Capítulo 4

24 4 5
                                    

Antes que se reunisse com seu conselho, Varang ficou a sós com Miles. Depois de tantos anos de paz e harmonia entre eles, ela pensou que não precisaria cobrar a promessa que tinham feito um ao outro através de sua aliança. Mas o momento derradeiro tinha chegado, e ela seria a líder que seu povo precisava.

-Ma'Miles, antes de qualquer decisão, eu preciso saber, você cumprirá seu lado do nosso acordo? - ela perguntou seriamente para ele.

Seu marido, por sua vez, se abaixou solenemente para ela, numa posição de soldado pronto a receber suas ordens.

-Eu entreguei minha vida a você, servirei você e nossa família, com todas as habilidades e estratégias que tenho - ele disse seriamente - não só pelo nosso acordo, mas porque eu te amo.

-Levante-se, guerreiro - ela ordenou e ele obedeceu imediatamente.

Miles olhou diretamente em seus olhos.

-Sei que poderia contar com você, coloque seus planos em prática, meu amado marido, não esconda nada do que sabe de nós - ela pediu e ele assentiu.

A seguir, se uniram ao conselho, onde Miles explicou cada estratégia que Bridgehead poderia usar contra eles, lembrando-se do que ele mesmo tinha feito anos atrás e o que tinha ensinado ao esquadrão.

Depois que foi decidido que o Povo das Cinzas se juntaria ao restante dos clãs, eles foram até Wentang para transmitir a mensagem.

Enquanto isso, o Metkayina acabou conversando com Spider justamente o que ele gostaria de ouvir.

-Você foi criado com os filhos de Jakesully, não é verdade? - ele perguntou ao jovem.

-É verdade, tive que me separar deles há anos atrás - Spider explicou.

-Eu me lembro de ver você, ao longe, quando era mais novo, ouvi dizer que estava morto - Wentang contou.

-Bom, eu tive que vir pra cá, meu pai sempre foi inimigo dos Sullys, e... eu salvei a vida dele - Spider continuou - temia o que poderiam fazer comigo, quando os rumores de que meu pai estava vivo surgiram.

-Entendo - o mensageiro assentiu - no entanto, eles sentem muito sua falta, falando de você o tempo todo, principalmente a tsahik Kiri.

-Tsahik? Ela se tornou tsahik? - orgulho repentino encheu o coração de Spider ao ouvir isso.

-Sim, Ronal decidiu instrui-la por causa dos seus dons - Wentang confirmou.

-Então, estão todos bem? - Spider arriscou fazer a pergunta que queria.

-Estão, Lo'ak está prometido a Tsireya, Tuktirey está se preparando para se tornar uma guerreira - disse o Metkayina.

-Isso é muito bom de ouvir - o jovem humano assentiu, deixando formar um sorriso em seu rosto - eu também estou bem, quer dizer, encontrei minha família aqui.

-Seus amigos iriam querer ouvir isso diretamente de você - sugeriu o visitante.

-Eu acredito que sim, mas não sei se me encontrar com eles agora seria seguro - declarou Spider - eu ainda teria que contar a verdade a eles primeiro.

-Nisso você tem razão, mas agora que Miles Quaritch se tornou um homem do Povo das Cinzas, um aliado, talvez eles possam perdoá-lo por salvá-lo - apontou Wentang.

-Está aí algo que eu quero acreditar que aconteça, mas eu ainda tenho minhas dúvidas - confessou Spider.

Antes que Wentang comentasse algo a mais sobre toda a situação, Varang e Miles retornaram para casa, surpreendendo os dois rapazes.

-Diga a Jakesully que tem nossa lealdade - a olo'eyktan do fogo declarou - reuniremos meus melhores guerreiros e partiremos com você, amanhã.

-Muito obrigado, grande Varang - Wentang agradeceu.

-Vocês vão partir? E quanto a todos? Quem ficará para proteger tudo? - Spider ficou preocupado.

-Rayfu ficará na liderança, ele também cuidará de seus irmãos - ela declarou.

-Sendo assim, eu também quero me juntar a vocês, esse é o meu lar, também quero ter a chance de defendê-lo - Spider disse, muito convicto.

-Será a batalha das nossas vidas, completamente perigosa e letal, contamos com Eywa para nos dar a vitória, mas eu não gostaria de colocá-lo em risco, meu filho - Varang argumentou.

-Eu sei que é arriscado, mãe, mas eu sou um guerreiro, e também humano, tenho a vantagem de poder dialogar diretamente com eles - ele explicou - eu preciso ir com vocês.

-Está decidido então, virá conosco como um bravo guerreiro, meu filho - sua mãe decidiu.

Miles viu toda a situação de perto, tendo sua própria opinião sobre ela. Também não queria colocá-lo em risco, mas sabia que não poderia conter Spider. Ele era um espírito livre, que tudo pelo que procurou na vida foi uma oportunidade para mostrar seu valor e ali estava ela.

-Eu vou proteger sua retaguarda - prometeu seu pai.

Eles assentiram um para o outro, num silencioso entendimento. Assim, só restou aos guerreiros se prepararem para sua partida.

Mawey chorou na despedida de sua família, mas, por mais jovem que fosse, entendia que era esse o papel deles para com o povo. Ela pediu que eles retornassem, e Spider e seus pais prometeram que iriam.

No dia seguinte, todo o povo estava reunido para ouvir o anúncio de Varang. Certamente, entre eles estava Guaitani. Ela observou Spider ao longe, achando-o sério e destemido, com a pintura de guerreiro por todo o corpo, munido de lanças e arco e flecha.

-Partiremos para defender nossa terra, Toruk Makto nos convocou e atenderemos seu chamado - ela contou - Rayfu ficará no comando com seus guerreiros. Que Eywa proteja-nos!

O povo gritou, desejando que as palavras de Varang se cumprissem. Spider então seguiu com os guerreiros até a praia, barcos já estavam a postos para levá-los até Awa'atlu.

-Spider, espere! - Guaitani chamou por ele e ele se virou, intrigado.

-Achei que queria distância entre nós - ele respondeu, muito sério.

-Eu sei, mas agora que está partindo para a batalha, fiquei preocupada com você - ela explicou - eu sei que você me rejeitou, mas não quero que morra.

-Farei o meu melhor quanto a isso - ele prometeu - cuide-se, Guaitani.

-Eu irei, você também - ela desejou de volta.

Spider então partiu, se acomodando no barco ao lado dos pais. Tudo que desejava agora era poder voltar à ilha outra vez, revendo Mawey e Taykar sãos e salvos.

Era por eles que lutaria, era por eles que retornaria.

Divisão de Uma EscolhaOnde histórias criam vida. Descubra agora