Se há uma coisa que me irrita, é assistir ou ler algo cheio de clichês. Um aqui outro lá, até dá para engolir, mas tem uns que me fazem fugir como vampiro do alho.
E nós escritores tomamos muito cuidado para não cair nessa armadilha, porém as vezes fica difícil de identificá-los.
Então escolhi alguns, aqueles que acho bastante comuns:
O detetive desleixado, aquele que come pizza fria e se veste mal. --Se bem que se for bem trabalhado, pode ser charmoso.
O psiquiatra que dorme com as pacientes. - esse não tem jeito, sempre imagino um cafajeste.
A prostituta de bom coração - argh - já deu né?
O tira alcoólatra - sem saco pra ele.
O politico corrupto - é um baita clichê, ainda mais aqui na república da banana, mas acho que esse, ainda temos que engolir.
O professor atrapalhado - não posso nem falar nada, tive um professor desses de física, ele era todo sem jeito e se vestia mal, mas era lindo. Acho que dou um desconto pra ele.
A loira burra - acho que essa não vai mais nem em piadas né?
A enfermeira gostosa -- mas ainda mexe com o imaginário masculino
O lindão que sofreu maus tratos na infância -- chega de Christian Grey, please!
A amante manipuladora -- essa dá raiva, mas tem muitas por aí.
A esposa traída e bobinha -- prefiro uma esposa que parece ser assim ,mas no fundo é uma cobra.
A carola fofoqueira-- ainda são divertidas ... lembra da dona Teodora personagem de Laura Cardoso em Gabriela? Se tiver uma veia cômica, fica ótima.
A virgem fogosa -- essa tem muitas -- mas dá pra variar pondo uma bem linda, ao invés de uma mocreia.
Sabe qual o problema com o clichê? É que eles são previsíveis. Nenhum leitor curte uma trama que está cheia de personagens que vão fazer exatamente o que esperam deles.
O legal é quando aparentemente o personagem é clichê, mas damos uma nova vida a ele, ele se trona cheio de surpresas e irreverente e tudo de bom.
Quem se lembra do personagem Felix, a bicha má, interpretado brilhantemente por Mateus Solano? Todo mundo achava que ele seria sempre um poço de maldades, mas ele era divertido, humano, sarcástico e às vezes até bonzinho.
Então pense bem antes de criar seu personagem, se vai ser clichê, faça-o surpreender, ninguém aguenta o presumível.
No próximo capítulo, vou falar sobre a narrativa e o ponto de vista. Isso temos que decidir antes de tudo, ou depois vai ficar uma bagunça se não determinarmos o tempo correto da narração.
Se alguém discorda, ou gostaria de acrescentar clichês, fique a vontade. Gosto de receber sugestões, elogios e até críticas.
www.jaquebeloto.com
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...