são muito limitadas.
Sinto mais sua falta do que posso expressar adequadamente em uma carta. Espero poder dizer isso pessoalmente muito em breve.
Seu,
Wangji

         ◂ ❚ ⊱ꕥ⊰ ❚ ▸


Olhei para Haiukan , lutando para processar o que ele estava me contando.
— Você só pode estar brincando — eu disse.
Haiukan  balançou a cabeça.
— Se eu estivesse brincando, teria dito: ‘Um pirata entra em um bar com um volante na frente das calças. O barman diz: Senhor, você sabe que tem um volante na frente da calça? E o pirata diz: Sim, e isso está me dirigindo à loucura.
A sala girou. Minha cabeça girou. Isso não poderia estar acontecendo.
— Eu sinto muito, mas... o que?
— Não importa — disse Haiukan . Ele pegou a isca Nós Somos Animados que havia pedido ao barista do Gossamer’s e fingiu tomar um gole antes de colocá-la de volta na mesa. — Eu quis dizer isso, não, não estou brincando.
Seus olhos não tinham nenhum humor. Pela primeira vez, ele estava falando sério. Mortalmente sério.
Meu sangue gelou de medo.
— Então, eles realmente o sequestraram?
Ele assentiu.
— E eles o estão mantendo dentro de uma masmorra em... Naperville?
Haiukan  fez um gesto em direção às fotografias que ele havia trazido consigo, as quais aparentemente ele tinha tirado algumas horas atrás de um ponto de vista a duzentos pés de altura. Eram imagens aéreas de um bairro suburbano sem muitos detalhes distintivos. Ele havia desenhado um grande círculo vermelho sobre a casa onde afirmava que Wangji  estava sendo mantido contra sua vontade.
— Se meus contatos nos subúrbios ocidentais são confiáveis — disse ele, apontando o dedo para a casa circulada — então, sim.
Eu não pude acreditar nisso.
— E tudo porque ele não concordou em se casar com Elson?
— Infelizmente, sim. A questão do casamento arranjado é um grande problema entre as gerações mais velhas. — Sua expressão tornou-se grave. — Se você tiver o azar de ainda ter o tio brigando como Wangji tem, desafiá-lo nessas questões é o mais próximo de uma sentença de morte que você pode realmente chegar em nosso mundo.
Minha mente girava enquanto eu tentava entender isso. Como isso estava realmente acontecendo? Toda essa situação parecia um enredo ruim inventado por um aficionado por Jane Austen no sétimo círculo do inferno.
— Eu simplesmente não consigo entender o fato de que as masmorras de vampiros são reais.
— Elas foram, em sua maior parte, abolidas entre os membros mais civilizados da sociedade vampírica logo após a Revolução Francesa. — Ele balançou sua cabeça. — Os Jamesons ainda fazem as coisas à moda antiga. De acordo com meus contatos, quando Wangji  disse que não se casaria com Elson, eles o jogaram nisso.
— Essa parece uma maneira ruim de fazer alguém se apaixonar pelo filho.
Ele bufou.
— De fato.
— Mas... Naperville? Existem masmorras de vampiros em Naperville? — Pensei no subúrbio padrão que visitei uma vez, na faculdade, quando meu colega de quarto me convidou para passar o Dia de Ação de Graças em casa. Como poderia um lugar como esse ter uma masmorra de vampiros?
— Você ficaria surpreso com quantos subúrbios despretensiosos têm masmorras de vampiros — explicou Haiukan . — Aqui em Chicago, os Jamesons devem ter tido que se contentar com as opções limitadas à sua disposição. Embora, honestamente, escondê-lo lá foi perfeito. — Ele me deu um sorriso sardônico. — Ninguém espera uma masmorra de vampiros em Naperville.
Ele tinha razão nisso.
— Você sabe — acrescentou ele, lançando um olhar penetrante por cima do ombro. — Provavelmente deveríamos manter nossas vozes baixas. Os Jamesons têm ouvidos em todos os lugares.
Minha pele arrepiou.
— Mesmo? — Eu perguntei, em voz baixa.
Ele encolheu os ombros.
— Provavelmente não, mas sempre quis dizer algo assim. De qualquer forma, não acho que seja uma boa ideia se formos ouvidos.
Ele tinha razão nisso também. Nada de bom viria da clientela muito humana de Gossamer’s ouvindo essa conversa.
— Então aquela foto que vi no Instagram… — Eu parei, mexendo na borda do meu Nós Somos Belos enquanto me lembrava da imagem de Wangji  sendo ajudado a entrar no banco de trás de uma limusine por uma linda Elson. — Você está dizendo que ele não entrou naquela limusine por vontade própria.
— Ele não poderia ter feito isso. — A expressão de Haiukan  ficou ainda mais séria. — Esse homem está louco por você. Nas últimas semanas, tem sido um pesadelo para mim pessoalmente, com que frequência eu tive que ouvir aquele palhaço declamar poesia sobre absolutamente tudo relacionado a você. Tem sido constrangedor para nós dois. — Ele balançou sua cabeça. — Eu não vi a foto de que você está falando, mas ele nunca teria ido a lugar nenhum com Elson. Especialmente agora que ele tem você.
Meu coração disparou com a confirmação de que Wangji  sentia algo por mim, mesmo quando meu estômago despencou ao pensar que ele estava em perigo.
— Então, o que fazemos?
— Temos que tirá-lo de lá. Se não o tirarmos… — Haiukan  balançou a cabeça e olhou por cima do ombro novamente. — Ele será enviado de volta para Nova York e casado com um homem que não ama antes da próxima semana.
— Eles podem fazer isso? — Eu perguntei, horrorizado. — Será que um casamento contra a vontade de alguém seria legal?
Ele bufou.
— Nós não fazemos as coisas do jeito que os humanos fazem, Wei Wuxian.
Esse devia ser o eufemismo do século. Meus instintos de lutar ou fugir estavam em ação, a vontade de ir para Naperville naquele segundo e exigir que deixassem Wangji  ir quase me dominou. Mas eu ainda tinha bom senso suficiente para saber que invadir uma casa cheia de vampiros furiosos seria uma ideia seriamente terrível.
E então, de repente, o início de um plano me ocorreu.
— Tenho uma ideia do que poderíamos fazer para tirá-lo de lá — eu disse.
— Você pode não gostar.
Haiukan  olhou para mim.
— Isso parece ameaçador.
— Pode ser — admiti. — Ou pode ser legitimamente ridículo.
— Vamos ouvir isso.
Girei minha caneca de café sem parar, só para ter algo para fazer com as mãos. Parte de seu conteúdo caiu sobre a mesa, mas eu estava muito nervoso para me preocupar com isso. Eu limparia tudo mais tarde para que quem estivesse encarregado de fechar não precisasse fazer isso.
— Quão familiarizada é a sociedade vampírica com o TikTok?

       ◂ ❚ ⊱ꕥ⊰ ❚ ▸


De:Wei Wuxian
Para: Lan Qiren
Assunto: Meus termos
Prezado Sr.Lan,
Eu não vou ficar de rodeios com você. Você sequestrou alguém que significa muito para mim. Especificamente: seu filho. Insisto que você e os Jamesons o libertem imediatamente do calabouço de Naperville. Se você NÃO deixá-lo ir dentro de vinte e quatro horas, serei forçado a entrar no TikTok e contar ao mundo inteiro que os vampiros são reais!!
Aguardo sua resposta imediata.
Wuxian
Reli meu e-mail para o tio de Wangji , tentando criar coragem para clicar em enviar.
— Seu plano não é ridículo — disse Haiukan . — É brilhante.
— Você acha?
— Eu acho.
— Será que vai dar certo?
Haiukan  hesitou.
— Talvez. — Ele ficou atrás de mim, inclinando-se sobre minha cadeira enquanto lia o e-mail que eu acabara de redigir. Ao nosso redor, os clientes do Gossamer’s tomavam café e comiam seus muffins, esperançosamente alheios ao fato de que Haiukan  e eu estávamos planejando um resgate de vampiros nos subúrbios do oeste.
— Tirando Elson, que só usa o Instagram para postar fotos, até onde eu sei, o fenômeno da mídia social passou despercebido à maioria dos vampiros. Muitos deles têm séculos de idade, afinal de contas. Eles não prestam muita atenção aos eventos atuais. Se sequer ouviram falar das redes sociais, é provável que seja apenas como uma ferramenta que os humanos de hoje usam para espalhar informações.
Isso combinava com tudo que eu sabia sobre os métodos lúdicos de Wangji . Mas a ideia de que os seus captores pudessem achar a minha ameaça convincente ainda era difícil de acreditar.
Principalmente porque eu mal sabia navegar no TikTok.
— Eu entendo que Lan Qiren e os Jamesons não querem que o público humano em geral saiba que os vampiros são reais…
— Eles não querem — disse Haiukan , sem rodeios. — Nenhum de nós quer.
— Tudo bem — eu disse. — Minha preocupação é o que acontecerá se eles perceberem meu blefe. Tenho sete seguidores no TikTok. Eu o uso para assistir vídeos de gatos. Mesmo se eu soubesse como postar algo assim no TikTok, o que eu mal sei, há cerca de zero por cento de chance de alguém ver.
— Se eles descobrirem, nós elaboraremos um Plano B — ele disse.
— Mas eu acredito que se tudo o que fizermos for simplesmente filmar você fazendo um anúncio de ‘Vampiros são reais!’ e enviá-lo por e-mail, deverá ser suficiente.
— Eu gostaria de acreditar nisso.
Haiukan  recostou-se na cadeira e coçou o queixo, ponderando.
— Não é como se Lan Qiren ou os Jamesons fossem ao TikTok para verificar se você seguiu em frente. — Ele me olhou antes de acrescentar: — E para ser honesto, Wangji  não iria querer algo assim na internet de qualquer maneira. Nem eu.
Engoli o medo que surgiu ao pensar que esse plano poderia colocar Wangji  em perigo, mesmo enquanto eu tentava salvá-lo.
— Tudo bem — eu disse, fechando meu notebook sem apertar em enviar.
— Onde devemos filmar isso?
— No apartamento de Wangji — Haiukan  disse imediatamente. — O tio dele reconhecerá o cenário, e sua presença mesmo quando ele estiver ausente enviará uma forte mensagem de Afaste-se, este homem é meu. — Ele inclinou a cabeça enquanto me olhava. — Supondo, é claro, que essa seja a mensagem que você quer enviar.
Ele tinha uma expressão conhecedora no rosto e eu me senti corar sob seu olhar. Porque não era só porque eu não queria que Wangji  fosse coagido a se casar com alguém que ele não amava.
Foi mais do que isso.
Eu queria que Wangji  estivesse seguro.
Mas eu também o queria para mim.
Eu precisava que seus captores entendessem isso.
— Essa é a mensagem que quero enviar — confirmei. — Vamos voltar para o apartamento e filmar isso.
Haiukan  sorriu concordando. Embora seja possível que ele estivesse sorrindo de mim.
— Isso não vai funcionar.
— Vai funcionar.
Olhei para Haiukan  enquanto o vídeo terrível que ele tinha acabado de gravar de mim ameaçando expor todos os vampiros era reproduzido para nós no meu notebook.
— Fomos convincentes?
Haiukan  franziu a testa contemplativamente e fez um movimento oscilante com a mão.
— Sim? Talvez? Difícil de dizer. De qualquer forma, é tarde demais para fazer tudo de novo. Já enviamos por e-mail para Qiren.
Suspirei e enterrei meu rosto em minhas mãos.
— Humanos da América do Norte — minha versão em vídeo cantava com falsa bravata, a assustadora cabeça de lobo empalhada de Wangji  com olhos vermelhos brilhantes pendurados logo acima da minha cabeça. ( — Comprei para ele na Disney World — explicou Haiukan . — Mas eu disse a ele que cortei a cabeça de um lobisomem para parecer durão.)
—  Venho até vocês com notícias de grande importância.
Eu no vídeo exibia dois sacos de sangue que eu havia conseguido na pequena geladeira que Wangji  mantinha em seu quarto, um em cada mão. Pensei em como fiquei horrorizado na primeira vez que vi todo aquele sangue na cozinha. Já não me incomodava tanto. Wangji  manteve sua promessa para mim, nunca comendo na minha presença ou armazenando seu sangue em um lugar onde eu pudesse encontrá-lo.
Estava claro para mim agora que ele havia escolhido a maneira mais humana possível de sobreviver.
O eu no vídeo conseguiu evitar transmitir qualquer um desses pensamentos ternos. Essa parte correu bem, pelo menos. Normalmente eu não tinha nenhuma cara de pôquer. Brandindo as sacolas,O eu no vídeo:
— A recente onda de arrombamentos de bancos de sangue foi obra de vampiros que vivem em nosso meio. E aqui está a prova!
A eu no vídeo apontou para a “cabeça de lobisomem” pendurada acima de mim.
— Eles decapitam lobisomens por esporte! Eles bebem o sangue dos nossos filhos! Eles moram aqui mesmo em Chicago. Na cidade de Nova York. Em todos os lugares! Nenhum canto da terra está seguro enquanto eles vagam livremente!
( — Você é boa — Haiukan  disse.
— Você está mentindo — eu acusei.
— Talvez — admitiu Haiukan .)
Um momento depois, o Haiukan  do vídeo entrou em cena.
— Mwah-há-há! — ele exclamou, com as presas expostas e os olhos arregalados. — Eu vim beber seu sangue! — ele continuou com o sotaque falso da Transilvânia mais brega que eu já ouvi. O Haiukan  do vídeo então pegou uma das bolsas de sangue em minha mão e rasgou-a com um floreio, sugando-a com tanto gosto quanto na noite em que descobri que ele era um vampiro.
O eu do vídeo gritou e então a cena escureceu.
Haiukan  fechou o notebook e encolheu os ombros.
— Ok, então admito que não é meu melhor trabalho. Mas estamos com um prazo curto. E como você sem dúvida já notou, a hipérbole e o exagero são o pão com manteiga metafórico da comunidade vampírica em geral.
Lembrei-me da minha primeira impressão de Lan Qiren , em seu terno preto de cetim, seda e veludo de 1970.
— Posso ter notado isso.
— De qualquer forma, não há nada que possamos fazer agora a não ser esperar — disse Haiukan  razoavelmente.
— Se Lan Qiren acreditar, iremos amanhã ao pôr do sol. E se ele não o fizer…
Haiukan  não concluiu esse pensamento.
Mas ele não precisava.
Se o tio de Wangji  e os Jamesons não acreditassem nesse estratagema, eu sabia muito bem que nenhum de nós tinha um plano B.


(...)

Beijo Quente, Sangue DoceOnde histórias criam vida. Descubra agora