Dividindo seu livro em cenas

4K 237 15
                                    

DIVIDINDO SEU ROMANCE EM CENAS

Se engana quem pensa que somente nos filmes a história pode ser dividida em cenas.

Os romances modernos, como nas novelas e minisséries, estão normalmente separados em cenas. A cena é uma ação que acontece em um determinado tempo e num cenário em particular.

Eu retratei aqui o filme Meia-noite em Paris, pois acho fantástica a maneira que Woddy Allen representou as cenas e suas nuances, ora mostrando uma Paris atual e ora uma Paris dos anos 20.

Nota-se nitidamente pelas cores, luzes, roupas, e a mudança é sutil, sem nada gritante, e mesmo assim percebemos de imediato em que tempo o protagonista está. Muitas vezes somente pela música que está tocando.

Um romance comum consiste em algo entre 30 a 70 cenas. Em cada cena algo deve acontecer, e no final algo deve ter mudado. Por exemplo, a mudança pode ser emocional: O personagem começa a cena feliz e termina sofrendo. Ou uma revelação inesperada acontece: O personagem procura sua irmã num bar, e encontra o namorado dela com outra. Ou o personagem termina o dia cansado,louco por um banho e quando chega em casa percebe que seu apartamento foi revirado.

A cena termina quando o lugar ou o tempo muda, ou quando muda o narrador. Leitores estão acostumados com a marcação convencional de espaço duplo para indicar a quebra de uma cena. Usar sinais de mudança permite que você pule de uma cena envolvente para a próxima, evitando assim aquelas partes que chateiam o seu enredo.

Usualmente quando as pessoas chegam ao final de um capítulo, eles fecham o livro e vão dormir. Eu acho interessante quando o leitor chega ao final do capítulo e sente vontade de continuar virando as páginas. Um bom livro me mantém acordada, boa parte da noite.

Leitores também estão acostumados a ler livros que são divididos em capítulos. Num romance um capítulo pode ter uma única cena, ou várias cenas, ou parte de uma longa cena. O autor pode inclusive inserir a quebra de um capitulo no meio de uma cena, para dar ao leitor um tempo, ou um momento de suspense, deliberadamente acelerando o ritmo.

Planejando Estratégias

Alguns escritores precisam saber antes de começar a escrever, cena por cena, o progresso e o enredo da história toda. Uma vez ouvi o Jô Soares dizendo que se ele não souber como será o final, ele nem começa a escrever.

Outros autores precisam somente de alguma ideia do que vai acontecer no começo, no meio e no fim. E ficam felizes quando descobrem que as partes se conectam. E ainda outros começam com uma vaga ideia de onde vão parar, um protagonista e um cenário, mas eles gostam de se sentir surpresos quando seus personagens passeiam pra lá e pra cá.

Não há somente um método que funcione, cada escritor encontra seu jeito, você tem que descobrir o seu. Alguns autores escrevem uma linha do tempo detalhada de cada cena; outros sentem que precisam detalhar somente a primeira, alguns pontos importantes e o final.

Alguns fazem esboços, rascunhos, desenhos e vão tendo inspirações durante o desenrolar do romance.

Qualquer que seja seu jeito, o que vale é escrever, é procurar no seu dia a dia inspiração para seus personagens, pode ser no jornaleiro, naquela professora boazinha ou chata , naquela vizinha mexeriqueira, no amigo do seu amigo.

Claro que é muito bom ler para se inspirar, mas o escritor que escreve o que todo mundo já escreveu é só mais um. O legal é mostrar coisas novas de um jeito diferente, aquele jeito que só você tem de enxergar o mundo.

E discordo que o escritor é um ser solitário, aquela figura que fica mofando na biblioteca com a cara nos livros já era. Escritor tem que sair, ver gente, conversar e acima de tudo "observar". Algo que pode ser corriqueiro para uma pessoa comum, pode se tornar peculiar sob os olhos de um escritor.

No próximo post vou falar sobre como ter ideias para  começar seu romance.

Boas Letras

Jaqueline Beloto

www.jaquebeloto.com

Como Estruturar Seu RomanceOnde histórias criam vida. Descubra agora