02

190 41 4
                                    

      Wei Wuxian

Olhando com a cabeça para baixo através de Yiling, tentando não chamar atenção para mim mesmo, eu não notei o pássaro voando acima de mim até passar por minha cabeça, tão perto que o som de suas asas pesadas batendo no meu ouvido me fez pular. Eu tinha certeza de que iria me encontrar. Enquanto passava por cima, sentindo minha falta por centímetros, eu lentamente me levantei do chão e observei.
Era um corvo. Eu reconheceria esse pássaro em qualquer lugar. Eu já os tinha visto dezenas de vezes na floresta, enquanto eles despedaçavam carcaças mortas deixadas por outros animais, mas mais ainda quando eles se empoleiravam nos galhos acima da minha casa e me observavam com seus olhos pretos de ônix.
Lembrei-me de ouvir histórias conflitantes sobre eles quando era mais jovem. Alguns conversaram sobre como o corvo era um limpador com gosto pela morte e, por causa disso, muitos acreditavam que eles eram um mau presságio.
Outras histórias contadas sobre como eles eram presentes enviados pelos deuses e, em vez de serem maus, foram pensados para transmitir mensagens a pessoas importantes. Eu não era importante nem acreditava em contos de fadas, então fui indiferente a eles como um símbolo de qualquer coisa e apenas pensei que eles eram interessantes de assistir.
O corvo circulou acima de mim, suas asas medem pelo menos um metro e meio de largura. Ele era de longe o maior do tipo que eu já vi. Olhando rapidamente ao meu redor para os outros moradores que se moviam ao longo da estrada, fiquei surpreso que ninguém mais parecesse ter notado o pássaro magnífico, possuindo o céu naquele momento. Ele era de tirar o fôlego e majestoso. Virando e mergulhando em cima de mim, suas penas negras quase brilhando à luz do sol, eu me senti hipnotizada por sua presença.
Depois de mais um quarto de círculo, o corvo virou um arco afiado e mergulhou em direção ao chão, me fazendo gritar de surpresa. Tropeçando alguns passos para trás, vi quando ele descansou na cabeça de uma mulher idosa na minha frente. Quando ela não fez nenhum movimento ou qualquer indicação de que o pássaro estivesse lá, meus olhos se arregalaram e começaram a correr pela rua na minha frente.
Todas as outras pessoas pareciam estar carregando o dia, completamente afetadas pela presença desse monstruoso corvo sentado no topo da cabeça de uma velha.
Não, não, não!
A saliva na minha boca secou e tudo que eu conseguia controlar eram pequenos goles de ar. Sua cabeça virou para um lado e para o outro com pequenos movimentos bruscos, e a certa altura, eu tinha certeza de que seus olhos redondos descansavam sozinhos. Ele estava me observando. Não como o de perto de minha casa, a quem eu considerava um amigo; este era diferente. Estranho.
Meus olhos e punhos se fecharam simultaneamente, não querendo vê-lo. Não querendo que ele olhe para mim.
—Pare! Vá embora — eu sussurrei baixinho.
Contando até dez na minha cabeça, tentei todos os meus truques para diminuir a respiração antes de abrir os olhos novamente. O corvo ainda estava lá, só que agora ele estava bicando os cabelos prateados da velha, puxando-os e puxando-os pelo bico, arrancando mechas após mechas e deixando grandes manchas sangrentas para trás.
A mulher ainda não reagiu.
Isso estava acontecendo novamente.
Um calafrio irradiou-se sobre meu corpo quando balancei minha cabeça vigorosamente, observando a vista. Lentamente, levantando meu punho ainda cerrado, com o punho esquerdo no meu rosto, eu o segurei na minha frente, orando aos deuses que eu estava errado. Desviando meus olhos da mulher e do pássaro, virei meu olhar para minha mão. Minhas juntas estavam brancas pelo aperto feroz que eu segurava, e engoli antes de me convencer a abrir o punho.
Por favor, não esteja lá. Por favor, não esteja lá. Por favor, não esteja lá.
Um medo frio tomou conta de todo o meu corpo ao ver diante de mim. Cinco linhas minúsculas, não mais grossas que uma mecha de cabelo, brilhavam na palma da minha mão.
As linhas estavam centralizadas no meio de uma marcação incomum que eu tinha desde o nascimento. Era uma imagem que estava gravada na minha pele e nunca saiu, por mais que eu esfregasse – e eu esfreguei minha carne crua pelo esforço de tentar no passado. A marca tinha a forma de um tipo sofisticado de ferradura. As pontas dele se enrolavam como meus cabelos quando cresciam demais e tinham uma linha, conectando as pontas um pouco mais abaixo.
Eu nunca tinha visto alguém com uma marcação assim antes e, por causa de sua natureza, também não gostava quando outras pessoas a viam. Especialmente quando brilhava e as linhas apareciam.
Meus pais às vezes chamavam isso de marcação do demônio porque toda vez que coisas assim aconteciam, coisas ruins se seguiam.
Meus olhos mudaram da minha palma brilhante para o corvo, e eu quase perdi meu estômago. A cena diante de mim se ampliou para algo muito pior.
O corvo louco era diferente de qualquer um dos que me visitaram em casa. Ele não apenas deixou a mulher careca, mas não parou. A cada estalar do bico, ele afastava pedaços da cabeça e do couro cabeludo da senhora, abrindo um buraco em seu cérebro.
Os músculos tensos da minha barriga contraíram e a bile subiu pela parte de trás da minha garganta. Apertei minha mão brilhante sobre minha boca e me afastei da cena.
Todo cidadão da cidade estava alheio, exceto eu, e mesmo sabendo que o que vi não era real, sabia o que aquilo significava.
Bica, bica, bica.
O sangue escorria pelo lado do rosto da senhora enquanto ela se inclinava sobre a cesta no chão.
Eu precisava fazer o horror parar. Eu não podia ficar aqui e assistir, sabendo o que ia acontecer se eu fizesse.
Bica, bica, bica.
O corvo pulou e foi até o ombro da mulher para dar um selinho no rosto. Um grito estridente e inadvertido passou pelos meus lábios quando ele tirou o olho da mulher de seu encaixe. Minha explosão de surpresa fez as pessoas da cidade se virarem para mim.
Isso não pode acontecer. Continuei balançando a cabeça, desejando que parasse.
Quando o segundo globo ocular foi arrancado, e pendurado no bico cheio de sangue do corvo, não pude mais conter meu pânico.
—Pare! — Eu gritei no topo dos meus pulmões. —Se afasta dela!
Meu coração bateu ainda mais forte no meu peito quando a mulher mutilada levantou os olhos da cesta e me olhou com soquetes vazios e matéria cerebral descendo pelas bochechas.
Eu apertei meus olhos com força o máximo que pude para bloqueá-lo.
Não é real. Está apenas na sua cabeça. Não é real
Quando eu abri meus olhos, a mulher estava vindo em minha direção. Sua boca se moveu em torno de palavras que eu não pude ouvir. O único som que chegou aos meus ouvidos foi o batimento cardíaco descontrolado e o eco revoltante do corvo martelando o crânio da mulher.
Bica, bica, bica.
Eu me virei e corri enquanto enfiava meus dedos nos meus olhos. —Pare!! Sai daqui! Você não é real!
Sem ver para onde estava indo, mal dei três passos antes de mergulhar na terra e bater meu queixo no chão. Meus dentes se apertaram e arranhei a pele dos meus antebraços.
O pânico me segurou tão forte que não senti dor. Em vez disso, virei de costas, tentando fugir o mais rápido possível e desesperado para ver se a mulher sem olhos ainda me perseguia.
Quando me virei, tudo havia mudado.
A mulher, cuja cabeça e rosto foram triturados pelo corvo, ficou a alguns metros de mim, completamente intacta. Todos os traços de seus ferimentos se foram e ela estava me observando com os olhos castanhos e nublados. A preocupação estava gravada em seu rosto velho e enrugado.
— Você está bem?
— Não fale com ele, Eldra. Ele é o filho demônio.
— Ele te amaldiçoará. Volte se souber o que é bom para você.
As pessoas da cidade se reuniram a uma boa distância, ninguém ousando chegar tão perto quanto a mulher mais velha. Eles sussurraram, apontaram e continuaram tentando convencê-la a se afastar de mim.  Garoto demônio, eles me chamaram.
Eu ouvia isso desde que me lembrava. Mesmo do homem e da mulher que eu gostava de chamar de meus pais, às vezes. Eles me temiam porque eu era diferente. Eventualmente, eles decidiram que eu tinha mais problemas do que valia e me enviaram por conta própria.
— Você cortou os braços, criança. Venha agora, levante-se e eu ajudarei você a se limpar.
Meus olhos voltaram da multidão reunida para a mulher que tinha o braço estendido, querendo me ajudar a ficar de pé.
—Pelos Deuses... não toque no garoto! —Um homem gritou atrás de um grupo de mulheres.
Com a boca aberta, procurei o corvo, antecipando seu retorno, mas sabendo que era apenas uma invenção da minha imaginação.
— Foi embora? —Minha voz quebrou quando as palavras caíram dos meus lábios. Eu disse isso mais como garantia para mim do que qualquer coisa, mas a velha inclinou a cabeça para o lado enquanto olhava para mim.
— Quem se foi, criança?
— O Corvo. Você não viu, viu?
— Nenhum criança. Não vi nenhum corvo.
A mulher se agachou, estendendo a mão para me tocar.
Instintivamente, eu me afastei mais um pouco e levantei minhas mãos para afastá-la.
— V-você não deveria me tocar. Eles estão certos. Eu sou ruim e o corvo que ele... ele era.... —Procurei o céu novamente.
— Deuses,— ela sussurrou quando sua mão foi para a boca e seus olhos saíram da cabeça. — Sua mão, criança.
Enfiei minha mão esquerda no peito e me levantei de volta.
— Um demônio, um necromante maligno, você vê, Eldra? O garoto te amaldiçoará se você chegar perto demais. Aconteceu com Salina e Marcus no inverno passado e Paldros antes disso.
— Eu não quis dizer também.
A velha, subitamente cautelosa, recuou para se juntar à multidão.
Sempre terminava assim. Por que eu não podia ser normal? Eu não pretendia espalhar o medo por todos os lados.
As pessoas da cidade reunidas continuaram gritando comigo e me chamando de nomes, de necrodemon a uma praga maligna e amaldiçoada sobre a vila. Eles cuspiram e jogaram pedras, mandando-me recuar em direção à floresta.
Meus olhos se encheram de lágrimas quando me afastei de suas palavras e projéteis dolorosos. Eu só queria encontrar suprimentos e voltar para minha casa na floresta. Eu não tinha a intenção de ser um problema.
Com a mão esquerda enfiada sob a axila, virei-me das pessoas da cidade para voltar para casa de mãos vazias. Havia uma razão pela qual eu só me aventurava longe de casa em raras ocasiões. Eu não era procurado aqui em Yiling ou em qualquer outro lugar. Coisas ruins me seguiram, não importa o quanto eu tentasse me misturar.
No momento em que eu estava prestes a voltar para a floresta com as palavras provocadoras das pessoas agora nas minhas costas, um bando de corvos irrompeu de uma árvore próxima. No breve momento, meu cérebro teve que processar o que estava acontecendo, e através do meu estado de pânico, toda a minha mente imaginada eram corvos.
Dezenas de asas negras, batendo simultaneamente, trovejaram ao meu redor, e eu gritei. Caí no chão com as mãos na cabeça, cobrindo os ouvidos e gritando com uma oitava tão alta que fiquei surpresa que minha voz não falhou. Somente quando eu esgotei todo o ar em meus pulmões e estava sugando outro bocado para continuar, ouvi o riso atrás de mim. Afastei minhas mãos da cabeça e olhei para cima da minha posição fetal na terra.
O coro de risos veio das pessoas da cidade. Eles apontaram para mim e riram.
— O garoto estúpido tem medo de um bando de corvos—, disse um homem.
Quando me dei conta, levantei os olhos para o céu e vi o rebanho voando para longe. O ataque de corvos estava na minha cabeça. As provocações dos habitantes da cidade tornaram meu interior feio, e uma onda de raiva rapidamente lavou meu medo.
— Pare!! Pare de rir! —Minha voz falhou enquanto eu chorava.
O silêncio caiu sobre eles enquanto meus gritos histéricos ecoavam ao nosso redor. O homem que me provocou sobre o bando de corvos deu um passo para trás.
Quando eu mudei meu olhar entre eles, minhas respirações me deixaram em suspiros irregulares.
—Não estou! — Eu gritei, mas foi inútil. Ninguém mais acreditou em mim. Mesmo eu não acreditei em minhas palavras. Eu já tinha visto isso acontecer com meus próprios olhos e eles também.
Dessa vez, as lágrimas caíram e eu virei as costas para eles novamente e corri para a floresta.
— Eu não sinto. —Chorei comigo mesmo quando voltei para casa. Sem querer. ‘Ah, não!’ Disse a senhora. ‘O Corvo’. Minhas lágrimas caíram mais rapidamente, borrando minha visão e fazendo meu passo vacilar.
— Por que você não pode parar com isso? — Bati meus punhos contra minha cabeça. Segurando dois punhados de cabelo, eu gritei no topo dos meus pulmões quando me virei. — Fique fora da minha cabeça!
Respirando fundo algumas vezes, tentei novamente me acalmar. Meu coração ainda batia forte e tudo o que pude ver quando fechei os olhos foram as órbitas vazias da mulher e o corvo com um bico cheio de cabelos prateados emaranhados.
—Não era real.
Abrindo o punho, olhei para a marcação na palma da minha mão.
Os fios e o brilho dos fios desapareceram, como eu sabia que seriam. Eles só vieram com as visões. Mordendo as unhas na palma da mão esquerda, agarrei-a com raiva.
— Vá embora. Odeio você — mas era inútil. Eu tinha feito tudo ao meu alcance para tentar fazê-lo parar antes e nada funcionou.
Toda a minha vida tinha sido atormentada e não havia como fugir disso. Minha família, me expulsou e agora nem as pessoas da cidade me queriam por perto. Eu era um pária. Odiado e temido.
Não sabia por que era assim. Tudo que eu sabia era que odiava minha vida e teria dado qualquer coisa para acabar com meu próprio sofrimento. O dia estava chegando. Eu não tinha certeza de quanto mais eu poderia aguentar. Antes de cair na loucura completa, terminaria tudo.
Um grasnar chamou minha atenção e parei de coçar persistentemente minha marcação e levantei meus olhos para as árvores acima de mim.
Um único corvo preto estava empoleirado em um galho no alto de um carvalho antigo. Estava sozinho e menor do que o que eu já tinha visto em meus olhos.
Meu olhar voltou para a palma da minha mão, mas não brilhou. Era apenas sua imagem escura habitual, com marcas de arranhões vermelhas recentemente inflamadas cobrindo sua superfície. O corvo era real desta vez.
— O que você quer? — Gritei. — Vá embora. Eles acham que eu sou louco e você não está ajudando.
O corvo me ignorou como sempre. Eu estava me acostumando à sua presença recorrente e pensei em retribuir sua indiferença e ignorá-lo de volta. Ele não era o corvo louco da minha cabeça – ele era diferente, e eu não me importava tanto com ele. Aquele era para si e sua presença era acolhedora na maioria dos dias.
Viver na floresta às vezes era solitário e, quando a única criatura que me dava atenção era um pássaro, aprendi a viver com ele e simplesmente apreciei o fato de ele não me chamar de nomes ou me jogar coisas como todo mundo. Ele era um amigo em um mundo de inimigos.

   (....)

ERA UMA VEZ  UM PRÍNCIPE Onde histórias criam vida. Descubra agora