Como ter ideias para seu romance

4.6K 215 65
                                    


Hoje vou trazer uma questão que deve esbarrar em muitos escritores, e eu não falo somente dos novos, já ouvi muito escritor famoso reclamando que às vezes a inspiração não chega.

Então vão aqui algumas dicas para fugir desses brancos:

A pergunta é: Onde conseguir ideias?

A resposta é que ideias estão em todos os lados!

'Você terá ideias sonhando, dormindo ou acordado. Você terá ideias quando estiver chateado, alegre, triste. Terá ideias lendo, ouvindo ou assistindo notícias. Escutando música, viajando, observando as pessoas. Dizem que ser escritor é uma atividade solitária, concordo em parte, pois um escritor não pode viver só com a cara nos livros. Ele precisa ter suas próprias ideias, e nada melhor que conviver com as pessoas pra se inspirar. A diferença entre escritores e outras pessoas é que nós notamos as nuances e as características especiais das situações e pessoas para criarmos personagens ricos e cenas interessantes."

Muitos escritores não têm dificuldade em encontrar ideias. Tem uns até que tem tantas ideias que elas ficam competindo entre si, e o pobre nem sabe qual escolher para sua nova história.

É longo e trabalhoso escrever um romance. Então por quê perder tempo desenvolvendo uma ideia que você não se sinta suficientemente apaixonado por ela? Escolha a ideia que está gritando mais alta, aquela que te dá um friozinho na barriga, que parece ser um desafio, que faz aflorar suas emoções.

Muito provavelmente, você terá múltiplas ideias para seu romance. Aqui vão algumas sugestões para perguntar a você mesmo:

Qual o tipo de leitura que eu tenho apreciado mais nos últimos tempos?  Quais ideias mais me intrigam? Quais ideias eu sentirei mais prazer em fazer pesquisas? Quais ideias irão gerar os tipos de personagens e situações que eu estou mais interessado em escrever? Quais ideias irão se transformar numa novela que eu iria adorar ler?

Quando surgir uma ideia que faz seus olhos brilharem e você se sinta interessado, anote e guarde. Pode levar dias, semanas, ou até anos antes de você colocar aquela ideia em um livro, mas ela estará lá registrada.

Aqui vão alguns tipos de ideias:

Ideias de experiência pessoal

Ideias de fatos ocorridos com amigos ou conhecidos

ideias das notícias

Ideias de sonhos

O que está na moda? ( isso realmente importa?)

Muitos escritores desejam saber se eles deveriam seguir as ideias da moda a fim de ganhar o mercado. Zumbis podem ser o quente dos quentes do momento. Mas isso significa que você tem que escrever sobre eles?   A lista de best-Sellers está cheia de suspenses de como decifrar um código, romances de serial-Killers femininos, você fará seu romance mais vendável se adicionar um código secreto ou mulheres assassinas à sua história? 

A resposta é: talvez sim, mas provavelmente não. Lembre-se de que desde o momento que você tem a ideia até o final para que seu livro esteja numa prateleira, isso pode levar mais de dois anos. Falando no melhor dos cenários. Até lá, história de zumbis ,códigos secretos e doentes terminais serão considerados "jornal velho".

Então siga seus próprios instintos. Escreva sobre o que mais lhe atrai. Escrever um romance vai exigir boas horas e muita disposição, então por quê não escrever algo que não venha do seu coração?

Espero ter trazido boas ideias! E até mais com mais dicas para criar personagens :)

Jaqueline Beloto

www.jaquebeloto.com  

Como Estruturar Seu RomanceOnde histórias criam vida. Descubra agora