– Silêncio, por favor!
Jack Kang ergue as mãos, e a multidão se cala. Um talento e tanto.
Estou entre o grupo de membros da Audácia que chegou tarde na reunião, quando todos os assentos já estavam tomados. Vejo de relance um lampejo de luz: um relâmpago. Não é a melhor hora para uma reunião em um salão onde há buracos no lugar das janelas, mas este é o maior espaço do prédio.
– Sei que muitos de vocês estão confusos e abalados pelo que ocorreu ontem. – Diz Jack. – Ouvi muitos relatórios, diferentes perspectivas, e já tenho uma ideia do que está evidente e do que precisamos investigar um pouco mais.
Prendo meu cabelo molhado atrás das orelhas. Acordei dez minutos antes da hora marcada para a reunião e corri até o chuveiro. Embora ainda esteja exausta, sinto-me mais alerta.
– O que acho que precisamos investigar um pouco mais são os Divergentes. – Diz Jack.
Ele parece cansado. Está com olheiras, e seu cabelo curto está espetado e bagunçado, como se tivesse passado a noite puxando-o. Apesar do enorme calor dentro da sala, ele está usando uma camisa de mangas compridas, e elas estão abotoadas. Provavelmente estava distraído quando se vestiu de manhã.
– Se você é Divergente, por favor dê um passo à frente para que possamos ouvir o que tem a dizer.
Olho de soslaio para Keith. Isso parece perigoso. Minha Divergência é algo que devo esconder. Admitir que sou Divergente supostamente significa minha morte. Mas não há motivos para me esconder agora. Eles já sabem de tudo.
Lauren é a primeira a se mover. Ela caminha entre a multidão, virando o corpo, a princípio, para se espremer entre as pessoas, e depois, quando eles abrem passagem para ela, movendo-se em linha reta até Jack Kang, com os ombros para trás.
Eu me movo também, pedindo licença para as pessoas na minha frente. Elas se afastam imediatamente, como se eu houvesse ameaçado cuspir veneno nelas. Algumas outras pessoas se dirigem ao centro do salão, vestidas com o preto e o branco da Franqueza, mas não muitas. Uma delas é a garota que ajudei.
Apesar da fama recente de Lauren entre a Audácia e do meu novo título de Garota que Esfaqueou o Drew, não somos o verdadeiro foco de atenção. Michael é que é.
– Você, Michael? – Pergunta Jack, quando Michael alcança o centro do salão e para sobre o lado mais baixo da balança que está no chão.
– Sim. – Diz Michael. – Entendo sua preocupação; a preocupação de todos vocês. Há uma semana, vocês nunca tinham ouvido falar dos Divergentes e, agora, tudo o que sabem é que eles são imunes a algo ao qual vocês são suscetíveis, e isso é assustador. Mas posso garantir que, da nossa parte, não há nada a temer.
Enquanto ele fala, inclina a cabeça e ergue as sobrancelhas de maneira solidária, e eu compreendo imediatamente por que algumas pessoas gostam dele. Passa a sensação de que, se você colocasse todos os seus problemas nas mãos dele, ele cuidaria de tudo.
– A mim parece claro... – Continua Jack. – Que fomos atacados para que a Erudição pudesse encontrar os Divergentes. Vocês sabem por quê?
– Não, não sei. – Diz Michael. – Talvez o único motivo deles fosse nos identificar. Parece ser uma informação útil, caso eles planejem usar suas simulações novamente.
– Essa não era a intenção deles. – As palavras escapam da minha boca antes que eu decida falá-las. Minha voz soa aguda e fraca em comparação com as de Michael e Jack, mas não há mais como parar agora. – Eles queriam nos matar. Eles têm nos matado desde antes de tudo isso acontecer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Insolence
General FictionAudaz: Que demonstra petulância; que demonstra atrevimento; atrevido e petulante. Que contém ou expressa audácia; que se arrisca; arrojado.