14

97 28 1
                                    

    Lan Wangji

Voltar a Gusu era estranho, não apenas porque eu estava fora há tanto tempo, mas também porque tudo estava diferente. As mesmas ruas de paralelepípedos sob meus pés, os mesmos prédios do mercado, mas o ar estava cheio de medo. As pessoas andavam de cabeça baixa, e a conversa alta de sempre não era tão animadora. Nuvens cinzentas pairavam no alto, apenas aumentando a sensação de desespero por toda a cidade.
A presença do guarda também aumentou mais do que o habitual. Eles não apenas estavam fora da cidadela, mas também foram colocados em todo o mercado e nas esquinas.
Examinei o rosto deles quando passamos e não conhecia nenhum deles. Xichen  deve ter substituído toda a Guarda do Rei.
Enquanto Wuxian  e eu andávamos, puxei meu capuz para mais perto do meu rosto para evitar a detecção. Posso não reconhecer nenhum desses guardas, mas compartilhei o rosto do rei e eles me conheceriam instantaneamente.
— Fique perto de mim, —eu sussurrei.
Ele assentiu e diminuiu o passo um pouco para ficar um pouco atrás do meu.
Perto, um garoto gritou. Virei minha cabeça e vi um guarda em pé sobre alguém, gritando algo antes de chutar a pessoa no estômago. Imediatamente, segui para lá e Wuxian  o seguiu.
Coisas assim não aconteciam. Em todo o meu crescimento, os guardas eram homens que defendiam a lei do rei. Eles não andavam por aí espancando plebeus. Precisava saber. O que causou essa explosão repentina de violência?
Quando cheguei mais perto, reconheci o garoto no chão e parei minha abordagem. Quebrando meu cérebro, tentei me lembrar de onde tinha visto o rosto dele antes, e congelei quando me dei conta da realização.
Ele estava sentindo falta de uma mão. Foi o ladrão que eu castiguei no dia em que cortejei. No mesmo dia que desencadeou todos os eventos que levaram à onde eu estava agora.
— Por favor! Misericórdia! —O garoto exclamou para o guarda, erguendo a mão boa para tentar se proteger.
—Misericórdia? —O guarda riu e olhou para o outro soldado ao lado dele. — Não há piedade aqui, garoto.
Essas palavras me lembraram exatamente algo que meu irmão diria. A crueldade de Xichen  estava por toda parte, espalhando-se como uma doença entre o nosso outrora belo reino. Ele deve que ser parado.
Girando, prendi Wuxian  com um olhar sério. — Fique aqui, Xian.
Ele balançou a cabeça e eu sabia que ele estava prestes a discutir, mas coloquei meu dedo em seus lábios.
— Por favor. Você prometeu fazer o que eu digo.
Embora seus olhos brilhassem de desafio, ele apertou os lábios e assentiu. — Ok. Apenas, seja cuidadoso.
— Sempre sou. — Antes de me afastar, beijei a ponta do nariz dele.
O garoto gritou novamente, e eu segui em sua direção, decidido a acabar com a crueldade. Entrei no caminho no momento em que o guarda estava prestes a chutá-lo novamente e me colocar diretamente entre eles.
Eu quase podia ouvir Wuxian  na minha cabeça, dizendo que eu era o príncipe estúpido pelo que acabara de fazer, mas era tarde demais para mudar isso agora. Não posso permitir que isso continue.
Sai da frente. O guarda alcançou seu braço musculoso para me derrubar, mas eu o segurei com força, assustando-o.
—Desista, —ordenei, baseando-me em uma autoridade que vinha diretamente dos meus anos de educação em uma família real.
O soldado ao lado dele me deu um olhar estranho.
Por mais que eu odiasse a ideia de me expor, sabia que não podia permitir que o comportamento cruel continuasse. Estendendo a mão, puxei meu capuz, anunciando-me apenas pela presença.
O homem que tentou colocar as mãos em mim se encolheu e deu uma olhada em seu parceiro. — É o outro garoto de Qiren, o fugitivo.
Não nos dando tempo para nos familiarizarmos, descansei minha mão no cabo da minha espada e olhei punhais na direção do guarda. — Estou ordenando que você renuncie.
Estava claro que o homem não tinha certeza de quem tinha mais posição; ele mesmo ou um príncipe fugitivo que se denunciou. Sua hesitação foi sua queda, zombei em sua direção e dei-lhe um aviso final.
— Saia. Agora!
Deixando minha autoridade para pairar no ar, virei-me para o garoto no chão e lhe ofereci uma mão. Ouvi os guardas se afastando atrás de mim.
O garoto olhou para mim e afastou minha mão.
—Não preciso da tua ajuda. Não pense que não me lembro de você, foi quem fez isso comigo.
Ele se levantou e tirou o pó. A culpa cortou através de mim quando vi o nó onde sua mão deveria estar.
— Eu sei que não muda o que aconteceu, mas me desculpe,— pedi desculpas a ele. — A decisão de puni-lo seriamente foi ruim, e eu gostaria de poder voltar atrás.
— É? Bem, você não pode — ele cuspiu em mim com raiva ardendo em seus olhos castanhos.
Eu merecia o seu ódio e não podia culpá-lo por isso.
— Você está bem? — Xian perguntou ao garoto, andando ao meu lado. Seus olhos pousaram no braço cortado e a compreensão brilhou através deles.
Eu tinha contado a Wuxian  sobre aquele dia no tribunal, então ele sabia o ato horrível que eu fiz. Ouvir sobre isso e ver era diferente, no entanto. Eu só podia esperar que ele não me odiasse depois de conhecer o garoto.
— Eu pareço bem? Eu fui agredido por andar no lado errado da rua maldita. Toda a cidade virou veneno.— Seus olhos cheios de ódio se voltaram para mim. — Seu irmão estragou tudo. Ele não é muito melhor que você. Vocês dois são pragas neste reino e nenhum de vocês jamais será metade do homem que o rei Qiren era.
— Qual é o seu nome? — Eu perguntei.
Na súbita mudança de assunto, o fogo nos olhos castanhos do garoto fervia um pouco. — Tamas,— ele respondeu hesitante. — Por quê?
— Porque um dia eu vou provar que você está errado, Tamas. — Com uma nova confiança, continuei: — Talvez eu nunca seja o homem que meu pai era, mas vou trazer a paz de volta a este reino. Eu juro.
— Espero que você me prove errado, —disse Tamas, sem toda a mordida de antes. Ele foi embora.
—O que a gente faz agora? —Xian perguntou, olhando em volta para os poucos plebeus que passavam.
Eu suspeitava que ele estivesse chocado que nenhum deles estivesse jogando insultos nele, como as pessoas em Yiling. Não era frequente que ele estivesse cercado por tantas pessoas e a atenção não estivesse nele. O foco do ódio de todos em me atingir deve parecer estranho para ele. Talvez tivéssemos algo em comum.
— Nós vamos encontrar meu irmão. Hora de uma pequena reunião de família.
Atravessando a cidade, vimos cada vez mais evidências do domínio de meu irmão. A natureza despreocupada de Gusu se foi. As pessoas zombavam umas das outras, os guardas andavam com armas sacadas, como se estivessem procurando uma briga, e havia desconfiança e ansiedade pairando no ar.
A visão fez minha pele arrepiar.
No castelo, caminhei até as portas principais para enfrentar os homens de plantão. Assim como os guardas da rua, esses homens também pareciam hesitar em saber o que fazer.
— Fique de lado. Busco audiência com seu rei.— As palavras tinham um gosto vil na minha boca.
Os guardas trocaram um olhar e o mais velho dos dois deu um passo à frente, tentando me intimidar. — Ele está ocupado.
— Ocupado demais para ver seu irmão? Eu acho que não. Coloque suas armas e deixe-nos passar.
Xian puxou minha camisa, mas eu o ignorei. Esta era minha casa e eu não seria intimidado.
Mais uma vez, um olhar foi trocado e o guarda mais velho bufou de rir. — Você é um príncipe tolo se pensa em poupar palavras com seu irmão. Ele vai te derrubar onde você está. Confie em mim, estou tentando fazer um favor a você.
—Eu sei me cuidar. Agora se mexa!
Com um arco, me dando mais respeito do que eu esperava, ele embainhou a arma e fez um floreio exagerado nas portas.
—Como quiser.
Movendo-me pelos corredores familiares do castelo, fiz meu caminho em direção à sala do trono. Xian puxou minha camisa novamente e eu suspirei, me virando.
— O que, Boo?
— Não acho que seja uma boa ideia.
Suspirando, tentei pensar em palavras que acalmariam sua mente excessivamente ativa. Eu precisava ver meu irmão e lidar com ele e os problemas que ele criara. Sim, era perigoso, mas tinha que ser feito.
— Confie em mim,— eu disse. — Apenas fique quieto e deixe-me falar.
Uma carranca profunda se enraizou em seu rosto, mas ele concordou e continuamos andando. Parando do lado de fora da sala do trono, eu podia ouvir comoção dentro. Vozes altas falavam umas sobre as outras e os guardas estavam pedindo silêncio àquele cujo tom profundo parecia familiar.
Cheng.
Meu coração disparou no meu peito quando respirei fundo e empurrei a pesada porta de madeira. Andando por ali, apenas algumas pessoas de pé atrás nos deram alguma atenção. A maioria permaneceu focada na cena à frente deles.
Dois guardas estavam ao lado de Cheng, um de cada lado, com as mãos cravadas nos ombros dele.
— Não fiz nada errado, Majestade, —disse Cheng.
Foi quando eu vi meu irmão.
Xichen  estava sentado no trono, sorrindo de orelha a orelha, enquanto olhava para Cheng. Ele usava as melhores roupas, exalando a realeza da cabeça aos pés, e seus cabelos escuros estavam adornados com a coroa. Eu ansiava arrancá-lo da cabeça dele. Ele não era digno disso.
—Oh, velho, —Xichen  disse e zombou. — Sabe. Eu não acredito em você. — Sua voz amarelada arranhou meus nervos – tão condescendente e arrogante. Com tristeza falsa, ele agarrou seu peito. — Você me feriu profundamente, indo à procura  de meu irmão. Não tente negar. Você acredita que ele se encaixa melhor no rei? É isso?
Cheng olhou para o chão de mármore, silencioso. Mas então ele levantou o olhar, olhando diretamente para o meu irmão. — Sim.
O sorriso arrogante desapareceu do rosto do meu irmão gêmeo. —Como? O que sua boca suja acabou de dizer?
Puxando-se o mais reto e alto possível, Cheng respondeu com uma voz forte que ecoou pela sala do trono: — Você me fez uma pergunta, Majestade, e eu respondi. Sim, acredito que seu irmão, Wangji , é mais adequado para o rei. Você será apenas uma sombra do homem que ele é.
Eu lutei para atravessar a multidão, lágrimas formigando meus olhos. Não, Cheng, por que você diz isso? Mas havia muitas pessoas reunidas e passar por elas era difícil.
— Você ousa desrespeitar seu rei? — O guarda à sua esquerda assobiou antes de dar um soco no estômago de Cheng.
O outro guarda não era tão gentil. Ele pegou um punhado dos cabelos de Cheng e afastou a cabeça antes de dar um soco no rosto dele.
Quando me joguei para frente, Xian agarrou meu braço e me segurou. Eu girei em seu abraço, implorando com apenas um olhar para me deixar ir, mas ele balançou a cabeça.
— Se você interromper, nada de bom resultará, Wangji . Você precisa ficar para trás por enquanto.
Relutantemente, assenti e foquei de volta em Xichen .
Ele se sentou reto no trono, olhando furioso para Cheng.
Do meu novo local na multidão de corpos, notei que o rosto de Cheng já estava machucado, e manchas de sangue cobriam seu queixo e escorriam pela camisa. A visão de Xian estava voltando à vida diante dos meus olhos e um toque de medo subiu pela minha espinha.
— Gostaria de recuperar sua declaração, velho?— Xichen  perguntou antes de olhar para as pessoas. — Veja bem, eu sou um rei justo. Este homem falou mal de mim e, no entanto, ofereço-lhe outra chance.
Cheng cuspiu sangue e olhou para Xichen . — Você não engana ninguém. Só porque você usa uma coroa na cabeça, não significa que você é um rei. Você não passa de um tirano.
A raiva se dissolveu no rosto de Xichen , e ele olhou para Cheng com uma expressão calma. Como quiser. Houve uma pausa quando um silêncio caiu sobre a sala e parecia que ninguém respirava. —Guardas, eu sentencio esse homem a morte. Mate-o agora.
Suspiros atravessaram a multidão. Flashes de prata refletiam a luz do sol atravessando as janelas enquanto os guardas sacavam suas espadas.
Livrando-me do aperto de Xian, avancei, desesperado para parar o que sabia que estava por vir.
Bem quando eu entrei no povo, os guardas mergulharam suas espadas no estômago de Cheng. Um momento depois, eles foram retirados e uma adaga foi trazida. A cabeça de Cheng foi puxada para trás e sua garganta foi aberta.
Se eu vejo, coisas ruins acontecem.
Um grito rasgou minha garganta quando eu empurrei para frente. Os guardas mais próximos de mim interromperam meu avanço e tentei jogá-los sem sucesso.
Quando Cheng caiu no chão, seu olhar encontrou o meu, sua boca escancarada, mas nenhum fôlego pôde ser respirado, e eu vi a luz enfraquecer em seus olhos antes que ela piscasse completamente.
A raiva dentro de mim não podia ser reprimido, e eu virei um rosnado feroz em direção a Xichen. Os guardas ainda me detinham e eu não conseguia me libertar.
— Bem-vindo em casa, irmão, —Xichen  cumprimentou com um semblante frio que irritou meu último nervo.
— O que você fez, sua fera! — Puxando em vão, não consegui me libertar. — Você está destruindo o reino. Tudo o que nosso pai construiu está em ruínas. Cheng... você o matou. Você o matou!
Xichen  bufou uma risada sem humor e recostou-se no trono como se não tivesse matado nosso mentor ao longo da vida a sangue frio.
— Eu discordo irmão, nosso pai era um homem fraco e eu estou corrigindo seus erros.
Com outro grunhido, puxei meus braços. — Me solte!
Por trás, ouvi a única coisa que esperava nunca ouvir. Wuxian  avançou e sua voz baixa soou do outro lado do corredor. — Deixe-o ir, você o está machucando.
Não, Xian, por favor.
Uma mão segurou minha camisa e puxou.
— Deixe-o ir.
— Ora, ora, ora. O que temos aqui?— Xichen  sorriu e mudou seu olhar para quem eu sabia que estava agora atrás de mim.
Eu rezei para que isso não estivesse acontecendo. Nada de bom poderia resultar disso e foi a principal razão pela qual eu não queria trazê-lo para lá em primeiro lugar. Ele era ingênuo e não entendia o perigo que nos via.
— Fez um amigo, Wangji ?
Minha luta sumiu de mim quando encontrei o olhar do meu irmão. — Deixe-o fora disso, ele não é da sua conta. Ele não entende.
— Huh. — Xichen  se inclinou para a frente e apoiou os dedos sob o queixo. — Nós veremos isso. Traga-o para a frente.
— Não! — Eu gritei, me debatendo novamente contra meus captores.
Outros guardas seguraram Wuxian  e ele choramingou quando foi puxado para frente.
Quando ele esteve presente diante do trono, foi chutado de joelhos.
— Ajoelhe-se diante do seu rei, —o guarda latiu.
— Então — disse Xichen , avaliando Wuxian  de cima a baixo, — declare-se.
O pobre Wuxian  estava tremendo e eu pude vê-lo da minha posição três metros atrás dele. Seu corpo tremia e ele parecia ainda menor e mais frágil do que eu lembrava dele apenas alguns momentos atrás.
— Wu-Wuxian . Eu não tenho outro nome.
— E como você conhece meu irmão, Wuxian ?
Pelo amor dos deuses, não conte a ele.
—Ele me encontrou na floresta. N-Nós somos amigos.
Já chega. Você está indo muito bem!
Xichen  riu. —Como amigos? Meu irmão não mantém amigos.
Lançando um olhar para Wuxian , eu temia como ele iria. —Xichen , deixe ele estar. Isso é entre nós.
Deslocando seu olhar confiante entre mim e Wuxian , notei um pequeno sorriso aparecer na borda de sua boca.
Meu estômago afundou. Tendo vivido uma vida inteira com ele, eu conhecia aquele olhar. Antes que eu pudesse dizer outra palavra, Xichen  deu ordens aos guardas.
— Amarre-o e leve-o embora. Trato com ele mais tarde.
— Xichen , não.
As mãos do guarda permaneceram firmes nos meus braços e um chute na parte de trás das minhas pernas me deixou de joelhos.
Mais guardas estavam em Wuxian  e eu pude ouvir seus gritos de medo enquanto o acorrentavam e o arrastavam da sala.
— Xian! — Eu gritei e me afastei, mas era inútil.
— Não pude evitar.
Dando uma olhada de veneno puro e não diluído em Xichen , rosnei. — Eu juro pelos deuses, Xichen, se algo acontecer com ele, eu também vou te matar.
Xichen  riu, um barulho que perfurou minha pele e enviou arrepios feios para rastejar sobre meu corpo inteiro. Os Deuses? Você me faz rir, irmão. Eu sou o único deus aqui. Ele cuidou de onde eles levaram Wuxian  e levantou uma sobrancelha. — Eu me pergunto... ele tem um sabor tão doce quanto parece?
— Ele sabia. Ele sabia o que Wuxian  significava para mim. Como?
Bati contra os guardas, mas eles me seguraram no lugar com facilidade. Eu nunca me senti mais preso na minha vida.
— Leve-o para as masmorras,— Xichen  instruiu com um aceno de mão.
Por mais que eu lutasse para me libertar, era inútil. Fui tirado da sala do trono e arrastado pelos corredores que já andei como príncipe arrogante e intitulado. Quando tentei plantar meus pés no chão para parar, os guardas começaram a me dar um soco nas costelas e me arrastar o resto do caminho até a masmorra.
Uma vez que eles me jogaram em uma cela, eu corri para frente no momento em que eles bateram a pesada porta trancada.
— Para onde eles levaram Wuxian ? — Eu perguntei a um deles, tentando parecer autoritário. — Conte-me. Ele está aqui embaixo?
Mas nenhum deles me respondeu. Eles riram e se afastaram, me deixando sozinho na escuridão úmida e almiscarada da cela.

(....)

ERA UMA VEZ  UM PRÍNCIPE Onde histórias criam vida. Descubra agora