É crucial que você escreva um início, que intrigue seus leitores a fim de que eles se empolguem com a leitura. Quantas vezes nos deparamos com livros chatos no começo, e acabamos até deixando de lado? A história pode até ficar ótima, mas se não nos prende, dá aquele desânimo!
Eu vou listar aqui, algumas coisas que me chateiam e que eu tento evitar no início:
· Levar muito tempo para a história se movimentar. Algo tem que prender o leitor na primeira cena, alguma coisa que o faça ficar doido para virar a página.
· Começar com uma história do passado. Leitores tem que estar envolvido com o personagem, antes deles se interessarem por seu passado.
· Introduzir várias tramas e histórias paralelas todas de uma vez! Vá com calma, e foque na trama principal, e só depois parta para as histórias paralelas.
· Jogar um monte de personagem logo no início. Dê um tempo para o leitor se adaptar aos protagonistas e aqueles que caminham junto deles.
· Deixar o personagem solto no tempo e espaço, sem o leitor saber se o seu protagonista é um cowboy do velho oeste ou um atirador de elite do FBI.
· Dar detalhes extremos do cenário, é importante definir o clima, o som, o espaço, mas evite uma overdose tipo: O pássaro de plumagem azul e amarela estava no segundo tronco da árvore de ipê roxo, ao lado de um ninho de corujas cinzas de bico marrom...
· Descrever pouco seu personagem: dê ao menos uma breve descrição de sua aparência quando ele surge pela primeira vez. Se você não disser, o leitor vai criar sua própria versão.
· Não comece com uma cena que é tão excitante, que nada mais no resto da sua história será comparada a ela. E nem revele o que está por vir!
E finalmente, não se preocupe em fazer algo perfeito. Permita-se escrever o que vier à mente, e depois você terá tempo para reavaliar com mais precisão, conforme sua história avança.
No próximo capítulo, vou falar sobre cenas, como iniciar, como terminar e o mais importante: como mudar de cena ,sem espantar seus leitores e deixando-os ansiosos para virar a página.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...