Carla seguiu a família dos líderes em silêncio, enquanto observava tudo ao seu redor. Ela acabou se surpreendendo com as cabanas um tanto mais elaboradas do que imagina. Percebeu que estavam a caminho da maior delas até então.
-Essa é nossa casa, seja bem vinda - Varang a recepcionou - por enquanto, ficará aqui, mas não se preocupe, podemos lhe dar privacidade.
-Eu agradeço, Varang - ela disse com tom de voz baixo.
-Eu mostro onde pode deixar suas coisas - Spider se ofereceu, o que a deixou um tanto assustada.
Ainda era estranho ter um humano entre eles, ainda mais um que se vestia e se comportava como na'vi, sem contar a ausência completa de uma máscara. Era o que mais a intrigava, sem dúvida.
Para Spider, ela apenas esboçou um pequeno sorriso agradecido. Ele por sua vez, compreendeu que tudo aquilo era intimidante demais. Eles passaram de um cômodo para o outro, onde Carla deixou sua bolsa no chão, deixando escapar um longo suspiro.
-Você deve estar cansada e faminta - ele deduziu - posso pegar alguma coisa pra você comer, se quiser.
-Tem algo aqui que eu possa comer? - a possibilidade deixou Carla intrigada.
-Sim, tem sim, como acha que eu sobrevivi todos esses anos? - Spider riu, o que a deixou um pouco menos tensa - só espere aqui, volto logo.
-Está bem - ela assentiu, se sentando logo em seguida, sentindo a exaustão da viagem cair sobre ela de uma vez só.
Não demorou muito para que adormecesse, deixando-se deitar no lugar que tinha acabado de chegar.
Não muito longe dali, Varang e Miles foram até a cabana de Meylit, onde Mawey e Taykar tinham ficado durante sua ausência.
-Mãe, pai, vocês estão bem! - ela disse animada e aliviada ao vê-los, ganhando um abraço dos dois.
-Estamos, minha querida, Eywa nos protegeu - afirmou sua mãe - vocês dois, ficaram bem?
-Sim, nós estamos bem - Taykar disse de forma mais contida, apenas observando tudo.
Miles sorriu para ele e segurou sua mão.
-Está tudo bem, meu garotinho, estamos aqui mesmo - declarou seu pai.
-Eu sei - ele assentiu - mas onde está o Spider? Está tudo bem com ele?
-Está sim, ele só foi resolver uma outra coisa, por isso não está conosco agora - Varang explicou.
-Mas ele está aqui na ilha? - Mawey acabou se preocupando com o irmão.
-Sim, ele veio - Miles confirmou - o que acontece é que temos uma novidade que trouxemos com a gente.
-Mesmo? O que é? - Taykar deu lugar à curiosidade dessa vez.
-Tem uma cientista humana que gostaria de visitar nossa ilha e estudar suas plantas, ela veio até aqui pra isso - contou Varang.
-Quer dizer... que ela é como o Spider? - Mawey se deu conta.
-Sim, e não - Miles respondeu com as duas palavras, o que deixou seus filhos confusos, ele logo se esforçou para esclarecer - bem, o Spider é único, ele pode ser humano no corpo, mas é um na'vi em espírito e ela é do povo de nascimento dele.
-Nós podemos conhecê-la? - Taykar quis saber.
-Ela representa perigo para nós? - Mawey voltou a ficar em alerta.
-Não, ela está aqui sob nossa supervisão - garantiu a mãe deles - e além disso, nós fizemos um acordo com os humanos, eles não nos farão mais mal.
-E se eles mudarem de ideia? - a menina não estava tão certa.
-Lutaremos de novo, com certeza - o pai dela garantiu - por ora, minha querida, fique calma, aproveite a paz que conquistamos, está bem, Mawey?
-Sim, pai - a menina baixou o olhar refletindo sobre o pedido, mas ergueu a cabeça e sorriu logo em seguida, tentando disfarçar sua preocupação.
Ela esperava que as coisas realmente ficassem calmas por um longo tempo.
Assim, Spider voltou à cabana, com frutas e peixe para que Carla comesse, mas ele se surpreendeu ao encontrar a pobre mulher dormindo. Fazia muito tempo que não via outro ser humano tão de perto, a não ser pela guerra que tinham acabado de ganhar. Sentia falta de Norm e Max, mas Carla era certamente diferente deles, mesmo sendo uma cientista.
Ela respirava profundamente, como se não dormisse há muito tempo. As mãos estavam dobradas sob o ventre, tremendo regularmente. Ela estava inquieta, com certeza, mesmo em seu subconsciente estava em alerta, por estar em um lugar diferente e, para ela, certamente hostil.
Acordá-la agora parecia um grande crime a Spider, por isso, ele decidiu deixar o cesto ali e dar privacidade a ela.
Ele então saiu da cabana, a tempo de encontrar os irmãos antes que eles entrassem ali.
-Mawey! Taykar! - ele sorriu abertamente para os dois.
-Spider, você está mesmo aqui - afirmou sua irmã.
-Sim, eu voltei, onde mais eu estaria? - ele riu, o que foi um alívio para seus irmãos, era mais um sinal claro de que ele tinha voltado e estava bem.
-Eu não sei, ficamos com medo de acontecer o pior com você - confessou Mawey.
-Não se preocupe, está tudo bem - assegurou Spider.
-E quanto à humana que veio com vocês? Papai e mamãe disseram porque ela veio, mas não sei se é uma boa ideia - Taykar contou.
-Ela me parece uma boa pessoa, eu sei que é meio difícil falar isso depois de tudo que aconteceu, mas ela só está aqui para estudar as plantas, fiquem tranquilos - prometeu o irmão.
-Tudo bem, Spider, eu confio em você - seu irmão mais novo lhe deu um voto de confiança.
-E você Mawey, o que diz? - Spider esperou uma resposta dela.
-Você sabe que eu confio em você - ela disse com toda certeza.
O que era certo para os três irmãos naquele momento era esperar pelo que viria quanto à sua visitante humana, e que Eywa continuasse os protegendo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Divisão de Uma Escolha
FanficDepois de anos de sossego em que finalmente Spider se sente em casa e em família, uma visita inesperada à ilha do clã das cinzas balançará seu coração e o forçará a fazer uma única decisão.