Entrevista com Dayana, vencedora TOP 1 de Ficção Científica

13 4 3
                                    

Entrevista com aa-autora

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Entrevista com aa-autora

Viva La Escrita : De onde surgiu a inspiração para "Deltas - Missão Marte''?

Dayana : Eu sempre fui apaixonada pelo gênero da ficção científica. Acredito que li dezenas de livros de astronomia na escola e comecei a fantasiar diversas possibilidades. Ao crescer eu fui tendo acesso a filmes do gênero e teve um momento na pandemia que eu assisti tudo sobre Marte e minha mente começou a fantasiar outras possibilidades, foi quando decidi criar um universo colhendo as diversas partes que eu senti afinidade desses conteúdos. Não só filmes ou livros, mas documentários também.

Viva La Escrita : Como você desenvolveu o conceito dos Deltas, os humanos modificados?

Dayana : Eu comecei a deduzir que para nós nos mantermos no espaço só existe essa possibilidade, aparentemente, de modificação biológica. Nossa tecnologia não suporta muito tempo as condições fora da terra. Até é possível vivermos um breve período no espaço, talvez na Lua numa base, como alguns especialistas teorizam, mas a mudança corporal acontecerá, é inevitável. Por que não começar essas mudanças na Terra? É interessante pensar.

Viva La Escrita : Como foi explorar o tema LGBTQIA+ em um ambiente futurista?

Dayana : Tranquilo. Eu sabia desde o início que nós como seres sociais iríamos ter uma mudança na visão da sexualidade e do gênero. Desde quando eu nasci eu observo essa mudança, uma melhora ao meu ver, mais comunicação, mais compreensão e entendimento, a aceitação está sendo gradual. É uma questão de tempo, que eu acho que em poucas décadas, nossa sociedade estará mais evoluída nesse sentido. Mas esse livro ficou parado 3 anos até eu conseguir desbloquear esse sentimento de naturalidade da sexualidade. Foi depois de ler uma fanfic mesmo, no Wattpad, que minha visão mudou significativamente, pois ainda havia aqueles preconceitos e medos dentro de mim. Posso dizer que foi a @Annajkw que, sem querer, me ajudou a ver além. Eu agradeço muito a ela por ter me inspirado com suas obras, e a nossa amizade também.

Viva La Escrita : Como foi o seu processo de escrita para "Deltas - Missão Marte"? Houve alguma pesquisa prévia?

Dayana : Como eu disse, eu assisti muitos documentários, filmes e livros com a temática, mas eu não sou astrônoma, tão pouco estudei exatas ou biológicas, então a pesquisa continua. Um podcast sobre alienígena, ou sobre a influência das redes sociais, ou sobre novas tecnologias com IA , são altamente úteis para a composição do meu livro. O universo está se moldando aos poucos. O enredo já foi concluído na minha mente, mas os detalhes do universo ficcional futurista é que faz toda a diferença na minha opinião. O real protagonista é o futuro.

Viva La Escrita : Quais são as principais mensagens ou temas que você espera que os leitores levem consigo após ler "Deltas - Missão Marte"?

Dayana : É difícil ter que dizer a verdade. As mídias, a tecnologia, a política, tudo isso molda a sociedade e ainda somos reféns do sistema. Eu não deveria responder, eu acredito que cada um vai se apegar ou se identificar com um tema. Mas eu não sei mentir nem omitir nesse caso. O meu objetivo é realmente denunciar uma realidade que pode acontecer conosco. Claro que tem a problemática, o romance, a dor, as diferenças, a esperança e o meu amor por uma possibilidade de futuro extraordinária, nunca vista. Eu espero que um vazio dentro de cada um seja preenchido.

Viva La Escrita : Como é a abordagem das questões de identidade e humanidade na sua história?

Dayana : Eu tento fugir do clichê. Eu escrevo muito mais sobre mim, do que sobre qualquer pessoa. Obviamente eu li centenas de livros e assisti milhares de filmes e séries que me trouxeram uma visão humana das relações. Eu espero fazer sentido. Porque tem personagens que eu ainda não entendi quem são, qual sua personalidade, eu ainda não consegui encaixar na narrativa. Mas eu não me culpo, não vou acelerar meu processo criativo, a ideia está ali, e mesmo sendo fraca, eu ainda a amo, e irei finalizar de acordo com o que eu sinto.

Viva La Escrita : Quais são suas influências literárias?

Dayana : Eu pensei muito sobre essa pergunta e não consigo responder de forma simples. Eu leio desde os 9 anos, a literatura que eu mais consumi na adolescência foi a coletânea do Harry Potter e a que eu preservo até hoje na prateleira , porém eu li muitos livros do Chico Xavier, Zíbia Gasparetto, entre outros espíritas. Muitos livros de sociologia e história com influêntes das ciências sociais. Não dá pra eu firmar minha resposta. Eu estou em falta com os livros de ficção científica, porém temo pegar parte dessa influência, não quero ler nada do tipo hoje para eu ser o mais pura e original possível nas minhas obras. Sei que é impossível, mas eu posso tentar. Hoje eu leio algumas coisas no Wattpad, e obviamente o estilo POV me consumiu. Na realidade, eu me sinto um mosaico de inspirações, mas nada muito fixo ou que eu saiba determinar a origem.

Viva La Escrita : Qual seu escritor/escritora/escritore favorito?

Dayana : Difícil. Eu admiro muito Dan Brown, Clarice Lispector, Tolkien. A própria Zíbia Gasparetto é maravilhosa, Chico Xavier foi um dos autores modernos mais extraordinários na minha opinião, mas favorito eu não sei, sinceramente.

Viva La Escrita : Que conselhos você daria para escritores iniciantes que desejam explorar temas futuristas em suas obras?

Dayana : Estude ciência. Estude o passado, estude tendências para o futuro, estude sobre sociedade e tecnologia. Leia trabalhos acadêmicos, não pare de estudar. Leitores desse tipo de obra esperam qualidade nas informações, o mínimo de veracidade. É visível quando um escritor não sabe sobre o que está escrevendo, e muito triste. Faça valer a pena o tempo de vida de um leitor.

Viva La Escrita : Quais são seus planos ou projetos para o futuro?

Dayana: Eu espero concluir todos os meus livros começados. Espero deixar um legado literário, um nome, uma história para a humanidade. Óbvio que penso mais alto que isso, mas existem variáveis que fogem do meu controle. É esperar que o universo me favoreça, pois disponível eu estarei, e estou!

Viva La Escrita : Deixe um recado para seus leitores e seguidores do Viva La Escrita.

Dayana : Eu queria agradecer a todos que acreditaram em mim e o clássico clichê: siga seu sonho, mas eu vou além. Beba bastante água, cuide da saúde, cuide do seu corpo, pois ele é o único e a maior ferramenta de apoio para tudo que for realizar. Use protetor solar, cuide do meio ambiente, é tão bom saber em silêncio que você reciclou algo, que plantou uma árvore. Faça exercício, respire fundo, faça uma automassagem, se ame. Se conheça, busque autoconhecimento: respeite-se. Respeite o outro, vá além da compreensão. Tenha alteridade. Ouça mais, fale menos. Abrace. Você vai envelhecer e vai se arrepender se tudo que não fez, abrace sua juventude, sua limitação. Respeite o sentimento dos outros, seja coerente com o que diz: ame sua história e perdoe. Faça valer a pena toda a evolução do planeta até chegar a você, a vida é preciosa. Obrigada. 

Talk Viva e EntrevistasOnde histórias criam vida. Descubra agora