Spider reconheceu a costa de Awa'atlu, embora fizesse anos que ele não visse o lugar pessoalmente. Alguns marui estavam mudados, mas outros continuavam exatamente iguais, como sua memória tinha gravado.
Estar ali novamente o fez sentir nervoso, não sabendo exatamente o que esperar. Se pudesse ver os amigos, atestando pessoalmente que eles estavam bem, todo aquele risco já valeria a pena para ele.
Chegando mais perto ainda, ele reconheceu Tonowari e Jakesully, os dois acompanhados por Ronal e Neytiri. Os anos que haviam passado estavam marcados em seus rostos. O medo em Spider acabou deixando-o ainda mais nervoso. Lembrar-se de como ele foi ameaçado pela mulher ainda lhe causava pesadelos.
Coincidentemente, seu pai passava pelas mesmas emoções. Por mais que o Povo das Cinzas e os Metkayina estivessem prestes a se tornarem aliados, Miles se lembrava bem que era Neytiri que havia matado seu primeiro corpo. Talvez agora, anos depois do acontecido, ele conseguisse compreender que isso tinha vindo para o bem. Ainda assim, a mulher era uma brava guerreira que não tinha medo de provocar morte por onde passasse.
Varang se muniu de raiva e ferocidade, quando viu os líderes que lutaram contra seu marido. Em sua mente, ela tinha a clara visão que Miles tinha compartilhado com ela, a ameaça de Neytiri sobre Spider. Sendo mais sábia, ela resolveu guardar esses sentimentos e se manter calma, agiria com toda diplomacia ali.
Deixaram que Watang fizesse as apresentações quando eles desembarcaram.
-Esta é a senhora do fogo e das cinzas, olo'eyktan Varang - disse o mensageiro.
-Ouvi falar muito de vocês - disse ela por sua vez - esse é meu consorte, Miles, e meu filho, Spider, acredito que eles não precisem de apresentações.
-Certamente que não, eu espero que sejamos aliados, de verdade - Neytiri respondeu prontamente, antes de qualquer coisa, chegando a segurar o cabo de sua faca.
Seu marido, sendo mais prudente, tocou seu braço com delicadeza, num claro sinal de que não fosse hostil.
-Eu concordo com ela - Jake disse mais calmo, mas depositando um olhar muito sério e firme para Quaritch.
-Um acordo é um acordo, nós iremos honrá-lo - garantiu o consorte de Varang.
-Vocês tem meu convite para se abrigar entre nós, descansem de sua jornada, discutiremos o conflito mais tarde - Tonowari se interpôs em toda conversa.
Ele e Ronal deixaram os visitantes para trás, mas Toruk Makto e a esposa ainda estavam atrás de respostas.
-Como isso pôde acontecer? Achei que estavam mortos - Jake foi direto.
-Spider me salvou - Miles explicou - eu sei que você gostaria de me ter morto, mas não se preocupe, dessa vez estamos do mesmo lado.
-Eu espero mesmo - Neytiri comentou, de forma feroz.
-E você, garoto? Você desapareceu e ficamos desesperados! Te procuramos por meses até desistir, mas... - Jake suspirou - você escolheu seu pai.
-No final das contas, eu não pude deixá-lo - Spider se justificou, sendo muito sincero.
-Eu entendo toda desconfiança e ressentimento - Varang se interpôs na conversa - mas posso atestar que Miles não é o mesmo homem que conheceram. Ele é meu braço direito e pai dos meus filhos, confio minha vida inteiramente a ele.
-Filhos? - Neytiri pareceu incrédula.
-Eu entendi exatamente o que você encontrou aqui, Sully, e acredite, estou disposto a fazer de tudo para proteger o que eu tenho - Miles afirmou com toda convicção.
-Eu espero que sim - Jake respondeu, mais esperançoso que a esposa.
Eles então se separaram, deixaram Varang e Miles se acomodarem, mas Spider não os seguiu. Precisava de mais respostas do que apenas aquelas.
-Jake, eu preciso perguntar, Kiri, Lo'ak, Tuk, eles estão bem? - perguntou o rapaz.
-Você mesmo pode ir até eles e ver como estão - foi a primeira vez que Toruk Makto sorriu desde o início daquele reencontro.
Ele contou a Spider onde poderia encontrar seus filhos. Enquanto Lo'ak e Tuk estavam fora, caçando juntos, Kiri se ocupava com suas ervas e curativos, procurando deixar tudo arrumado.
Spider a viu de costas, mesmo sem ver seu rosto, ela parecia mais séria. O cabelo estava mais preso, e um xale cobria seus ombros. Ele deu um suspiro antes de chamá-la pelo nome.
-Kiri!
A moça se virou para trás, não reconhecendo a voz, mas dando um longo suspiro e chorando quando seus olhos reconheceram o rosto de seu velho amigo.
-Spider, é você mesmo?! - ela tocou o rosto dele.
-Sou eu, Kiri - ele confirmou, também começando a chorar.
Eles então se abraçaram por um longo tempo, até que ela o soltasse, para ir em busca de respostas.
-Como você sobreviveu? Achei que estava morto - ela contou.
-Eu sei, mas... - ele suspirou, desviando o olhar - é difícil contar a verdade, eu espero que você não me odeie.
-É impossível eu odiar o amigo de quem eu senti tanta falta! - ela garantiu, secando uma lágrima.
Ele tinha as dúvidas dele, se ela continuaria assim depois de saber o que houve. Mas ele sabia, que depois de tanto tempo, só restava dizer a verdade.
-Eu fugi de propósito, Kiri - ele contou - quando os rumores de que o meu pai estava vivo ficaram fortes, eu fiquei com medo do que poderia acontecer comigo e fugi.
-Mas... ele morreu naquela batalha... - ela murmurou, pensativa, mas logo em seguida entendeu tudo - você o salvou.
-Eu simplesmente não consegui deixá-lo lá, algo mais forte me impulsionou - ele explicou.
-Eu entendo, apesar de tudo, ele era... é seu pai - ela disse, ainda pensativa.
-Eu sei o que ele fez, eu não o isento dos seus crimes, mas ele mudou, depois de todos esses anos, ele está disposto a lutar conosco, defender o Povo das Cinzas também - Spider disse um pouco mais confiante.
-Povo das Cinzas? Os Exilados? - ela titubeou.
-Eu também sei da fama deles, mas meu pai construiu um lar lá - Spider continuou - ele se casou com a olo'eyktan deles, e eles me adotaram, eu também tenho mais dois irmãos.
-Por Eywa, você realmente encontrou sua família! - ela disse impressionada - eu entendo porque os defende e está feliz, tem motivos plausíveis pra isso.
-Eu sei, mas não quer dizer que eu tenha esquecido de vocês, nem um pouco - ele afirmou - você, Lo'ak, Tuk foram minha primeira família, nunca vou esquecer disso.
-Ah Spider! - Kiri deu um sorriso enorme de alívio - bem vindo de volta, meu amigo.
Ela lhe ofereceu outro abraço, o que garantiu a Spider de que não havia ressentimento nenhum da parte de Kiri pelo que ele tinha feito. Eles estavam tendo a chance de estarem juntos outra vez e era isso que bastava.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Divisão de Uma Escolha
FanficDepois de anos de sossego em que finalmente Spider se sente em casa e em família, uma visita inesperada à ilha do clã das cinzas balançará seu coração e o forçará a fazer uma única decisão.