Gênesis 3:1 a 3:19

12 0 0
                                    

3:1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

A serpente na linguagem simbólica significa um animal que representa o impulso para o mal o animal que ataca de forma injusta e ardilosa. Desta maneira a cobra representa os instintos do mal presente em todo o homem, mulher e até em animais e o mal em si exterior, assim como o líder do mal (Trevas). Como Deus tinha criado o livre arbítrio anteriormente e separado a polaridade do mundo, o bem e o mal já existiam antes mesmo da criação dos planetas e da humanidade.

A cobra, portanto representa o impulso para o mal inerente a todas as pessoas sejam elas boas ou más. A serpente também pode representar o líder das trevas. Entendemos que devemos respeitar o mal, mesmo que não concordemos com o mal, temos que ter uma atitude respeitosa com os que agem ou sucumbem ao próprio mal, pois também são filhos de Deus e Deus também os ama.

Isso não quer dizer que deixemos que o mal ou as pessoas más nos façam qualquer tipo de mal. As pessoas boas têm o direito de se defender (legítima defesa) e utilizar a força caso seja necessário. O sentido que se quer dizer é que não devemos ficar desafiando o mal desnecessariamente com insultos ou demonstrações de poder religioso ou qualquer outro tipo, pois o mal também possui muito poder e não gosta de ser desafiado. O mal também respeita aqueles com a alma muito elevada e dedicada ao bem, embora os tente levar para o lado das trevas o tempo todo.

3:2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3:3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

A árvore no meio do jardim simboliza a ciência, as ramificações do conhecimento. Deus sabendo que dotou o homem de inteligência semelhante a sua própria, sabia que com as ramificações das ciências/conhecimento o homem cedo ou tarde teria poderes parecidos com o do próprio criador.

Mas Deus não proíbe o conhecimento ele apenas faz uma ressalva de forma contundente para que a humanidade tome cuidado com as ciências (humanas e exatas), pois elas podem ser a fonte da destruição do próprio homem. Desta maneira fruto, significa resultado, fruto da árvore do conhecimento em outras palavras poderiam ser a tecnologia e as invenções em geral geradas a partir de descobertas científicas (conhecimento).

3:4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

A serpente simboliza, portanto o mal e o impulso para o mal presente em todos nós, a curiosidade do ser humano em geral que pode tanto o causar o bem quanto o mal. Devemos portanto buscar o equilíbrio entre nossas forças do bem e do mal presentes em nós mesmos e também externas a nós. A ciência provou que nós possuímos hormônios que nos impulsionam e nos deixam agressivos como a Testosterona, por exemplo, no homem que é em taxas mais altas que presente nas mulheres.

A serpente simboliza o mal presente em nós mesmos (impulso para o mal, instinto de preservação e sexual, hormônios testosterona) de que todos os homens e mulheres são dotados (o homem em maior quantidade) e também o mal externo.

3:5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Deus dá um alerta que com a evolução das ramificações das ciências (conhecimento) a humanidade deixaria de ser ingênua e passaria a ver o mundo com mais critério e rigor científico. Seria o fim da era da ingenuidade da humanidade. Isto também demonstra que quanto mais for evoluída a ciência menos a sociedade será considerada por Deus como ingênua e, portanto mais responsável por seus atos, tanto bons quanto os maus.

A Chave de Davi o Deus de Abraão.Onde histórias criam vida. Descubra agora