Criando personagens

15.2K 1K 191
                                    

Um romance pode ter entre 250 a 600 páginas: pode ser uma história de amor, aventura, suspense, policial...

Há alguns elementos que são essenciais e distinguem um romance de ficção. Estes elementos incluem personagem, enredo, cenário, voz narrativa e tema.

Hoje vou falar sobre o primeiro item:

Personagem

Uma história se desenrola através dos personagens. Quem pode se esquecer de Félix,  maravilhosamente interpretado por Mateus Solano da novela Amor à Vida? 

O personagem é que dará vida a sua história, é ele que fará o leitor sentir raiva, medo, ódio, paixão. Ele não precisa ser bonzinho ou politicamente correto, ele tem que ser autêntico, tem que parecer que corre sangue em suas veias. Ufa!

protagonista

Ele é que irá desfilar nas suas páginas. O escritor precisa definir quais são os seus objetivos, o que ele almeja, os obstáculos e retrocessos que irá encontrar para desafiá-lo e poder alcançar o ponto máximo da trama.

Ao final, o protagonista será o personagem que terá se transformado. O autor quer que os leitores se identifiquem com o personagem e se fixem no seu sucesso.

Os coadjuvantes

Todo romance precisa de uma série de coadjuvantes que estarão no centro do trama. Aqui alguns exemplos de alguns tipos de papéis:

Colegas de profissão\escola| universidadeUm vizinhoUm amorUm amigo

Um desses personagens deve preencher um desses papéis essenciais para compartilhar com o protagonista.

Vilão: O cara mau que afronta o protagonista e o deixa doente de raiva, de amor, de ódio...Antagonista: Esse cara não é mal, ele só tem um jeito diferente e geralmente atrapalha o nosso herói.Amigão: Esse ajuda o nosso heróiO conselheiro: Esse é um sábio, tem sempre ideias boas e bons argumentos para aconselhar nosso herói.


Personagens de suporte

Esses são essenciais ao trama, mas alguns aparecem poucas vezes no livro.

Eles precisam ter nomes e personalidades. Eles também merecem a descrição da aparência e um jeito único de se apresentar. Mas autores não levam muito tempo narrando suas histórias pessoais, ao menos que ele seja um pivô na trama central.

Personagens relâmpagos

Estes interagem com o protagonista brevemente, ou estão lá somente para dar um senso de localização. Por exemplo, eles podem ser um vendedor de rua, o jornaleiro, uma babá.Normalmente eles aparecem um ou duas vezes. Não sendo necessário dar-lhes nomes, descrição ou histórias pessoais.

Bom, acho que deu pra ter uma ideia de como começar a criar seus personagens. No próximo post vou falar sobre o nosso querido protagonista, a alma da nossa história.


Jaqueline Beloto

www.jaquebeloto.com 

https://www.facebook.com/OSegredoDosAmantes


Como Estruturar Seu RomanceOnde histórias criam vida. Descubra agora