03

174 29 0
                                    

      XIAO ZHAN 
“VOCÊ PRECISA DE UMA boleia, detetive?” Com um sorriso estampado no rosto, olhei pela janela aberta do SUV de Yibo para onde ele estava sentado em uma cadeira de rodas na entrada da frente do hospital

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

      XIAO ZHAN
“VOCÊ PRECISA DE UMA boleia, detetive?” Com um sorriso estampado no rosto, olhei pela janela aberta do SUV de Yibo para onde ele estava sentado em uma cadeira de rodas na entrada da frente do hospital.
Em um par de calças de moletom cinza, camiseta azul marinho e um boné do Chicago Bulls que  Haoxuan havia trazido para ele, Yibo quase parecia o mesmo de sempre. Se você não contasse a palidez de sua pele ou o leve aperto de seus lábios quando Win o ajudou a se levantar.
Depois de estacionar o SUV, desci para ajudar, e com Win segurando a porta aberta e meu braço em volta de sua cintura, Yibo conseguiu entrar no veículo sem problemas.
Assim que ele entrou, Win me entregou a sacola com seus pertences e uma menor com seus remédios.
“Obrigado,” eu disse, e fiz uma nota mental para enviar-lhe algumas flores para que ela soubesse o quanto eu apreciei tudo o que ela fez por nós.
“De nada. Eu realmente vou sentir falta de vocês dois.
“Acho que vamos sentir mais a sua falta.” E essa era a verdade. Win tinha sido um salva-vidas.
“Você vai ficar bem.” Ela gentilmente apertou meu braço. “Mas certifique-se de cuidar de si também, ok? Você passou por muita coisa na semana passada e não teve muito tempo para processar.
“Estou bem.”
“Você está certo agora porque tem outras coisas em que se concentrar. Mas certifique-se de dar a si mesmo tempo para se ajustar.
“Eu vou”, eu disse, e reuni meu sorriso mais brilhante. “Obrigado novamente.”
“A qualquer momento. Vejo você no noticiário, Sr. Xiao.
Ela acenou para Yibo enquanto eu me dirigia para o lado do motorista e sentava atrás do volante. Assim que entrei, olhei para Yibo e disse: “Hora de apertar o cinto”.
Ele olhou por cima do ombro para o cinto de segurança e depois se virou para mim.
“Uh, dói um pouco torcer e agarrar. Você se importa?”
Claro que sim. Deus, eu era um idiota.
Com cuidado para não me apoiar nele, estendi a mão por cima dele e fui puxar o cinto em seu peito. A mão de Yibo em meu braço me fez parar, e eu percebi o quão perto estávamos um do outro.
“Oi”, disse ele, seus olhos vagando por todo o meu rosto.
“Oi.”
Yibo respirou fundo e fechou os olhos, e eu apertei meus dedos ao redor da tira de náilon.
“Você cheira fodidamente incrível”, disse ele.
“Yibo...” Parecia uma eternidade desde que estive tão perto dele, uma eternidade desde que o toquei. Estendi a mão e corri meus dedos por sua bochecha. “Eu não posso acreditar que você já está indo para casa hoje. Quando na semana passada...”
“Shh.” Yibo colocou a mão sobre a minha e virou o rosto na palma da minha mão, e a sensação de seus lábios fez meu coração bater um pouco mais forte. “Obrigado por se oferecer para ser meu guardião.”
Ele não precisava me agradecer. Foi a melhor maneira que pude pensar para ficar a sós com ele. Mas antes que eu pudesse dizer isso, uma buzina soou atrás de nós.
Eu me assustei e soltei o cinto. Yibo se virou para agarrá-lo, e eu me endireitei e estreitei os olhos. “Você realmente não precisava de ajuda com isso, não é?”
Enquanto eu colocava meu próprio cinto de segurança, Yibo riu.
“Culpado.”
Eu não pude evitar a contração em meus lábios porque isso foi totalmente um movimento de Yibo. “Fico feliz em ver que você está se sentindo melhor.”
“É por isso que estou no carro e não no hospital, certo?”
“Certo.”
“Falando nisso, como você levou meu SUV para o hospital? Eu nunca vi você sair.
“Eu não”, eu disse enquanto saía para a estrada principal. “Tivemos suas chaves e Jiyang as pegou no hotel no dia seguinte.”
“Espere, você está dizendo que Boudreaux  dirigiu meu carro?”
Eu sabia tudo sobre o relacionamento contencioso entre Yibo e Jiyang. “Ele fez, e felizmente para você, ele não tirou as peças.”
“Hilário.”
Eu sorri. “Oh vamos lá. Quando você vai desistir dele?
“Que tal nunca?”
“Ele realmente não é tão ruim.”
“Ele também não é tão bom assim.”
Ok, então não havia amor perdido ali. Eu sabia disso e não invejava Haoxuan tentando fazer malabarismos com os dois o tempo todo. Mas quem sabe – talvez um dia eles encontrassem algum terreno comum.
Quase não havia trânsito, já que era meio-dia, então não demorou muito para voltar para a casa de Yibo. Quando entrei na garagem dele e estacionei em frente à garagem, tive um flashback repentino da última vez que estive lá. A noite em que vim pedir ajuda a Yibo.
Depois de desligar o motor, agarrei o volante em um esforço para evitar que minhas mãos tremessem. Quando finalmente senti que tinha controle de mim mesmo, tirei as chaves da ignição e me virei para Yibo.
“Vamos conversar sobre isso”, disse ele.
“Não há o que falar.”
“Sim, isso não vai funcionar comigo. Portanto, tire a negação do seu sistema agora, porque da próxima vez que eu perguntar, quero uma resposta direta.
Reprimi meu impulso automático de desviar e, em vez disso, balancei a cabeça e saí do SUV, depois dei a volta e abri a porta. “Nem pense em me pedir para desafivelar você.”
“Não? Que pena.” Yibo riu enquanto soltava o cinto, depois se apoiou em mim para sair do veículo.
“Você pode chegar até a porta da frente bem?”
“Posso andar bem. Foi apenas entrar e sair do SUV que foi difícil.”
Eu balancei a cabeça, mas o observei de perto enquanto pegava nossas coisas no banco de trás.
Yibo destrancou a porta e eu o segui para dentro. Era difícil acreditar que essa era apenas a segunda vez que eu ia à casa dele. Era exatamente como eu me lembrava e tão personalizado quanto o quarto do hospital de onde ele acabara de receber alta. Só que agora tinha um cheiro rançoso e trancado.
“OK.” Eu passei por ele e me dirigi para a sala de estar. “Vou dar uma volta e abrir algumas janelas, arejar este lugar. Sente-se e eu volto em um minuto.
Ao ir de cômodo em cômodo, notei que, assim como na sala de estar e na sala de jantar, não havia muita coisa que personalizasse o lugar de Yibo.
O primeiro quarto em que entrei, seu quarto principal, tinha uma cama queen-size no centro. Apenas o estrado e o colchão – sem cabeceira -, mas era bem feito com um edredom azul e cinza e um par de travesseiros jogados em cima. Ele tinha uma mesinha de cabeceira de cada lado e apenas uma lâmpada na mesinha mais próxima da porta. O lado em que ele dormia, presumi.
Ao passar pelo único conjunto de gavetas no quarto, notei que não havia nada em cima delas, e também não havia nada nas paredes cor de creme. Quando abri a janela e a brisa do verão entrou, eu me perguntei se Yibo dormia assim ou se o policial dentro dele o fazia trancar todas as noites.
A próxima sala – seu escritório, talvez? – era um pouco menor que o outro cômodo, mas grande o suficiente para uma esteira de um lado e uma velha e surrada escrivaninha do outro. Eu rapidamente abri a janela, não querendo que ele pensasse que eu estava bisbilhotando, mas então notei um porta-retratos ao lado do laptop de Yibo.
Era a única coisa em todo o lugar que me dizia que era aqui que ele morava. Peguei para dar uma olhada e imediatamente reconheci a foto, e por que não? Eu peguei.
Era dele e de seus irmãos no aniversário de dezesseis anos de Haoxuan. Deus, fale sobre uma explosão do passado. Enquanto eu olhava para os três com os braços em volta dos ombros um do outro, eu podia me lembrar vividamente do momento exato em que eu o havia tirado...

(“OH, AÍ ESTÃO VOCÊS,” disse a Sra. Wang enquanto abria a porta dos fundos e entrava segurando uma bandeja com bifes grelhados e cachorros-quentes.
Ela deu um sorriso caloroso para mim e para o aniversariante que estava tentando bater minha pontuação em seu novo jogo da Nintendo, e corri ao redor do balcão para ajudá-la.
“Aqui, deixe-me pegar isso para você, Sra. W.”
Ela o entregou e soltou um suspiro fingido. “Obrigado,  Xiao Zhan . É bom saber que a mãe de alguém os criou bem.”
“Desculpe, mãe, estou tentando vencer...” Haoxuan fez uma pausa e depois murmurou: “Ah,cara.”
Eu ri enquanto pegava a bandeja e me dirigia para a pequena ilha no centro da cozinha. “Ele está tentando me vencer nesse novo jogo. Mas ele continua perdendo.”
“Ah, entendo.” Ela enxugou as mãos no avental e ficou ao lado de Hao. “Talvez eu pudesse tentar. Acha que posso superar o placar de Xiao Zhan?
Haoxuan  zombou e olhou por cima do ombro, e ela arqueou uma sobrancelha para ele.
“Nunca se sabe. Posso surpreendê-lo.
Eu ri, e Haoxuan  olhou para mim. “Não. Eu vou vencê-lo. Desta vez, vou vencê-lo.”
“Mhmm,” sua mãe disse enquanto caminhava até a geladeira e abria a porta. “Bem, você se importa em fazer isso  depois que tirarmos sua foto de aniversário? Seu pai já teve que sair para trabalhar, e agora Yibo diz que tem que ir...”
“Ah, vamos lá, mãe, não podemos pular? Não é realmente uma foto de família sem  toda a família.”
“Meus três filhos estão aqui, e isso é tudo que importa.” Ela colocou a alface e os tomates na tábua de cortar, pegou a câmera e me entregou.
“Você tira para mim, Xiao Zhan? Zhuocheng está lá atrás chutando a bola de futebol, e Yibo...
Na verdade, não sei para onde Yibo foi.
“Claro, eu não me importo. Vou tentar não cortar suas cabeças.” Olhei para Haoxuan  cujos olhos estavam grudados em seu jogo. “Hao? Você vem? “Sim, estarei aí em um minuto. Por que você não pega os outros dois e eu vou sair assim que eu chutar o seu traseiro.
“Wang Haoxuan ”, disse sua mãe, apontando a faca em sua direção. “Você pode ter dezesseis anos hoje, mas não fala assim nesta casa.”
Haoxuan  zombou, mas não ergueu os olhos. “Yibo tem.”
— Yibo... Yibo.
Decidindo fazer uma pausa antes que as coisas piorassem, saí para rastrear os outros dois irmãos Wang .
Eu adorei vir aqui. Não porque tive problemas familiares ou uma criação infeliz. Mas porque aqui era como se eu tivesse irmãos. Eu cresci passando minhas tardes e verões brincando com os  Wangs.
Olhei para fora do convés, e Zhuocheng estava exatamente onde a Sra. W disse que ele estava,chutando a bola de futebol. Mas Yibo, o irmão mais velho de Haoxuan , não estava à vista.
Desci os degraus com a câmera na mão, então vi alguém encostado na lateral da casa.
Suspirei e de repente desejei que Haoxuan  estivesse aqui comigo. Yibo era o único membro da família que sempre conseguia me irritar. Eu não estava sozinho nisso. Ele tinha a reputação de irritar todo mundo ao seu alcance.
Olhei para a câmera na minha mão e respirei fundo.  Apenas vá e pergunte a ele, eu disse a mim mesmo.  Qual é o pior que ele pode fazer? Diga não? 
“Ei, Yibo?” Eu chamei, então fiz meu caminho em direção a ele. Quando ele olhou para mim,meus pés vacilaram.
Vestido com chinelos, shorts e uma camiseta do Chicago Bulls, ele tinha um boné puxado par abaixo sobre o rosto e toda a sua postura gritava:  Dê o fora. Eca, Eu não tinha ideia de por que estava tão intimidado por ele. Ele tinha dezenove anos, apenas um ano mais velho que eu. Mas havia algo tão intenso sobre Yibo, algo que me fez manter minha guarda perto dele.
Quando parei na frente dele, ele deu uma tragada profunda no cigarro e soprou bem na minha cara. Afastei a fumaça e fiz uma careta.
Deus , ele era um idiota. — Do que você precisa, Xiao Zhan?
Resistindo ao impulso de voltar para dentro e deixar a Sra. W lidar com ele, levantei a câmera.
“Sua mãe quer que eu tire uma foto de vocês.”
Yibo zombou. “Porque se importar? Você não ouviu? O querido velho pai acabou de sair.
O desdém na voz de Yibo me enervou, mas eu não conseguia identificar o porquê.
“Ela disse apenas você, Hao e Zhuocheng.”
Yibo deu outra tragada e, desta vez, inclinou a cabeça para trás para soprar a fumaça para o céu. “Acho que vou me separar.”
Yibo típico. Não dava a mínima para ninguém além de si mesmo, e algo sobre isso realimente me irritou. Aqui ele estava todo chateado porque o pai deles havia cortado e fugido, e ele estava prestes a fazer a mesma coisa.
“Realmente?” Eu disse, antes que pudesse pensar melhor. “É o aniversário do seu irmão e você vai ficar tranquilo? Muito legal.”
Yibo empurrou a lateral da casa e deu um passo à frente. Embora meu cérebro gritasse para recuar, eu mantive minha posição. Eu não ia deixar  Wang Yibo  me intimidar.
“Você não ouviu?” ele disse em uma voz sussurrante. “Eu nunca sou legal. Basta perguntar ao meu pai. Se você quer o bom irmão Haoxuan , fique com o que está dentro.
Yibo se virou e começou a se afastar. Eu apertei meus dedos em torno da alça da câmera e gritei:
“Sair agora só prova que ele está certo, você sabe.”
Yibo parou e olhou por cima do ombro. “Então? O que você se importa se eu ficar ou ir?
Eu não fazia ideia. De todos os Wangs, Yibo era o que menos gostava. Mas algo sobre ele esta noite parecia diferente. Ele parecia desesperado e abatido, e algo me dizia para não deixá-lo sair –
Pelo menos não ainda.
“Eu não. Mas Hao vai, e eu sei que você se importa com seu irmão.
Yibo estreitou os olhos e voltou para mim. “Você está tentando me fazer sentir culpado?”
“Depende,” eu disse, e levantei meu queixo. “Está funcionando?”
A mandíbula de Yibo se contraiu quando ele me encarou, então, sem outra palavra, ele passou por mim, nossos ombros se conectando com força.
“Uma foto e estou fora.”
CERCA DE DEZ MINUTOS depois dessa conversa, tirei esta foto. O sorriso brilhante de Haoxuan  brilhou para mim depois que ele finalmente  superou o placar do meu jogo.)
O sorriso pateta de Zhuocheng era despreocupado e cheio de chaves. Então havia Yibo, com seu meio sorriso, uma expressão arrogante que não alcançava seus olhos. Eu não pude deixar de passar um dedo em sua bochecha, me perguntando o que ele estava pensando naquele momento.
Eu não pensava naquela noite há anos e, pelo que me lembro, não foi exatamente agradável para Yibo. Então, por que manter esta fotografia acima de todas as outras? Eu não fazia ideia.
“Você se perdeu, âncora”
Pego em flagrante, me virei para ver Yibo encostado no batente da porta. Eu rapidamente abaixei a foto, sentindo como se tivesse tropeçado em algo intensamente privado.
“Não. Eu vim aqui para abrir a janela e...”
“Em vez disso, deu um passeio pela estrada da memória?”
“Algo parecido.”
Yibo assentiu e se afastou da porta. “Você se lembra daquela noite?”
“Eu lembro”
“O que você lembra sobre isso?”
“Em relação a você? Honestamente?”
“Honestamente.”
“Eu me lembro de você ser um completo idiota.”

........
YIBO
XIAO ZHAN JÁ SE FOI  há algum tempo para alguém apenas abrindo janelas. Eu o ouvi se movendo mais cedo, mas agora a única coisa que eu podia ouvir em minha casa era o tique-taque do meu relógio de parede.
Engraçado que eu nunca tinha notado isso antes. Mas depois de passar as últimas semanas na companhia constante de outra pessoa, essa solidão repentina era chocante.
Eu cuidadosamente me levantei, não querendo estourar um grampo. Enquanto caminhava pelo corredor, olhei para minha casa com novos olhos e pude ver de onde Xiao Zhan vinha naquela primeira noite em que passou.
Comparado com a casa dele, era como viver em uma caixa de sapatos. Mas não achei que o comentário de Xiao Zhan fosse tanto sobre o tamanho quanto sobre a falta de decoração, porque ele nunca tinha parado de olhar para a minha casa de infância, e não era muito maior do que este lugar.
Enquanto caminhava pelo banheiro principal, espiei para dentro para ver se estava vazio, e então continuei pelo corredor até chegar ao meu escritório. Foi lá que o encontrei.
Xiao Zhan estava parado na frente da minha mesa olhando para a foto minha e de meus irmãos, e me perguntei se ele se lembrava daquela noite. Lembrei-me como se fosse ontem, e lembrei-me dele . Mas eu tinha certeza de que, se ele tinha alguma lembrança, era muito diferente da minha memória.
Em vez de alertá-lo da minha presença, decidi tirar um momento e beber à vista dele.
Em jeans de grife e uma camisa de botão azul claro, Xiao Zhan parecia tão arrumado como sempre, comparado a mim e minhas calças de moletom. Mas isso não era novidade; ele sempre se vestiu melhor do que qualquer outra pessoa na sala, mesmo quando adolescente.
Era como se Xiao Zhan estivesse em algum tipo de transe parado ali, e quando ele passou os dedos sobre a imagem e suspirou, decidi que era hora de falar.
“Você se perdeu, âncora”
Xiao Zhan se virou como se eu o tivesse pego olhando para um estoque secreto de pornografia, então rapidamente colocou a fotografia de volta na mesa.
“Não. Eu vim aqui para abrir a janela e...”
“Em vez disso, deu um passeio pela estrada da memória?”
“Algo parecido.”
Eu balancei a cabeça e atravessei a sala, querendo chegar mais perto dele, querendo tocá-lo agora que podia. Quando parei na frente dele, deixei meus olhos caírem na foto.
“Você se lembra daquela noite?”
“Eu faço.”
“O que você lembra sobre isso?”
“Em relação a você? Honestamente?”
“Honestamente.”
“Eu me lembro de você ser um completo idiota.”
Sim, isso foi basicamente o que eu imaginei. Eu estava com um humor particularmente ruim naquela noite, cortesia de mais uma  conversa edificante com meu pai.
Xiao Zhan tinha sido um destinatário conveniente para minha raiva adolescente naquela noite, algo de que não me orgulhava. Mas uma coisa que aposto que ele não sabia era o tamanho do impacto que ele causou em mim por meio daquela conversa.
“Você tem razão. Eu fui um idiota total, e isso provavelmente é ser gentil. Naquela época, eu estava em uma missão para viver de acordo com a opinião negativa de meu pai sobre mim. Você me pegou logo depois que ele me lembrou como eu era uma vergonha para ele e mamãe.
Os olhos de Xiao Zhan se suavizaram e ele pegou minha mão. “Eu nunca soube que ele era assim.”
“Ninguém fez.” Apertei os dedos de Xiao Zhan e os soltei para pegar a foto. “Assim como sua bebida, ele manteve sob controle a maior parte do tempo. Mas mesmo a pessoa mais controlada acabará por explodir.”
“Eu sinto muito.”
“Não, não se desculpe. Na verdade, se houver alguma coisa, diga: ‘De nada.’” A confusão nos olhos de Xiao Zhan me fez sorrir. Virei a foto e disse: “Você se lembra do que disse para colocar minha bunda nesta foto?”
Xiao Zhan estremeceu e olhou para a foto. “Sim. Nós discutimos e você me disse que seu pai disse que Haoxuan  era o bom filho, não você. E eu disse que se você fosse embora, provaria que ele estava certo. Não tenho muito orgulho disso.”
“Bem, você deveria estar. Suas palavras mudaram minha vida naquela noite.
A cabeça de Xiao Zhan se ergueu, os olhos arregalados.
“É verdade. Depois daquela noite, decidi fazer tudo o que pudesse para provar que meu pai estava errado. Eu trabalhei duro para passar na escola e depois na academia.”
“E olhe para você agora. Você se tornou um dos melhores detetives da polícia.
“Bem, não vamos enlouquecer. Eu não fui um santo de forma alguma, e por um tempo eu saí do movimento. Mas pelo menos posso me olhar no espelho.
“É por isso que você mantém esta foto fora de todos eles?”
“Mhmm. Tenho mais alguns membros da família na sala de estar...
“Não me lembro de tê-los visto.”
“Isso é porque a única outra vez que você esteve aqui, você estava um pouco estressado.”
Estendi minha mão e Xiao Zhan a pegou. Puxei-o para perto de mim e descansei minha testa na dele.
“Você vai ficar comigo esta noite?”
Xiao Zhan recuou. “Essa noite? Vou ficar até que você esteja totalmente recuperado, se estiver tudo bem para você.
Eu não sabia por que estava tão chocado — ele havia dito isso no hospital —, mas a ideia de Xiao Zhan querer ficar na porcaria do meu apartamento de solteiro quando ele tinha uma mansão em um arranha-céu me fez rir.
“Tem certeza que não quer ir para aquele apartamento chique? Você não tem estado em casa desde...
“Na noite em que tudo aconteceu.”
A maneira fria e imparcial com que ele disse isso deixou claro que ele não queria mais falar sobre o assunto e, por enquanto, eu o deixaria escapar impune.
“Ei, eu não estou reclamando. Só estou chocado que você não esteja.
Xiao Zhan revirou os olhos. “Não há nada de errado com o seu lugar.”
“Só precisa de um pouco de cor, segundo meu designer.”
Xiao Zhan riu e enfiou as mãos nos bolsos, e eu me perguntei se ele estava fazendo isso para se impedir de me alcançar.
“Eu preciso pegar algumas compras para nós, além dos remédios extras que eles pediram para você. Eu quero que você descanse enquanto eu estiver fora, ok?
“Esta morrendo de vontade de voltar para o seu carro esportivo, hein”
“Culpado da acusação. Se eu não começar logo, estou preocupado que não comece de jeito nenhum.”
Eu me afastei e o segui de volta para o corredor. Enquanto ele caminhava em direção à porta da frente, chamei seu nome.
Quando Xiao Zhan olhou para trás, eu disse: “Em sua pequena caminhada agora, você percebeu que há apenas uma cama e um quarto, certo?”
Os olhos de Xiao Zhan foram para o sofá na sala de estar e depois de volta para mim.
Eu já sabia o que ele ia dizer antes que ele dissesse.
“Nem pense nisso.”
“Não?”
“Não.” Deixei meus olhos vagarem por ele e balancei a cabeça. “Se você ficar aqui, você fica aqui comigo .”
Xiao Zhan assentiu e disse: “Ótimo. Sua cama parece muito mais confortável do que o sofá. Então ele saiu pela porta, deixando-me pensando na longa noite pela frente.

(.....)

BREAKING NEWS (trilogia Headlines)Onde histórias criam vida. Descubra agora