Olá, amigos escritores, aspirantes e simpatizantes. Falei da última vez de como criar personagens, dessa vez vou continuar falando sobre eles, mas agora vou me concentrar na alma de qualquer enredo: O protagonista.
Ele é o coração de qualquer enredo. Sem ele não há boa história que resista. Os mais marcantes se tornam mais famosos que seus criadores. E qual escritor se importa com isso?
Queremos que nossos leitores torçam por eles, que morram de raiva, ódio, amor..
Que eles façam nossos leitores continuarem virando as páginas ávidos por um desfecho.
Então vamos falar dele, ou dela? Não importa se ele é gente, cachorro, pinguim,zumbi, vampiro. Ele só precisa pegar seu leitor pela mão.
Ele precisa ser perfeito? Claro que não! Um cara todo certinho e politicamente correto vai deixar sua história sonsa e chata. Porém, até o mais complicado deles tem que se tornar simpático, ou o leitor não irá querer ficar pelo menos umas 300 páginas ao seu lado. Quem poderá se esquecer do querido\detestado Comendador? Magnificamente interpretado por Alexandre Nero.
Seu romance pode ter mais de um protagonista? Não é impossível, alguns autores tem conseguido. Porém, normalmente um romance traça a trajetória de um protagonista em especial. Já é bem difícil escrever uma história com um protagonista; com dois o escritor pode perder o foco e dispersar o leitor.
O que o seu protagonista quer?
As aspirações dele é que comandam as ações por trás do enredo. As conquistas chegam em todos os tamanhos e formatos. Aqui vou sugerir apenas algumas conquistas que motivam seu protagonista:
· Preservar o legado da família
· Deter o vilão
· Vencer um campeonato\ganhar um prêmio
· Provar a inocência de alguém
· Ser perdoado
· Conseguir um novo amor
· Vingar-se
· Consertar um erro do passado
· Preservar um modo de vida
Os protagonistas sempre sabem o que eles querem? Claro que não! Como simples mortais, o protagonista pode querer muitas coisas ao mesmo tempo. Ele pode ter dúvidas do que realmente importa. E suas experiências podem mudar suas prioridades do que é mais importante em sua vida.
Por exemplo, uma personagem pode querer se vingar de um antigo amor, mas no fundo o que ela quer é ser amada por ele novamente.
Um executivo pode querer ser promovido a qualquer custo, passando por cima de muitas pessoas e sentimentos para chegar ao topo de sua carreira, mas no final ele descobre que o que realmente importa é sua família.
A conquista final
Qualquer que seja o seu objetivo, tem que ter valido a pena todas as dificuldades que ele enfrentou até então.
Quais obstáculos estão no caminho?
O seu protagonista encontrará desafios que às vezes parecerão impossíveis de serem transpostos. Então ele mostrará sua força e suas fraquezas, coragem, inteligência, sagacidade.... tudo o que for preciso para alcançar seu objetivo.
Obstáculos internos
São as emoções do protagonista, seu orgulho, vaidade, timidez. Ele terá que vencer esses sentimentos.
Obstáculos exteriores
Esses obstáculos mostram como o personagem vai lidar com o mundo ao seu redor. Eles não precisam ser enormes, não precisa ser um terremoto ou um atentado a bomba. Tem que ser apenas algo que o mantenha longe do seu objetivo.
A complexidade do seu protagonista
Ele tem que ser complexo. Como uma pessoa real, ele tem que ter pontos fortes e fracos, habilidades e deficiências. Ele tem que ter uma aparência única – seu jeito de se vestir, cabelo, olhos,. Como ele lida com animais, bebes.. gosta de música? Dançar?Que tipo de comida? Carros? E uma explicação porque ele é ou age assim.
Se vocês estiverem gostando, posso postar muitas outras dicas sobre a criação de protagonistas, é só você deixar seu cometário aqui.
Boas letras,
Ah! E se estiverem gostando, peço que votem. Obrigada!
Jaqueline Beloto
www.jaquebeloto.com
https://www.facebook.com/OSegredoDosAmantes
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...