Uma história sem conflitos, é como um namoro sem beijo

2.1K 193 4
                                    


Conflito para o leitor, é como sal e a pimenta para o chefe. Como dizia o escritor John Le Carré: "O gato deitou no tapete", não é uma história, mas: " O gato deitou no tapete do cachorro" , aí sim temos uma história.

Fontes de conflitos: Alguns exemplos:

Personagem x : Quer obter uma informação 

Personagem y:  Precisa manter aquela informação secreta 

X:  Está cansado e quer ir para casa

y:  Quer ficar na festa e pede mais drinques

X: Quer uma promoção

Y: Dá a promoção para alguém desqualificado , mas muito bem relacionado.

X: Quer proteger o marido 

Y:  Quer provar que o marido dela é um bandido

Conflitos podem ser internos: o personagem finge que está tudo bem, mas está magoado,

ou deprimido, ou planejando algum plano.

Podem ser externos: quando dois personagens discordam, ou brigam verbalmente ou até fisicamente, ou disputam o mesmo cargo, prémio, namorado....

Conflitos tiram os personagens da zona de conforto

Até os menores conflitos podem desequilibrar o personagem. Tire o seu personagem da zona de conforto e terá algo interessante para acontecer.

Por exemplo, a personagem chega a uma festa da empresa vestida de forma formal, que seria a maneira correta para a ocasião, e todas as convidadas estão vestidas despojadamente de jeans e bermudas. Ela imagina que foi a única que não foi comunicada do traje, de forma a constrangê-la.

A personagem é convidada para madrinha do casamento de sua amiga com o homem que ela ainda ama.

A secretária tem que comprar um presente para esposa do chefe, que ela está apaixonada.

O executivo tem uma reunião muito importante com o presidente da sua empresa multinacional na China, exatamente na semana que seu filho irá nascer. 

E por aí vai...

É só usarmos a nossa infinita criatividade!

No próximo capítulo vou falar de como escrever diálogos, se preparem que terá ótimas dicas. 

Bjs,

Jaqueline Beloto

www.jaquebeloto.com 


Como Estruturar Seu RomanceOnde histórias criam vida. Descubra agora