a cinética química entre eu e você

2 2 0
                                    

Adam estava sentado à mesa de estudo, a sala de aula transformada em um espaço de aprendizado intensivo sobre ciências avançadas. Fazia um pouco mais de uma semana que ele estava dando aula para Jae. Naquele dia, ele estava abordando um tópico complexo: a cinética química e as leis da termodinâmica. Com um entusiasmo contagiante, Adam explicou como as reações químicas ocorrem a diferentes velocidades e como as variáveis como temperatura e concentração influenciam esses processos.

“Então, a cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que a afetam”, Adam dizia, escrevendo fórmulas e diagramas no quadro. “E a termodinâmica, por outro lado, nos ajuda a entender a energia envolvida nessas reações e como ela se transforma.”

Jae estava atento com as sobrancelhas franzidas enquanto tentava absorver a quantidade de informação. “Adam, como a concentração dos reagentes afeta a velocidade da reação? E qual a relação com a energia de ativação?”

Adam sorriu, claramente animado com a pergunta. “Ótima pergunta, Jung Jae. A concentração dos reagentes afeta diretamente a frequência das colisões entre as partículas. Quanto maior a concentração, mais frequentes são essas colisões, o que geralmente acelera a reação. E a energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que essas colisões resultem em uma reação. Em outras palavras, uma maior concentração pode ajudar a superar a barreira da energia de ativação mais rapidamente.”

Jae acenou com a cabeça, absorvendo a explicação. “Entendi. E como a temperatura entra nessa equação?”

“Excelente ponto”, Adam continuou, o entusiasmo evidente em sua voz. “A temperatura aumenta a energia cinética das partículas, o que faz com que elas se movam mais rapidamente. Isso aumenta a frequência das colisões e também a energia com que essas colisões ocorrem, facilitando a superação da energia de ativação.”

Depois de esclarecer todas as dúvidas de Jae, Adam entregou a ele uma lista de exercícios. “Aqui estão alguns problemas para você resolver. Eles cobrem o que discutimos hoje e ajudarão a consolidar seu entendimento.”
Jae pegou a lista e se acomodou em sua cadeira, começando a trabalhar nos exercícios. Adam, sentado em um canto da sala, observava atentamente. Ele armazenava mentalmente cada detalhe do rosto de Jae: a forma como seus olhos se concentravam na página, a maneira como ele mordia o lábio inferior quando estava pensando profundamente, e os pequenos franzidos de concentração que apareciam em sua testa.

Adam se viu tentando um mix de emoções, sentiu seu corpo responder sem que ele pudesse controlar aos estímulos que Jae inconscientemente estava mandando, mordendo os lábios e passando a língua por eles enquanto se concentrava, tirava a concentração do professor que sentia sua espinha congelar, seus pelos se arrepiarem e seu membro pulsar descontroladamente toda vez que o garoto suspirava. O professor precisou desviar o olhar por algum tempo, e tentar pensar em qualquer coisa que não fosse o Jae.

A luz suave da tarde filtrava-se pela janela, criando um ambiente tranquilo e focado. Adam notou o ritmo metódico das mãos de Jae enquanto ele escrevia, a forma como ele passava os dedos pelos cabelos, tentando encontrar a solução correta. Cada movimento, cada expressão de concentração e cada gesto era observado com uma intensidade quase reflexiva por Adam.

O tempo passava lentamente enquanto Jae trabalhava nos problemas, e Adam se perdia na observação. Ele estava ciente de cada pequeno detalhe: o jeito que Jae levantava o olhar para ponderar sobre um problema difícil, o leve sorriso de satisfação quando resolvia um exercício corretamente.

Finalmente, Jae levantou a cabeça da folha, seus olhos encontrando os de Adam, e o professor sentiu que seu coração iria sair pela boca.

“Adam, pode me dar um exemplo de reação?”

“  Sim, claro… hum… Se há muitas pessoas na festa (alta concentração de reagentes), é mais provável que essas duas pessoas se encontrem e interajam. Da mesma forma, em uma reação química, uma maior concentração de reagentes aumenta a probabilidade de colisões entre as moléculas, acelerando a reação.” Explicou, e observou o garoto se levantar e ir para perto dele. Adam estava sentado, então encostou no encosto da cadeira para olhar Jae enquanto ele se aproximava.

“Quer dizer que… isso em um ambiente grande, para que possa haver uma festa. Mas se for em um ambiente fechado, como esse… “ Disse se aproximando mais de Adam, diminuindo o espaço entre eles. “Significa que de forma inevitável iremos nos colidir?”

Agora Jae estava curvado sobre a Adam sentando na cadeira, Adam estava com seu coração acelerado e segurava o ar em seus pulmões.

“Basicamente…” Disse engolindo em seco. Jae abriu um sorriso sorrateiro e se afastou voltando a sua posição inicial sentado na cadeira, ele escreve no papel e logo se volta para Adam novamente. Que estava tentando recuperar os seus sentidos.

“Acho que terminei todos. Você pode verificar?” Jae tinha notado que estava sendo observado, e apesar de se sentir envergonhado por ter o olhar de Adam sobre ele, ele sentia de alguma forma, um desejo que Adam jamais desviasse o olhar dele.
Adam se levantou, aproximou, pegando a folha com um sorriso. “Claro, vamos ver como você se saiu.”

Jae o observou andar pela sala com a folha em mãos e notou que a postura de Adam era diferente, as bochechas brancas e sardentas estavam avermelhadas. O garoto achou graça, quis tocá-las e beijá-las por alguma razão.
Enquanto revisava as respostas de Jae, ele não pôde deixar de pensar em como a dedicação e a inteligência de Jae eram impressionantes. A interação entre eles durante essas sessões de estudo havia criado uma conexão especial, e Adam sentia uma satisfação imensa ao ver o progresso de seu aluno.

“Você fez um ótimo trabalho”, disse Adam, finalmente. “Está tudo correto. Continue assim, e você vai dominar esse assunto em pouco tempo.”
Jae sorriu, um brilho de orgulho nos olhos. “Obrigado, Adam. Suas explicações foram muito claras. Eu realmente aprecio a sua ajuda.”
Adam sorriu de volta, sentindo uma profunda satisfação por ter ajudado Jae a entender algo tão complexo. “Fico feliz em ouvir isso. Vamos continuar assim”

O IDOL favorito (ROMANCE GAY)Onde histórias criam vida. Descubra agora