07

76 14 0
                                    

CAPÍTULO SETE

               Xiao Zhan


NOS PRÓXIMOS DIAS, Yibo queria escapar de seu quarto na cadeira de rodas e eu fiquei muito feliz em ajudar. Ele tirou os grampos da perna, fez a fisioterapia e estava comendo mais. Ele ainda se cansava facilmente, ainda esquecia algumas palavras quando estava cansado e ainda tinha dores de cabeça.
O médico disse que essas coisas poderiam e provavelmente levariam semanas ou meses para diminuir. Talvez até mais.
E tudo bem comigo. Eu estava aqui por um longo tempo. Eu estava nele uma eternidade antes do acidente, e não era do tipo que desistia quando as coisas ficavam difíceis.
Certamente não quando ele mais precisava de mim.
Quando voltei ao hospital após o período obrigatório de descanso do meio-dia, ele ainda estava dormindo. Ele estava olhando as fotos novamente porque elas estavam em uma pilha bagunçada, e o baralho de cartas que eu trouxe para ele também estava em sua mesa.
Cada visita era diferente, e eu nunca soube o que estaria fazendo. Ele estaria de bom humor? Ele ficaria mal? Ele ficaria bravo e frustrado ou dolorido por se esforçar demais? Ele estaria mais cansado do que o habitual? Ou ele estaria ansioso para sair do quarto novamente?
Ele estar dormindo, ou cochilando pelo menos, não era muito incomum.
Exaustão e cansaço constante eram comuns após uma lesão cerebral, e eu não estranhei isso.
Eu plantei minhas costas no meu assento e respondi alguns emails no meu telefone que eu ainda não tinha chegado.
Yibo começou a se mexer. . Não, não estava acordado. Ele ainda estava dormindo. Ele estava tendo um pesadelo. Ele começou a tremer e murmurar durante o sono, lento no começo, mas depois urgente e um pouco assustador. Seu rosto estava gravado de dor e seu corpo estremeceu, seus murmúrios ficando frenéticos.
Ele ia machucar o braço ou reabrir as cicatrizes na perna.
Eu peguei a mão dele.—Ei, Yibo— eu acalmei.—Olá bebê.
Ele estremeceu de novo e gemeu como se algo doesse. Levantei-me e coloquei minha mão em sua bochecha.—Yibo, está tudo bem. Acorde. Eu estou aqui com você.
Seus olhos se abriram, selvagens e cegos, até que a dor chutou e ele gemeu quando caiu de volta na cama.—Foi apenas um sonho— eu sussurrei.—Você está bem. Você está seguro aqui.
Ele soltou um suspiro trêmulo, com os olhos fechados e balançou a cabeça.—Porra.
Dei a ele alguns segundos para respirar fundo e se recompor.
—Apenas um pesadelo—
Murmurei.
Quando ele estava mais calmo e respirando mais fácil, perguntei: —Você se lembra do que era o seu sonho?
Seus dedos agarraram os meus e eu notei que sua força estava retornando definitivamente, e depois de um longo tempo, ele balançou a cabeça.— Não.
Eu suspeitava que ele pudesse ter pesadelos com o acidente, e não sabia se estava decepcionado por ele ainda não se lembrar dele ou se eu estava feliz por ele não conseguir.
Eu queria que ele se lembrasse de algo.
— Qualquer coisa.
Ele manteve os olhos fechados enquanto se concentrava em sua respiração, e ele finalmente soltou minha mão para que ele pudesse se sentar um pouco mais.—Dói quando eu fico assim— ele murmurou.
—Tudo tenso?—Eu perguntei, e ele assentiu.—Você sacudiu sua perna ferida e seu braço quebrado. Isso tem que doer.
Ele fez uma careta.—Sim.
—Posso pegar alguma coisa para você? Um copo de suco ou água? Você precisa que eu chame a enfermeira?
Ele balançou a cabeça e fechou os olhos novamente.—Apenas sente-se comigo.
Lá estava ele novamente, dizendo coisas para deixar meu coração louco.
— Claro.
Ele ficou quieto por um longo momento, e eu sentei ao lado dele com a mão no braço dele.—Eu não gosto dos sonhos— disse ele eventualmente.—Não sei se é meu cérebro lembrando de algo. É difícil saber o que é real.
Eu fiz uma careta, meu coração doendo por ele.—Você consegue se lembrar do sonho?
Talvez eu possa ajudar a lançar alguma luz. . . Não sabia mais o que dizer.
Ele virou a cabeça devagar e olhou para mim. —Na verdade não. É como se eu estivesse caindo. Está escuro. Nada é . . . —Ele lambeu os lábios e suspirou.— Parece que eu vou morrer.
Deslizei minha mão por seu braço e peguei sua mão, passando os dedos.
—Isso parece horrível. Eu gostaria de poder fazê-los parar. Os sonhos, é isso.
Provavelmente é apenas o seu cérebro tentando processar o que passou. Espero que eles parem ou se tornem mais claros.
Ele quase sorriu.—Esperançosamente. Também tenho outro sonho, mas não me lembro bem. . .É difícil saber o que é real.
—Há algo que você se lembre daquele?
Ele fechou os olhos como se estivesse tentando recapturá-lo.— Eu não sei.
—Tudo bem. Não tente forçar. —Pude ver que era um tópico desconfortável, então mudei.—Então, o terapeuta ocupacional veio— eu disse. Eu disse a ele que a consulta era hoje, mas não esperava que ele se lembrasse dos detalhes.—Para verificar o apartamento e ver se precisamos mudar ou consertar alguma coisa antes de você voltar para casa.
—Oh sim? O que eles disseram?
—Está tudo bem. Exceto pelas escadas. O apartamento está acima da  oficina mecânica, então as escadas serão uma dor até que sua perna esteja melhor.
Apenas significa que você terá que ir devagar, um passo de cada vez. Mas tudo o resto está bem. Eu pensei que o chuveiro poderia ser uma dor para você, mas ela disse que foi ótimo.
Quero dizer, é apenas uma unidade de dois quartos e não é muito chique, mas acho que simples é bom. Sem riscos de viagem ou nada, então isso é bom.
Ele assentiu devagar e a testa franziu um pouco.—Escadas . . .
—Sim, Haiukan e Yizhou tentariam montar algum tipo de assento de manivela, como uma corrente de bicicleta realmente grande, e se eles usassem um
Velho motor de dois tempos. . . —Eu balancei minha cabeça.—Eu acho que a senhora pensou que eles estavam brincando.
Ele sorriu com isso. —Haiukan e Yizhou. Eu os conheço, certo?
—Sim. Você trabalha com eles desde que voltou para Newcastle. —Peguei a pilha de fotos, encontrei uma delas e apontei cada uma delas.—Esse é Haiukan, e é Yizhou.
—Esse é o nome dele? Yizhou?
—Nah, seu sobrenome é Wang igual  o seu.
O sorriso de Yibo aumentou.—E eu gosto deles, certo?
—Você com certeza faz. Eles são ótimos caras. Haiukan basicamente administra a loja para mim. Devo-lhe algumas caixas de cerveja, eu acho.
Os olhos de Yibo encontraram os meus.—Você não precisa vir todos os dias.
—Sim, sim— respondi.—Claro que eu faço. Eu não quero estar em nenhum outro lugar. A menos que você prefira, mas eu estarei aqui até que você diga o contrário.
Ele descansou a cabeça no colchão, mas seu olhar nunca deixou o meu.
Ele apenas olhou por um tempo, e eu queria tanto me inclinar e beijá-lo. Eu queria tanto, tanto. Mas aqueles dias se foram. . .
—É uma merda que você tenha que cuidar de mim—, ele murmurou.— Como se eu fosse uma criança ou algo assim.
—Não vai ser para sempre. Você estará de pé em pouco tempo. —
Coloquei minha mão na dele, o que ele não parecia se importar.—E não é aborrecimento. Você não me deve nada, sem desculpas, nada. Eu faço isso porque. . —Fiz uma pausa porque quase disse algo que talvez ele não estivesse preparado. Mas então eu percebi que talvez ele precisasse saber.
—Porque eu amo você, Yibo. Anos atrás, prometi a você que estaria ao seu lado através de qualquer vida que jogasse contra nós. Eu sei que você não se lembra, mas não precisa. Porque eu lembro. E eu estarei ao seu lado enquanto você me quiser.
Ele olhou por alguns batimentos cardíacos e abriu a boca para falar, assim como houve uma batida suave em sua porta.
Eram dois policiais uniformizados, alheios ao momento que eu e Yibo estávamos tendo, e o primeiro tinha uma sacola plástica transparente com eles.— Desculpe interromper— disse o primeiro policial. Ele ofereceu um sorriso a Yibo.—Você está muito melhor do que a última vez que te vi.
Yibo olhou inexpressivo, então ele olhou para mim. Dei de ombros.
O policial explicou.
— Fui um dos primeiros a chegar ao local do seu acidente. Ajudei você a sair da van.
Eu me levantei e ofereci minha mão para apertar.— Obrigado.
—Tinha alguns itens pessoais de evidências que eu pensei que você gostaria que voltasse.—Ele estendeu o saco plástico para mim. Pude ver que era a carteira de Yibo e seu telefone e o que pareciam alguns papéis e um diário de bordo, então coloquei na mesa de Yibo.—Eles estavam na van no momento do acidente. Não precisamos deles, e pensei em poupar a viagem até a estação.
—Uh, obrigado— disse Yibo.
Ele havia sido interrogado muito cedo, mas, ele, não conseguia se lembrar de nada.
Naqueles primeiros dias, ele realmente não estava em forma de ser interrogado.
—Ainda não se lembra de nada?—o segundo policial perguntou. Não era para ser insensível, mas Jesus Cristo, alguma empatia não teria machucado.
Yibo balançou a cabeça levemente.
— Não.
Dei um sorriso curto ao segundo policial.—Ele não consegue se lembrar de nada dos últimos cinco anos. Nem uma coisa.
—Sim, desculpe— ele respondeu timidamente.
—O que aconteceu com o motorista?—Yibo perguntou.
Se foi porque Yibo falou devagar e um pouco confuso ou o primeiro policial se sentiu mal ou não, eu não podia ter certeza, mas ele parecia ter pena de Yibo.—Ele não foi ferido, se é isso que você quer dizer. Havia imagens da câmera de controle, e ele retornou um negativo para drogas e álcool. Foi considerado um acidente. Seus freios travaram na chuva. Havia muitas testemunhas. —Sua voz suavizou, como se ele escapasse do modo policial.—Ele está realmente muito abalado com isso e sente muito. Ele queria vir vê-lo, mas foi desaconselhado. Ele sabe que você ficou gravemente ferido.
Yibo piscou lentamente, e eu quase podia ouvir seu cérebro alcançando tudo o que o policial acabou de dizer.—Ele pode vir me ver— disse ele.—Eu não me importo.
— Você tem certeza? —Eu perguntei a Yibo.
Ele assentiu, mas fechou os olhos e suspirou.
Olhei para os policiais e inclinei meu queixo em direção à porta, e eles me seguiram.—Ele se cansa muito fácil— expliquei calmamente.—E hoje não foi um grande dia.
—Desculpe—, disse o primeiro policial, e eu acreditei nele. Ele parecia genuíno e eu gostei dele.
—Pelo que houve, fico feliz que ele tenha conseguido. Eu tinha minhas dúvidas quando o vi pela primeira vez naquela van, mas ele é obviamente um lutador.
Eu balancei a cabeça, sem saber se estava prestes a chorar ou rir.— Obrigado por ter vindo— eu consegui dizer.
—Vou avisar o motorista do caminhão— disse ele.—Ele é um cara mais velho, dirige caminhões há quarenta anos e nunca teve uma multa de estacionamento. Ele está realmente lutando, mental e emocionalmente.
Ele não é o único, pensei.
—De qualquer forma, transmitirei a mensagem, mas assegurarei que ele avise adequadamente a visita— disse ele.—Quem sabe, isso pode ajudar os dois.
Eu assenti.— Talvez. As manhãs são melhores. Ele não está tão cansado. E diga a ele que não há flores na ala neuro — acrescentei.—A equipe não os deixaria entrar de qualquer maneira, apenas para economizar o dinheiro. . .
—Certificarei sobre isso —, disse ele.—Obrigado novamente.—Ele bateu no meu ombro e eles foram embora, e eu voltei para o quarto de Yibo.
Eu pensei que ele estava dormindo, mas suas pálpebras se abriram lentamente.—Eles se foram?
Eu sorri.—Sim. . Eu me sentei ao lado dele.—Se você não quer esse motorista de caminhão aqui, se mudar de idéia, é só me avisar.
Ele suspirou e olhou cansado para mim.—Não sei . . .Eu acho que preciso vê-lo. Não sei.
Minha vida estava bem até. . . o que eu lembro por último. Então se  foi. Como em branco. Como um quebra-cabeça sem peças. Preciso de todas as peças que conseguir.
Soltei um suspiro longo e triste e apertei sua mão. Ele agarrou meus dedos e segurou minha mão, e eu apreciei a sensação de sua pele contra a minha, o calor que penetrou em meu núcleo, porque eu não estava apenas segurando sua mão – ele estava segurando a minha.
—Parece que eles trouxeram sua carteira e telefone— eu disse eventualmente, acenando com a cabeça em direção à bolsa em sua mesa.
Ele relutantemente soltou minha mão e pegou a bolsa. Ele a abriu com uma mão e retirou o conteúdo. Ele pegou o telefone primeiro e apertou o botão na parte inferior. Estava morto, sem surpresa.—A tela está rachada— observou ele.
—Estava rachado antes do acidente— eu disse.—Você jogou no chão de concreto da loja.
Ele bufou.—Claro que eu fiz.
—Eu posso trazer seu carregador amanhã— eu disse. —Eu teria me oferecido para levá-lo para casa e cobrá-lo da noite para o dia, mas não queria que ele pensasse que excluiria nada. . . não que eu pensasse que ele pensaria isso, mas não queria que ele se perguntasse ou questionasse. Eu queria ser o mais transparente possível.
Ele pegou sua carteira em seguida, abriu-a e tirou sua licença. Ele inspecionou, e eu acho que deve ter sentido como se ele tivesse encontrado algo do futuro. Mas era a foto dele, nosso endereço e a data. Ele pegou o cartão do banco, o cartão do Medicare e outros cartões de sócio, mas claramente não os reconheceu. Ele pegou as duas notas de vinte dólares e deu de ombros.Provavelmente deveria dar isso a você— disse ele.—Para os cafés gelados.
Eu ri quando ele deslizou outra coisa fora de sua carteira. Era uma fotografia, e uma que eu tinha esquecido estava lá. Éramos ele e eu, abraçados, vestidos com nossos bons jeans e camisas, sorrindo para a câmera. Ele olhou para ele e olhou um pouco mais. Ele franziu a testa e balançou a cabeça, claramente desenhando um espaço em branco.
—Nós estávamos indo para um show— eu disse calmamente.—Eu comprei seus ingressos para ver Birds of Tokyo no seu aniversário, dois anos atrás.
Seu olhar foi para o meu.—Gostaria de lembrar. . .
—Eu sei que você sim.
Ele balançou a cabeça.— Não. Eu realmente quero. —Ele manuseou a fotografia.—É como se eu estivesse olhando para um estranho. Como se estivesse vendo fotos de pessoas que nunca conheci. Até eu. Eu não me reconheço nisso. . .
—Ele franziu o cenho novamente, os olhos lacrimejantes.—Estou tão feliz. E eu não me lembro. . .Eu sinto . . . enganado. Como se isso fosse tirado de mim. —Uma lágrima escapou e ele a enxugou com as costas da mão e olhou para a foto.— Tudo que eu sempre quis foi. . . isto.
—E você tem— eu respondi, engolindo minhas próprias lágrimas. O que mais eu poderia dizer? —Eu não vou a lugar nenhum, Yibo. Podemos voltar a isso.
Se você nunca se lembra de nada, tudo bem. Faremos novas memórias. Você é muito amado por todos. Você vai ter de novo.
Ele fechou os olhos novamente, com lágrimas nos cílios.—Eu quero lembrar— ele sussurrou.
—Eu sei que você  quer.
Seus olhos ficaram fechados e sua respiração se aprofundou. Eu pensei que ele tinha voltado a dormir, mas quando tentei soltar sua mão, ele a agarrou com mais força.—Fique. Fale comigo. Eu gosto da sua voz.
Eu não pude deixar de sorrir.—Eu também gosto da sua voz.
Ele sorriu e abaixou a cabeça, mas depois rolou lentamente para o lado para me encarar.
Algo que ele raramente fazia por causa de seus ferimentos, mas eu ajudei a puxar o travesseiro sob a cabeça para apoiar mais o pescoço e esperei que ele se sentisse confortável.
—Você quer que eu leia para você?—Eu perguntei.
—Não—, ele sussurrou.—Diga-me como nos conhecemos.
Oh
Meu coração dançou no meu peito e eu quase poderia ter chorado. De alguma forma, eu segurei o suficiente para falar.
—Você se candidatou a um emprego na minha loja. Claro que te contratei porque você é um dos melhores mecânicos que eu já vi. Você tinha acabado de se mudar de Darwin e estava ansioso pelo trabalho. —Eu sorri com carinho com a lembrança.—Você também estava escaldante e divertido. Você era gentil e aparentemente eu não era capaz de falar ao seu redor. Haiukan me irritou por meses, porque toda vez que você entrava, eu era totalmente inútil. Mas eu não sabia se você gostava de homens, e eu tinha essa política de ‘não se envolver com colegas de trabalho’
Que eu consegui cumprir por uma década.
Os olhos de Yibo estavam fechados, mas ele estava sorrindo.
—E de qualquer maneira, Haiukan calculou que você estava me examinando e, um dia, quando nós dois estávamos lá, ele perguntou se você estava vendo alguém, uma garota ou um cara. Eu poderia ter matado ele — eu disse com uma risada.—Mas, de qualquer maneira, você disse que não tinha namorado e ele disse algo como ‘Oh, isso é uma coincidência, porque Xiao Zhan também não’. Como se ele tivesse colocado tudo na mesa à nossa frente, sabia?
Yibo continuou sorrindo.
—Então, depois de mais semanas dançando juntos – sem podermos ficar na mesma sala que o outro, basicamente – Haiukan nos trancou no meu escritório e nos disse que a tensão sexual era insuportável e que não sairíamos até qualquer um de nós desistiu ou finalmente nos beijamos.
Ele piscou lentamente.—Ele nos trancou em seu escritório?
Eu assenti.—Sim.
—Um de nós não desistiu, não é?
Eu balancei minha cabeça lentamente.—Oh não.—Minha risada se tornou um suspiro.—
Nós não saímos do meu escritório por um tempo também.
Ele fez um som feliz. Embora seus olhos estivessem fechados agora, ele ainda estava sorrindo.—Haiukan parece um cara legal.
Eu ri.—Ele nos lembrava o tempo todo que deveríamos nosso relacionamento com ele.
Quando decidimos o assunto do namorado, novamente quando você se mudou comigo, e novamente quando decidimos nos tornar pais de gatos e manter o Squish. Agora que penso nisso, Haiukan tem sido um pouco idiota sobre isso, para ser honesto. Mas sim, ele é um cara legal.
Ele nunca abriu os olhos, mas ele parecia tão calmo, feliz até.
—Conte-me mais— ele murmurou. E eu teria, mas ele já estava dormindo.

**✿❀ ❀✿**

PIECES OF YOU (LIVRO UM)Onde histórias criam vida. Descubra agora