Aperfeiçoando as cenas
Cada cena, desde o início da sua história até a grande cena final, deve mover sua trama para frente. As cenas devem conter introduções dos personagens, descrição do cenário, diálogo e ação. Em algumas cenas os personagens refletem o que acabou de acontecer ou aciona lembranças do passado. Mas essencialmente, cada cena deve trazer algum tipo de mudança no seu enredo, que movimente sua história para frente.
Um quebra-cabeça
Imagine cada cena como parte de um quebra-cabeça, por enquanto só você sabe montar e tem todas as peças, e os seus leitores devem ficar animados para conseguir montar e ávidos para ver o resultado final. Você irá fornecendo pistas e peças a cada nova cena, levando o leitor a querer sempre mais.
Vou classificar alguns elementos que acho necessário em cada cena:
a. Estabelecendo a narrativa: Estabeleça a narrativa colocando o personagem num cenário e situação:
Ex: Paula chega em seu condomínio, estaciona seu Audi; Ela está cansada e doida para um bom banho antes de cair na cama.
b. Eventos: Ela desce do carro e pega o elevador. Um homem atraente sobe junto, e para sua surpresa, ele desce no mesmo andar que o seu.
c. Mudança: Ele se apresenta como novo vizinho e pergunta se ela poderia ajudá-lo, ele queria assar umas trutas, mas não sabia mexer no novo fogão.
d. Resultado: Paula se sente cansada, mas pensa que não custa nada dar uma mãozinha ao novo vizinho bonitão;
e. Avançando: Paula vai até seu apartamento, fica admirada com a cozinha bem decorada e enquanto tenta regular o forno, o vizinho que se apresenta como Gabriel, revela que se divorciou há pouco tempo, e ainda está se acostumando com a vida de solteiro.
O essencial na mudança de cena
No curso de cada cena, alguma mudança deve ocorrer para fazer sua história avançar. Não é o suficiente para cada cena, introduzir um personagem ou jogar muitas informações sobre o cenário. O que importa é que o que está acontecendo, é a ação que muda a situação, ou a percepção do personagem sobre isso.
Claro que há fatores externos que podem mudar completamente uma cena, como um tsunami ou um atentado. Mas também pode ser a descoberta de um e-mail secreto ou descobrir que o seu grande amor, o está traindo.
Ou no caso da cena que descrevi acima, uma possibilidade de um novo romance.
Conflito nas cenas:
Conflito para o leitor é como sal e pimenta para o Chef. O pensamento do que está por vir, é o mais interessante. Conflitos permitem que seus personagens tenham a oportunidade de mostrar quem são de verdade.
Cada cena na sua trama deve ter pelo menos, um conflito. Isso significa que os personagens devem gritar e se xingar o tempo todo? Claro que não! Ficaria irritante!
Uma cena sem sal:
Ele chegou ao escritório e sentou-se em sua cadeira.
Dando uma temperada:
Ele chegou ao escritório e sentou-se na cadeira da chefa.
No próximo capítulo, vou dar dicas de como criar conflitos.
Abraços literários!
Jaqueline Beloto
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...