Capítulo 8

19 1 0
                                    

Quando Carla abriu os olhos no dia seguinte, levou alguns minutos para que sua mente se acostumasse com seus arredores. De repente, se deu conta novamente da decisão que tinha tomado e onde estava agora. Também se deu conta de que tinha dormido com muita facilidade num local que não conhecia. Era no mínimo curioso, ou talvez fosse apenas o efeito do sono sendo mais forte que outros instintos.

Ela não sabia se podia confiar nos seus hóspedes e muito menos, se eles confiavam nela. É claro, os na'vi desconfiarem dos humanos parecia um pensamento muito natural, compreensível e plausível, dado o histórico entre os dois povos. Mas agora, talvez com o que Carla estava fazendo, era um primeiro passo para alguma convivência pacífica. Suspirando, ela se espreguiçou, se preparando para o dia, e dar o primeiro passo para um voto de confiança.

Spider e os irmãos já tinham se levantado há muito tempo, indo para seu treinamento e pesca matinais. O rapaz pensou que seria uma boa ideia levantar mais cedo, de modo que retornaria a tempo de estar em casa quando Carla acordasse, assim, ela não ficaria sozinha. Ele podia sentir que era uma preocupação de seus pais de que ela sempre estivesse acompanhada, ao menos, por enquanto.

Antes que a cientista deixasse o aposento em busca de outra pessoa que estivesse no local, Spider a encontrou, o que a deixou um pouco assustada, dando um suspiro um pouco mais alto do que pretendia.

-Me desculpe, eu não queria assustá-la - Spider disse de prontidão, notando o receio dela.

-Está tudo bem, eu acho - Carla desviou o olhar - eu só... estava sozinha até agora, só me assustei com alguém aqui.

-Eu entendo - ele acabou sorrindo de forma bondosa - estou só vendo se você precisa de alguma coisa, só isso.

-Eu estou bem, obrigada - ela agradeceu.

-Bom, eu trouxe comida pro café da manhã - ele avisou - eu pensei em levá-la para conhecer a aldeia logo em seguida, mas só se quiser, pode decidir quando fazer isso.

-Eu gostei da sua ideia, vou com você depois - Carla decidiu.

-Está bem - Spider assentiu, já pensando em sair do aposento.

-Spider - Carla chamou depois que ele se virou de costas, mas ainda sentindo certa apreensão, sentindo-se um pouco arrependida do que tinha feito, mas agora já tinha feito.

-Sim? - ele ficou curioso ao se virar para ela, a observando.

-Eu espero não estar pedindo demais - ela seguiu em frente - mas será que você poderia ficar aqui comigo, enquanto eu como?

-Ah sim, eu posso - Spider sorriu de alívio, e quase acrescentaria que ela não deveria ficar sozinha mesmo, mas achou melhor não fazer isso.

-Obrigada - ela agradeceu, de repente, mais tímida.

Carla então se juntou aos três irmãos, e um silêncio absoluto pairou sob os quatro.

-Seu nome é Carla, não é? - Mawey decidiu dar o primeiro passo para algum contato.

-Sim, eu sou - a humana confirmou.

-Eu sou a Mawey, filha de Miles, esse é nosso irmão Taykar - ela apresentou os dois.

-É um prazer conhecê-los - a educação e gentileza social fizeram com que Carla respondesse, sentindo um pouco de curiosidade sobre as duas crianças.

-Por que você quis morar com a gente? - Taykar foi mais direto depois do seu silêncio desconfiado.

-Eu... não vim exatamente morar com vocês - Carla achou melhor descartar a possibilidade de vez - eu vim fazer um trabalho, estudar as plantas que vocês tem aqui, são diferentes das que temos em Bridgehead.

-Pra que você faz isso? Você é uma tsahik? - Taykar chegou à conclusão.

-Eu não sei, o que é tsahik? - perguntou a humana, em dúvida genuína.

Taykar suspirou e revirou os olhos, sua irmã, por sua vez, estreitou os olhos para ela, a achando ainda mais estranha.

-É nossa... curandeira, líder espiritual - Spider se pôs a explicar prontamente - é a Meylit, a Carla trabalha de forma diferente, ela estuda as plantas porque as acha interessantes e  que ela sabe sobre as plantas pode ajudar o povo dela.

-Então, ela parece muito com uma tsahik - Mawey chegou à conclusão.

-Pode ser - Carla arriscou responder - mas eu não sou nenhuma líder, eu tinha... um grupo de pessoas como eu, mas não era a líder deles.

-O que aconteceu com eles? - Taykar quis saber.

-Ficaram em Bridgehead, eu quis vir para cá pelo que seu irmão disse - ela explicou.

Os irmãos então a observaram com certo silêncio. Carla continuou comendo da mesma maneira quieta e comedida. Até que Spider se levantou, a deixando um tanto em alerta e chamando sua atenção.

-Eu vou esperar por você para irmos ver a aldeia, me avise quando estiver pronta - ele anunciou.

-Está bem - ela concordou.

Dando razão à sua curiosidade e à certa pressa de seu anfitrião, ela terminou de comer apressadamente, então seguiu o jovem para fora da cabana.

Ela notou as outras cabanas ao longo de sua vista, menores do que a que estava hospedada, brilhando ao sol, vistas com muito mais detalhes do que na noite anterior.

Quando Spider deu o primeiro passo para frente, ela apenas o seguiu pelo caminho que ele já conhecia tão bem. Carla decidiu apenas ouvi-lo dessa vez.

-Bom, esse é o caminho principal, que une a costa da ilha à aldeia - ele foi explicando, conforme andava - aquela é a cabana da Meylit, se estiver se sentindo doente ou precisar de orientação espiritual, é pra lá que deve ir.

"Até mesmo eu?", pensou Carla, mas ela logo achou melhor guardar o pensamento para si.

-Por ali, temos o ferreiro, que fabrica as armas - Spider continuou - usamos mais lanças geralmente, não há muito arco e flecha, mas eu e meus irmãos sabemos atirar, eu os ensinei e aprendi com... velhos amigos.

Lembrar dos Omatikaya fez o semblante de Spider ficar um pouco triste de repente, mas ele suspirou fundo, lembrando que pôde reencontrá-los e estavam todos bem. Assim, ele prosseguiu mostrando tudo.

Pararam em certo ponto alto de onde podiam ver os vulcões ao longe. Sua fumaça constante era impressionante, se erguendo sobre a floresta.

Não muito longe dali, Guaitani tinha avistado os dois, talvez próximos demais para uma forasteira e o filho dos líderes. Imediatamente, ela decidiu que trazer uma humana para o Clã das Cinzas não era uma boa ideia.


Divisão de Uma EscolhaOnde histórias criam vida. Descubra agora