Criando personagens
No meu último post eu falei sobre os protagonistas, os nossos heróis.
O seu personagem principal estará cercado de personagens em vários cenários. Alguns personagens serão os principais. Cada um terá um papel tão importante quanto o protagonista para o seu enredo. Outros personagens terão um papel menor. E ainda alguns serão personagens relâmpagos, aparecem apenas para dar vida ao cenário.
Você precisará pensar em criar um elenco valioso e bons cenários para dar apoio a sua trama. Você consegue imaginar "Gabriela Cravo e Canela" sem o cenário de Ilhéus? Ou Harry Potter sem Hogwarts?
Criando personagens principais
Normalmente, você precisa mais que um protagonista para contar sua história. Haverá outros personagens principais, e cada um deles terá que ter sua própria trajetória. (Além de estar ligado ao protagonista).
De onde arrumamos inspiração para criá-los? Alguns aparecem do nada, ou de um sonho, ou alguém que você conhece e lhe parece peculiar. Você pode juntar a característica de várias pessoas em um. Ou seja, é observando gente que você terá ideias. Um professor, um amigo, um vizinho, um tipo na rua.Sem essa de que escritor tem que ficar só mofando em casa com a cara enfiada nos livros. Os melhores personagens são originais, estão nas ruas, na padaria, na academia, na escola, no trabalho, nas histórias contadas em rodinhas de amigos. Claro que todo escritor, obrigatoriamente tem que ser um leitor voraz, mas isso não impede de você conhecer gente, nem que seja só para observar e escutar.
Usando diferenças
Quando criar personagens principais, preste atenção em como ele contrasta com o protagonista. Faça cada um o mais distinto possível, e use isso para criar nuances e dirigir seu enredo para que haja conflitos.
Lembrando que não há enredo sem conflitos, não há história sem conflitos, a vida é feita deles, e eles devem existir no seu livro, não importa se é um conto de fadas, se é romance, ficção cientifica, erótico... Se não existir conflito, não há história a ser contada.
Um caso especial: o vilão
Em muitos romances, um dos personagens principais atua como o Vilão, ou antagonista, obstruindo o seu herói em alcançar os seus objetivos.
O vilão te quem ser puramente mal? Talvez não! Ele tem que ser repugnante? Nem sempre! Ele pode ser ácido, mas charmoso, elegante e cruel.
Planeje porque o vilão age daquela maneira. Considere as motivações que o fazem atuar daquele jeito. Ganância? Ciúmes? Ódio? Faça mais, entre na cabeça do seu vilão e observe suas ações sob suas perspectivas.
Quando você está criando o seu caráter, pense sobre os momentos cruciais da vida do vilão. Ele foi condenado a um crime que não cometeu? Sofreu abuso na infância? Sua família foi à falência? Sua mulher o deixou para ficar com o melhor amigo?
O que ele almeja? Vingança?
Eles são muito mais interessantes quando eles são humanos, o leitor não precisa concordar com seus atos e maldades, mas ele pode se colocar em seu lugar para entender porque ele age daquela maneira.
Criando personagens coadjuvantes
Novelas tem uma lista de personagens de apoio, e todos devem estar lá por algum motivo. Se ele não faz diferença no enredo, então você deve considerar em excluí-lo.
Personagens de apoio são menos importantes que os principais, e eles requerem muito menos planejamento. Frequentemente o seu relacionamento com o protagonista é que os definem.
Alguns típicos personagens coadjuvantes:
Mentor,zelador, Babá, Amigo, assistente, colega de trabalho, especialista, advogado, policial, membro da família...
Você deve ser capaz de planejar alguns desses personagens com antecipação, promovendo-os a personagens coadjuvantes.
Criando personagens menores e relâmpagos
Você não precisa planejá-los com antecedência, eles inevitavelmente aparecerão no seu enredo. A garçonete que serve o seu protagonista no restaurante onde ele encontra sua paixão. O porteiro que sabe da vida de todo mundo, você saberá criá-lo na hora certa.
Espero que tenha dado algumas ideias para criar seu elenco! No próximo post vou falar sobre cenários, sem eles nosso heróis ficariam perdidos.
Quem imagina um Tarzan sem sua selva?
Boas Letras :)
Jaqueline Beloto
www.jaquebeloto.com
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Estruturar Seu Romance
Non-FictionNesse livro vou dar dicas de como elaborar um romance. Criando diálogos, personagens, cenas e muito mais. São conhecimentos que adquiri através de vários livros que tratam de ficção americana, além de workshops que participei em Nova York. Claro que...