Nos últimos capítulos relatei como criar personagens e cenários. Hoje vou falar de como criar a trama, o enredo, a história, como queiram chamar.
As cenas são as partes fundamentais para construção de seu enredo. Elas ficam agrupadas em capítulos que são organizadas em ações. Cada cena deve envolver um personagem que está essencialmente buscando seus objetivos.
Neste post vou dar dicas de como criar as cenas do seu romance. Para começar vamos fazer uma pergunta básica:
O que é um enredo?
Enredo, falando de uma maneira simples, é a história que você irá contar no seu romance.
Nele estará inserido tudo que acontecerá entre sua primeira página e o final do livro.
Alguns termos que você já deve ter ouvido para descrever diferentes elementos de uma trama:
Exposição: Introdução e apresentação dos personagens, cenários, situações. Exposição inclui a narrativa que impulsiona a história para frente; Autores costumam apresentar o personagem principal e seus obstáculos e\ou objetivos.
Complicações e conflitos: Eventos e personagens que impedem seu protagonista de solucionar seus problemas ou de alcançar suas metas.
Crise: Os problemas e conflitos atingem o seu ponto alto.
Climax: A crise chega ao seu ápice, aquele momento que é " ou vai ou racha", "ou dá ou desce". :-)
Resolution: O problema é resolvido e o protagonista consegue alcançar sua meta ou vai falhar em seu objetivo.
Momento de reflexão: O seu protagonista se apresenta transformado por ter aprendido algo importante sobre si mesmo ou sobre as situações que viveu.
Agora um segredinho que ajuda bastante:
Os três atos que estruturam seu romance
Ato 1 - O primeiro bloco do romance
Exposição, introdução dos personagens, cenários, objetivos, complicações e conflitos se iniciam.
Ato 2 – O meio – Metade do romance, a parte mais longa.
Mais exposição dos personagens e situações enquanto a história avança e se desenvolve. As complicações e conflitos acabam terminando em uma crise.
Ato 3 – O fim
A crise alcança seu ponto mais alto, e finalmente é solucionada com os problemas resolvidos e como o protagonista se sente transformado.
Construindo o enredo:
Um bom enredo mantêm seus leitores interessados em virar as páginas, pois eles precisam encontrar o que irá acontecer em seguida, e acometidos pela questão: Por quê?
A cada mudança de cena de sua narrativa, haverá muitas possibilidades do que poderá acontecer em seguida. Leitores apreciam especialmente viradas que os surpreendem os levem a lugares inesperados. Depende de você decidir pra onde seu enredo irá, e que desafios que você colocará para seu protagonista superar.
A chave para construir sua trama é que no final tudo valerá a pena.
A cereja do bolo
É essencial que o seu protagonista tenha um objetivo. Como autor, você precisa encontrar uma meta para seu herói, e tem que valer o sacrifício para chegar lá.
Um objetivo é compensador se a luta é intensa e as consequências de perder são enormes. Tanto na parte material como emocional.
No próximo post vou dar dicas de como separar seu enredo em cenas.
Espero vocês por lá e boas letras!
www.jaquebeloto.com
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...