Decidimos seguir os trilhos do trem até a cidade, porque nenhuma de nós é boa com direções. Caminho de dormente em dormente, Lauren se equilibra sobre um dos trilhos, oscilando apenas de vez em quando, e Ally e Susan nos seguem. Contraio o corpo cada vez que ouço um som que não consigo identificar, e só relaxo quando percebo que é apenas o vento, ou o ruído dos sapatos de Lauren sobre o trilho. Gostaria de continuar correndo, mas só o fato de eu conseguir mover os pés já é impressionante.
De repente, ouço um rangido baixinho vindo dos trilhos.
Agacho-me e encosto a palma das mãos em um trilho, fechando os olhos para me concentrar na sensação do metal sob minhas mãos. A vibração parece um suspiro atravessando o meu corpo. Olho para a extensão do trilho por entre os joelhos de Susan e não vejo nenhuma luz de trem, mas isso não significa nada. Talvez o trem esteja andando sem apitos ou faróis, para não anunciar sua chegada.
De repente, vejo o brilho de um pequeno vagão, distante, mas se aproximando rapidamente.
- Ele está vindo. - Aviso a elas. Esforço-me para me levantar, quando tudo o que quero fazer é me sentar. Mas acabo me levantando e esfregando as mãos na calça jeans. - Acho que devemos embarcar.
- Mesmo se o trem estiver sendo controlado pela Erudição? - Pergunta Ally.
- Se os membros da Erudição estivessem controlando o trem, teriam o usado para ir até o complexo da Amizade para procurar por nós. - Diz Lauren. - Acho que vale a pena arriscar. Conseguiremos nos esconder na cidade. Aqui, eles vão acabar nos encontrando.
Nós nos afastamos dos trilhos. Ally oferece instruções detalhadas a Susan sobre como embarcar em um trem em movimento, de uma maneira que só alguém que costumava pertencer à Erudição conseguiria fazer. Vejo o primeiro vagão se aproximando e ouço as batidas rítmicas do trem sobre os dormentes e o sussurro da roda de metal contra os trilhos de metal.
Quando o primeiro vagão passa na minha frente, começo a correr. Ignoro a sensação de queimação nas minhas pernas. Ally ajuda Susan a subir em um dos vagões do meio, depois embarca também. Respiro fundo e lanço o corpo para a direita, chocando-me com o chão do vagão, as pernas balançando para fora do trem. Ally agarra o meu braço esquerdo e me puxa mais para dentro. Lauren usa uma maçaneta para alçar o corpo para dentro depois de mim.
Olho para cima e fico sem ar.
Olhos brilham na escuridão. Há formas escuras dentro do vagão, mais numerosas que nós.
Os sem-facção.
..
O vento uiva dentro do vagão. Todos estão de pé e armados, exceto eu e Susan, que não temos armas. Um homem sem-facção com um tapa-olho aponta uma arma para Lauren. Não sei onde ele a conseguiu.
Ao seu lado, uma mulher mais velha segura uma faca de cortar pão. Atrás dele, outra pessoa segura uma tábua com um prego saindo da ponta.
- Nunca vi pessoas da Amizade armadas. - Diz a mulher sem-facção que está segurando a faca.
O homem com a arma me parece familiar. Ele está vestido com roupas esfarrapadas de cores diferentes: uma camiseta preta sob uma jaqueta rasgada da Abnegação, uma calça jeans com costura vermelha e botas marrons. Há roupas de todas as facções representadas diante de nós: calças pretas da Franqueza usadas com camisas pretas da Audácia, vestidos amarelos sob casacos azuis. A maioria das peças de roupas está rasgada ou manchada de alguma maneira, mas algumas não. Imagino que elas tenham sido roubadas recentemente.
- Elas não são da Amizade. - Diz o homem com a arma. - São da Audácia.
De repente o reconheço: é Edward, o iniciando que deixou a Audácia depois que James o atacou com uma faca de manteiga. É por isso que está usando o tapa-olho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Insolence
General FictionAudaz: Que demonstra petulância; que demonstra atrevimento; atrevido e petulante. Que contém ou expressa audácia; que se arrisca; arrojado.