Criando Cenários para o seu livro
No último post falei sobre como criar personagens incluindo o vilão. Hoje vou falar sobre cenários.
Quem imagina Robin Hood sem a floresta? Ou Harry Potter sem a escola Hogwarts?
Seu romance se passará em muitos locais, tanto internos como externos. Talvez seu cenário se passe num lugar aberto como a praia de Ipanema, ou interno como no castelo de Versailles, ou na cabine de um avião, ou no escritório de seu protagonista...
Alguns cenários serão particularmente importantes para seu enredo: O bar onde o casal romântico se encontrou pela primeira vez, o restaurante onde eles terminam o namoro, ou na montanha que seu protagonista sofre um acidente.
Outros cenários são oportunidades para futuramente definir seus personagens. Por exemplo, o local de trabalho do seu protagonista, ou seu quarto...
Seu romance precisa de uma variedade de cenários, a menos que você queira deliberadamente criar um sentimento de claustrofobia.
Localizações geográficas
Se você for narrar um lugar real, é melhor pegar detalhes corretos antes. Se seu protagonista está dirigindo de São Paulo ao Rio de Janeiro, o seu leitor ficará revoltado se você disser que ele deu uma paradinha em Poços de Caldas.
Desenvolver uma localização requer bem mais que ruas, paisagens, e prédios.
O tempo, o som, o cheiro, a cor do céu – descreva corretamente o local e o seu leitor se sentirá transportado.
Permita que o local dê formato ao comportamento do personagem. Por exemplo: pedestres apressados na Avenida Paulista que evitam contato visual com estranhos, gaúchos com suas bombachas, garotas do Rio com modernos biquínis, moradores do interior com seus chapéus de palha.
Aqui algumas dicas de como seu romance e personagem devem interagir com o ambiente:
Como o personagem fala – linguagem, entonação, dialeto.
O que ele veste
O que é considerado "bom" e "mau" comportamento.
O que ele come e bebe
Como ele trata pessoas estranhas
Espaços internos
Um local recorrente deve ser a casa do seu protagonista, ou o escritório onde ele trabalha, ou seu carro. Crie interiores que reflitam que o personagem habita ali. Se ele é arrumadinho, o seu escritório deve ser organizado. Se é atrapalhado, sua mesa é cheia de papéis e livros. Se ele é otimista e alegre, seu escritório deve ser claro com cortinas leves. A janela de um sujeito rabugento, e avarento, por exemplo, deve ser coberta com cortinas velhas desbotadas repletas de pó.
" Quando você se sentar para descrever o cenário, feche os olhos e, em sua imaginação, tente se transportar para lá. Veja o que o seu personagem estaria vendo. Tente ouvir o que ele estaria ouvindo. Pássaros, cachoeira, buzinas, música clássica? Hard Rock, brigas, gritaria de vizinhos?
É uma mansão ou apartamento, cabine, escritório, cabana?
Imagine os detalhes. Talvez esteja decorado com finas antiguidades, ou equipamentos eletrônicos, ou decoração minimalista, ou caixas de papelão fechadas. Há uma TV de tela plana ou um rádio vintage? Na cozinha há todos os equipamentos modernos ou só um velho microondas?
E não se esqueça do cheiro. Os aromas evocam lugares. "Cheiro de maçã com canela lembra montanhas, camarão lembra praia, bolo de fubá a casa da vovó..."
Usando lugares reais
É bem mais fácil escrever sobre um lugar que você já esteve, mas nada o impede de narrar um lugar fazendo boas pesquisas.
Se for citar um lugar real como um hotel ou restaurante, esteja certo de que vai falar bem do lugar. Se for falar mal ou se for colocar uma cena de crime, por exemplo, invente um lugar. Você não quer fazer inimizade com donos de restaurantes ou qualquer outro estabelecimento, e acabar sendo processado, certo?
Usando o clima
Qualquer que seja seu cenário, haverá um clima característico. Tempo comum como: nuvens no céu, chuva ou neve, ou extremos como: furacões, nevascas, tempestade...todos podem ser explorados para criar um pano de fundo para sua história.
Cenários de época
Se você decidir escrever sobre São Paulo nos anos 40, por exemplo, terá que fazer muita pesquisa. Costumes, roupas, carros....
Você tem que pesquisar também pessoas e fatos famosos que aconteceram na época. Fatos políticos? Guerras?
Cenários modernos
Se for atual, é bom incluir eventos recentes como copa do mundo, eleições, eventos de música...
Alguns eventos são muito marcantes para ser deixados de lado. Como eleições, copa do mundo, olimpíadas... E eles podem ser um marco de tempo no seu romance.
Cenários imaginários e fantásticos
Criar um mundo de fantasia, ou determinar sua história dez ou duzentos anos no futuro requer um salto de imaginação. O que continuará a mesma coisa e o quê será diferente? Será uma utopia ou distopia? Ou somente um lugar mais glamouroso que temos hoje?
Quando você escreve uma fantasia, presente, passado ou futuro, tente assimilar com seu mundo. Crie o maior número de detalhes possíveis. O que importa é que o leitor sinta que seja verdadeiro e consistente, fazendo-o viajar para lá com você, sem deixar seu leitor com dúvidas de que esse lugar exista de verdade.
Criando um autêntico contexto
Cenários são mais que apenas lugares e tempo. Um contexto na bolsa de valores é bem diferente de um cenário da alta costura.
Ajuda muito se você conhece sobre o contexto em que está narrando, mas isso não é essencial. Você pode contar a história sobre um padre, mas terá que fazer muita pesquisa e até quem sabe, entrevistar alguns deles.
Aqui algumas dicas de contextos que você pode escolher para seu romance:
· Financeiro: bancos, bolsa de valores, empresas de investimentos
· Jogos: Cassinos, corridas, loterias, bingos
· Antiguidades: Museus, leilões, galerias de arte
· Jornalismo:redação, estúdio de TV, rádio, cenas de crime
· Pesquisa médica: hospitais, universidades, laboratórios de pesquisa
Qualquer que seja o contexto, é importante aprender tudo que puder afetar o mundo do seu protagonista. Por exemplo, como ele se veste, que palavras usa, quais os equipamentos especiais ou habilidades ele tem que ter para executar seu trabalho. Como os seus dias e noites são organizados. Se há uma hierarquia que determina como as pessoas se relacionam umas com as outras.
Preste atenção nos detalhes do seu cenário, por exemplo: Que horas o sol nasce e se põe naquele lugar.
Coloque crocodilos na Amazônia ao invés de jacarés, e você corre o risco de perder seu leitor para sempre.
Espero que tenham gostado das dicas, no próximo post falarei sobre:
Como criar um bom enredo, espero vocês por lá. Boas letras ABCD
Jaqueline Beloto
https://www.facebook.com/OSegredoDosAmantes
www.jaquebeloto.com
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...